Entrar

Viagem dos sonhos pelo Brasil

  • Categoria: Brasil
Viagem de moto pelo Brasil

Há alguns anos alimentava o sonho de fazer uma viagem de moto pelo interior do Brasil e visitar meus parentes e amigos, mas por questões de trabalho nunca consegui realiza-lo. No início do ano, conversando com meu irmão, finalmente decidimos concretizar o meu sonho, que ele também compartilhava.

A partir de então passamos a planejar a viagem, que realizamos em julho passado. Percorremos ao todo 4.903 km de estradas de cinco estados brasileiros mais o Paraguai. Acompanhe a seguir um resumo dessa viagem de moto pelo interior do Brasil.

Mais detalhes: Viagem dos sonhos pelo Brasil

Moto: Gold Wing 1800 GL/2013 – Cadillac das touring.
Motociclistas: Luiz Pimenta Neto e Belmiro Cássio Pimenta (carona)
Distância percorrida: 4.903 km
Duração: 16 dias.
Saída: 24 de julho de 2015
Chegada: 08 de agosto de 2015
Estados brasileiros percorridos: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Países percorridos: Brasil e Paraguai

Roteiro

roteiro

roteiro

1º dia - 24/07 (sexta) - Saí de BH (MG) com destino ao Rio (RJ) para ver minha filha e pegar meu irmão. Saí às 14 horas, fiz uma parada e cheguei ao Rio às 19h15. Fui para a casa do meu irmão descansar e depois sair para ver uns shows. 441 km

3º dia - 26/07, (Domingo) - Pegamos estrada às 8 horas em direção a Aparecida (SP), onde fizemos uma parada para abastecer, tomar um café e ir agradecer a Nossa Sra. Aparecida pelo início de nossa viagem, bem como pedir proteção para o restante. Ficamos lá cerca de 30 minutos e partimos para SP (SP) para visitar minha irmã, chegando às 13h30. Almoçamos e às 16h30 partimos para jantarmos e dormirmos em Jundiaí (SP), na casa de nossa sobrinha. 492 km

4º dia - 27/07, (segunda) - Partimos de Jundiaí (SP) às 7 horas, seguindo para Presidente Prudente (SP), onde chegamos às 13 horas na casa de nosso primo. Almoçamos e partimos às 14h30 para Dracena (SP), pois tínhamos que pegar uma encomenda com outro primo. Saímos em direção a Presidente Epitácio (SP), divisa com Mato Grosso do Sul, nossa terra natal, onde ficamos na casa de minha mãe por quatro dias. Encontrei minha esposa que já havia viajado para lá de avião. 760 km

Gold Wing

8º dia - 31/07 (sexta) - Às 13 horas partimos de Epitácio (SP) para Rosana (SP) para visitar o pai de uma família muito amiga que estava acamado. Chegamos às 15 horas e logo saímos para Anaurilândia (MS), para a casa de uma prima, para jantarmos e dormirmos lá. 294 km

9º dia - 01/08 (sábado) - Fomos para Bataiporã (MS) para casa de outro primo, onde fomos recebidos com muita cerveja e churrasco. Lá quase minha viagem foi interrompida, pois fomos ao sítio dele e acabei caindo do cavalo. Nada demais aconteceu a não ser uma bela marca roxa na perna e uma dor que não incomodava quando estava pilotando a moto, graças ao banco da Gold Wing, que é na realidade é uma poltrona. 61 km

10º dia - 02/08, (Domingo) - Partimos às 08 horas de Bataiporã (MS) com destino a Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero – Paraguai, onde chegamos por volta das 13 horas e fomos direto para um churrasco organizado pelos amigos dos meus sobrinhos, que fazem Medicina em Ponta Porã. 299 km

12º dia - 04/08, terça - Às 08 horas partimos com destino a Brasília. Rodamos mais de 900 km e, durante o percurso, vímos muitos animais atravessando a pista. Achamos que rodar à noite seria um risco, por isto, por volta das 17h30 decidimos parar em Serranópolis, uma cidadezinha de 7.000 habitantes. Saímos para jantar e quando paramos a moto muita gente veio tirar fotos. 926 km.


16º dia - 05/08, quarta - Às 07h30 saímos e rodamos 62 kms até Jataí, onde havia uma autorizada da Honda, para verificar o óleo. Esperamos apenas 30 minutos para que o serviço fosse feito e continuamos viagem até Brasília, para a casa da minha irmã, chegando lá por volta das 14 horas. 590 km.

19º dia - 08/08, sábado - Às 8 horas sai de Brasília (DF) com destino a minha casa em BH (MG), chegando às 1h30. 740 km.

Gold Wing

Observações sobre a viagem e a moto:

  • As melhores estradas que pegamos foi a Castelo Branco em São Paulo e a BR-060 entre Jataí e Brasília, toda em pista dupla e nova.
  • Meu irmão cansou um pouco, pois nunca tinha feito viagem de moto, quanto mais uma viagem de 4.900 km.
  • A moto fazia uma média de 15 a 16 km/l e as únicas despesas durante toda a viagem foram a troca do óleo, abastecer e pagar pedágios.
  • Em 80% da viagem rodei em uma velocidade de 110 a 120 km/h e os outros 20% de 130 a 140 km/h. Velocidades que parecem não existir para o piloto, mas que acima de 130 km/h já começa a incomodar o garupa.
  • Não preciso falar que, onde parávamos, a Gold Wing era o maior sucesso, com muita gente querendo tirar fotos, sentar e escutar o som, que sempre tocava rock ou sertanejo (para desespero do meu irmão).
  • A viagem foi maravilhosa. Nos hospedamos nas casas de parentes, nos divertimos e o melhor, rodando de moto.
  • Sempre tive motos grandes como Ultra Electra e outras, mas viajar na Gold Wing foi fantástico.

Em resumo, posso dizer a Gold Wing é uma moto fantástica, dando conforto e segurança que em 40 anos de motociclista nunca tinha sentido. Espero repetir mais uma vez, mas indo para o Sul do país e podendo chegar ao Chile.

Até a próxima, para o Sul.

Comentários (7)

  1. Pimenta

Grande Kura e Enio e Mirão foi tudo muito maravilhoso. Já estou com saudades.

  1. Éderson

Fantástico!!! Feliz por você meu primo.

  1. Enio Peixoto

Meu amigo e irmãozinho Lú, rezei muito para q td desse certo e graças a DEUS td correu muito bem c vc e o mano MIRO, fico aqui esperando um dia poder fazer algo parecido, uma viagem desse porte pelo Brasil, mas pilotando, quem sabe, se DEUS quiser, não faremos juntos. ABRAÇOS!!!

  1. Lucas Pimentel

Vai rolar mais um livro sobre a Trip ? Já estou terminando o teu segundo e gostaria de ter outro ....
Abração

  1. Rômulo Provetti    Lucas Pimentel

Olá Lucas. Espero ter bons relatos com a próxima viagem. A expectativa é grande, mas se vai se transformar em livro, só o tempo dirá. Um grande abraço

  1. Belmiro

Foi maravilhoso estar nesta viagem, agora partindo para os países dá nossa america do sul Deus quer bota lá. Meu manipulação...

  1. Antonio

Parabéns pela viagem, principalmente em uma nave desse deve ser muito bom, que seja mais uma de muitas a se realizar, saudações estradeiras.

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização