Entrar

3900 km em uma Harley-Davidson pelo litoral

• Categoria: Brasil
Viagem de moto pelo Brasil

Ter uma Harley Davidson é mais que ter um veículo, que ter um bem material. Ter uma Harley é ter um espírito de liberdade correndo nas veias. E foi neste sentido, inspirado em clássicos do cinema como "Harley Davidson e Malboro Man e "Motoqueiros Selvagens" que em Outubro de 2011 resolvi viajar com minha XR 1200 X.

O que eu não sabia era até onde eu iria, ou melhor, minha HD me levaria.

Bem, sempre viajava com meu irmão, meus primos, e com alguns amigos aqui em Minas Gerais, mas a "sede" de estrada estava me chamando para horizontes mais distantes.

Neste sentido, comprei um guia 4 rodas e abri o mapa sobre a mesa. Diante de mim, Belo Horizonte. Comecei a olhar as cidades vizinhas: cidades históricas, fazendas, plantações, mineradoras, montanhas...

Ah, as montanhas. São belas paisagens, mas limitam a visão. Eu queria era ver o mar. E, pelo mapa, segui a estrada saindo de BH e descendo a BR 040 até o Rio de Janeiro.

Rio, Cidade maravilhosa. Mas este seria um passeio maior, para ampliar os horizontes. Resolvi, então que iria para Búzios, litoral norte do Rio.

Bota, jaqueta, capacete e asfalto: minhas testemunhas, do meu caso de amor com a minha esposa mecânica.

Viagem de moto pelo Brasil

Sai de BH no dia 02 de Outubro, peguei a 040, em direção ao Rio. A BR-040, cheia de carretas carregadas de minério que não eram empecilho para a desenvoltura dos 90 HP da moto, que bailava no asfalto.

Após chegar na Cidade Maravilhosa, fiz questão de atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir para Búzios, para a primeira estadia após 570 km rodados. Praia de Geribá, Rua das Pedras, uma lagosta, um vinho...ótimo momento para relaxar.

Após curtir o mar e a cidade o asfalto novamente me chamou. E aí veio a verdadeira recompensa, O MELHOR TRAJETO DA MINHA VIDA! Saí de Búzios e desci o litoral, passando por Niterói, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Parati, Trindade, Ubatuba e chegando a Maresias.

Olha, nada neste mundo explica a emoção de guiar sua moto com o mar à sua esquerda, mata atlântica à sua direita, o sol brilhando alto, e a liberdade correndo ao seu lado, junto ao vento. Ver os navios cortando os horizontes, aquele azul exuberante formado pelas águas do Oceano Atlântico. A Rodovia Rio-Santos me proporcionou 574 km de prazer. Aqui faço um adendo: diferente da BR-040, a estrada estava vazia e o asfalto conservado. Mesmo assim, a velocidade não era o mais importante, embora certas retas pedissem mais emoção.

Viagem de moto pelo Brasil

Chegando em Maresias, outra grande surpresa: Só mulheres maravilhosas. E mulher bonita combina com HD. Teve de tudo: festa do Branco na Sirena, Serra Malte e casquinha de Siri.

Passados alguns dias (e a ressaca), novamente minha noiva me chamava para mais quilômetros a percorrer. Continuei pela BR-101, seguindo o litoral do Brasil. A previsão da próxima parada era Ilha do Mel. Pra chegar lá, seria necessário deixar a moto em Pontal do Paraná, ou Paranaguá, para pegar a balsa. Aqui foi o erro. Descendo pela BR, parei em um posto para abastecer, e fui analisar o mapa que havia comprado. Observei que se seguisse pela BR-101 até a BR-116, chegaria bem próximo a Curitiba. Vi no mapa uma estrada estadual: Estrada da Graciosa ou Caminho da Graciosa, como queiram. O nome da estrada me cativou. O céu estava claro, e eu perguntei ao frentista como era a estrada.

"Tranquila", ele disse.

Segui por aquele caminho, mas ao chegar na tal estrada, começou a chover granizo. E a estrada é de paralelepípedo. Descidas íngremes, curvas acentuadas. Rodando a 20 km/h, moto engrenada, e mesmo assim ocorreu a fatalidade. Ao ver a placa de "pista escorregadia" eu já estava sem atrito com o solo. Felizmente, havia uma área de escape para a moto, antes do precipício, e eu estava precavido. A moto tombou, mas eu não caí. O veículo que vinha logo atrás também saiu da pista e, por pouco, não passa por cima de mim e de minha amada HD. O curioso é que logo após a queda a chuva cessou. Aqui vai um conselho aos irmãos do asfalto: se você não está com uma bigtrail, NÃO pegue a estrada da Graciosa. Passado o contratempo, segui estrada, deixei a moto em Pontal do Paraná e relaxei um pouco na Ilha.

