• Brasil
  • Publicado em:

10 destinos para sua viagem de moto no feriado

Mais um feriado prolongado se aproxima e os motociclistas brasileiros já estão ansiosos para colocar suas motos na estrada. Porém, diante de uma variedade de lugares para explorar, muitos acabam ficando indecisos na hora de escolher o melhor destino para aproveitar ao máximo os momentos tão esperados de descanso. Para o próximo feriado, existem diversas opções de roteiros de viagens de moto pelo Brasil. Com o objetivo de ajudar os viajantes que pretendem aproveitar os dias de folga, a momondo selecionou dez cidades perfeitas para os motociclistas que estão indecisos na hora de escolher para onde ir.

1 Caldas Novas (Goiás)

Caldas-Novas
Resorts e parques aquáticos são garantia de diversão em Caldas Novas

Aqui está nada menos que a maior estância hidrotermal do mundo (junto com o município vizinho de Rio Quente). Em Caldas Novas, águas com temperaturas superiores a 37° brotam do chão, com suas propriedades terapêuticas e medicinais.

Fica fácil entender porque essa cidadezinha de 80 mil habitantes (a duas horas da capital Goiânia), recebe mais de 3 milhões de turistas todo ano. A ótima infraestrutura inclui uma variedade de clubes e resorts, além de parques aquáticos com toboáguas, piscina com ondas e rios artificiais.

É também um destino perfeito para praticar o ecoturismo, já que está às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas, com suas trilhas, cachoeiras e ricas fauna e flora do cerrado.

2Diamantina (Minas Gerais)

Diamantina
Uma caminhada pelas ruas de Diamantina é uma boa pedida para conhecer a cidade.

Cenário para gravação da minissérie Liberdade, Liberdade, exibida pela Rede Globo, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é uma cidade de muitas qualidades. Há dez anos foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido a suas construções preservadas. Com diversos atrativos como grutas, vilas históricas e cachoeiras deslumbrantes, a cidade é perfeita para uma caminhada cheia de descobertas.

As Casas de Juscelino Kubitschek, que foi transformada em museu, e a de Chica da Silva são atrações obrigatórias para quem visita o local.

3Imbassaí (Bahia)

Imbassai
Pequena de tamanho, mas gigante no charme de suas belezas naturais... bem-vindo a Imbassaí!

Primeira praia da chamada Linha Verde – a bela estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe – Imbassaí era uma antiga aldeia indígena que se tornou um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste. E não é difícil entender o porquê.

Distrito do município baiano de Mata de São João, Imbassaí tem uma paisagem digna de cartão postal, com seus coqueirais, dunas gigantes e rios de água doce. O charme do local é ainda maior nas épocas de maré cheia, quando é preciso utilizar as “pinguelas” (pequenas jangadas de madeira) para atravessar até a praia e chegar às barraquinhas de petiscos e bebidas.

E uma dica: o vilarejo fica a somente 14km da Praia do Forte – então nada mal fazer um programa duplo!

4Ouro Preto (Minas Gerais)

Ouro_Preto
Ouro Preto é uma das cidades históricas mais conhecidas do Brasil.

Ouro Preto é uma das mais famosas cidades históricas do Brasil e tem grande importância para a cultura do país. Com seu conjunto arquitetônico, tornou o Brasil conhecido pelo estilo Barroco. Por isso, o local foi considerado Patrimônio da Humanidade.

Uma das principais atividades é sair pela cidade e conhecer os altares das igrejas, além de garimpar peças nos antiquários, feiras de artesanato e as muitas cafeterias espalhadas pela cidade. Outras atrações são a antiga Maria Fumaça, que leva os turistas à cidade vizinha de Mariana e também o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com mais de 7.500 hectares repletos de mirantes naturais.

5Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco)

Parque Nacional do Catimbau
Montanhas, encostas e sítios arqueológicos esperam o visitante no Vale do Catimbau

O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Criado em 2002, integra os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. Quem gosta de desbravar trilhas no meio da natureza e cavernas terá uma gama de opções, com paisagens formadas por montanhas, encostas, vales abertos e rochas de arenito colorido. A área tem registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica. Com certeza, será uma viagem que ficará na memória.

6Praia de Cumbuco, Fortaleza (Ceará)

praia cumbuco
Andar de buggy nas dunas é programa imperdível em Cumbuco

Há quem chame o céu de Cumbuco como o “mais colorido do Brasil”. Muito em função da concentração das multicoloridas pipas das pranchas de kitesurf. Os fortes ventos nessa praia do município de Caucaia (a meros 30km de Fortaleza) fazem dela uma das capitais desse esporte do país, mas sobram outras atrações para seus visitantes. A começar pela estonteante paisagem formada por lagoas, coqueirais e dunas, comumente exploradas por passeios de jangada, de jegue, de buggy ou do chamado “esquibunda”. Crianças de todas as idades vão se esbaldar nos parques aquáticos, enquanto os adultos não vão cansar da mordomia do complexo de Vila Galé Cumbuco, o resort “all inclusive” da região.

7Rio das Ostras (Rio de Janeiro)

Rio_das_Ostras
Sol, praia e tranquilidade reinam em Rio das Ostras

Quem procura tranquilidade no feriado de Tiradentes terá em Rio das Ostras, uma bela opção no litoral norte do Rio de Janeiro, entre Búzios e Macaé. Os destaques são as belas praias: das pacatas Tartaruga e Joana, ideais para curtir com as crianças, até a badalada Costazul, point dos praticantes de windsurf e que ganha agito extra no cair da noite, com seus quiosques e barzinhos. Vale explorar o centro da cidade também, incluindo passar algumas horas sob a sombra da figueira centenária onde repousaram nomes como Dom Pedro II e Getúlio Vargas ou fazer uma foto à beira da Lagoa do Iriri, mais conhecida como “Lagoa da Coca-Cola”, por sua cor escura.

8São João del-Rei ( Minas Gerais)

Sao_joao_del_rei
São João Del-Rei tem uma das mais ricas e diversificadas arquiteturas do Brasil

São João del-Rei é um dos lugares mais charmosos de Minas Gerais e ainda preserva tradições que atravessaram os séculos. Lá, o badalar dos sinos para anunciar missas e datas comemorativas fazem parte do cotidiano dos moradores.

Histórias e lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico da cidade, onde ficam belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves, e a igreja de Nossa Senhora do Pilar. O casario antigo abriga ainda restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com metal nobre da região.

9Socorro (São Paulo)

Socorro
Socorro é conhecida pelos esportes radicais.

Estância hidromineral a cerca de 132 km da capital paulista, Socorro é uma das joias da Serra da Mantiqueira. Faz parte do Circuito das Águas Paulista, e é nacionalmente conhecida por sua ampla variedade de turismo rural, ecológico e de aventura.

É no Rio do Peixe (ou às margens dele) onde os fãs de adrenalina poderão dedicar seus dias de feriado praticando rafting, tirolesa, boia cross, canoagem, rapel, parapente, escalada e passeios de quadriciclo. Basta escolher um dos badalados parques de esporte de aventura da região – como Kango Jango, Monjolinho e Parque dos Sonhos – e garantir a diversão sem hora para acabar.

10Tiradentes (Minas Gerais)

Tiradentes
Eis a chance de homenagear o herói nacional e visitar a adorável Tiradentes

Os turistas que gostam de conhecer a história do Brasil e suas datas comemorativas podem optar pela cidade que leva o nome do feriado prolongado. Visitar Tiradentes, na região do Campo das Vertentes em Minas Gerais, é ter uma aula prática de história, em meio a belas paisagens e muitos mimos gastronômicos.

A cidade onde nasceu o herói da Inconfidência Mineira deve ser explorada com calma e de preferência a pé. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século XVIII dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer.

Última modificação: Sáb 21 Jan 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Viagens pelo Brasil