Após o descanso, novamente retornei ao Pontal do Paraná, enchi o tanque e continuei, rumo a Camboriu. Aquele dia tinha amanhecido com tempo nublado. Mantive a rota pelo litoral, atravessando de Matinhos para Guaratuba em uma balsa. Após deixar o Estado do Paraná e entrar em Santa Catarina, o Sol me premiou novamente, iluminando o asfalto. A BR-101 estava perfeita. Um verdadeiro tapete que convidava ao desenvolvimento do motor. E a paisagem também era bem convidativa.

Viagem de moto pelo Brasil

Após alojar-me em Camboriu, em um excelente hotel a um quarteirão da praia, o qual recomendo a todos, percorri o litoral catarinense.

Em Camboriu é bem comum motociclistas da região se reunírem nos finais de semana à tarde na orla. Havia muitas motos esportivas, mas HD eram poucas. E XR branca, só a minha, como se fosse uma noiva e estivéssemos em lua-de-mel. Percorri as praias de Estaleirinho, Porto Belo, Itapema, Bombinhas, ao sul, e Itajaí e penha, ao norte. Mergulho Autônomo, volei na praia, culinária deliciosa, sol. E o melhor de tudo: as catarinenses. Lindas mulheres loiras, de olhos claros, circulando para todos os lugares que se olhava. Eu estava no paraíso.

Após oito dias na região e com minha reserva cambial minguando, chegava o derradeiro momento de retornar a Minas. E nada melhor do que percorrer a 101-116-381 de uma vez. Eu, minha moto, o asfalto e Deus. Na volta de minha empreitada foram 1205 km muito bem percorridos. Nem as inúmeras paradas nos pedágios cortaram o prazer da viagem. E, a cada parada nos postos de abastecimentos, eu semeava o espírito de um harleyro nas pessoas com as quais pude compartilhar uma boa proza e narrar as aventuras da estrada.

Ao todo, a viagem me rendeu 3904 km, muitas fotos, e a sensação de liberdade que, embora você tenha lido aqui, só saberá se fez ou fizer uma viagem como esta.

Harley Davidson: mais que moto, um estilo de vida.

1. André Augusto Ramon

Faaaaalaaaaa Gustavo...

Fiz uma pequena viagem no mês passado... Fui de Brasília, onde moro, a Florianópolis... Desci a famosa PR 410 - Estrada da Graciosa... Cara... Top!!!!

Comi um ótimo barreado em Morretes, fiz várias fotos em vários pontos da estrada e me apaixonei pelo rio Mãe Catira... Ô lugar bonito...
Em Floripa curti 2 dias de praias, fiz 2 dias de serras - (um pernoite em Urubici.) - fiz os trajetos da Serra do Rio do Rastro, Morro da Igreja, Fui até a entrada da Serra do Corvo Branco e curti 1 dia em Balneário Camburiú...
Minha companheira: Honda NC 700X. Carinhosamente batizada de Clarinha... Minha esposa também esteve presente... Foi de avião até Floripa, depois nos acompanhou nos passeios às praias, serras e Balneário e voltou pra Brasília novamente de avião... 100% do trajeto, só eu e Clarinha!!!
Que minha mulher não leia este post, mas concordo com você... Ô lugar pra ter mulher bonita rapah!!! No meu caso, casado e rastreado, (rsrsrsrsrsrs), tive de ter muito cuidado e usar a velha e boa técnica dos óculos escuros... pra poder pelo menos guardar na minha "memória RAM" as belas imagens e dowloads que essa terra proporciona...
Grande motoabraço e ótimas motoviagens e aventuras pra vc camarada!!!
Passando por Brasília e precisando de algum apoio, estou à disposição.
a.ramon@bol.com.br

1. Rafael Alexandre Mafra

Caro Gustavo, sou de Floripa, Santa Catarina e achei seu post Fantástico, também me apaixonei pela XR1200 e como não sou de deixar a maquina parada a semana toda na garagem por conta do trânsito, a XR anda no dia a dia comigo é perfeita... Gostaria de sua opinião se ela aguenta uma viagem até o Chile... A moto e o piloto.... Pela experiência nesse seu longo trajeto ela permite uma viagem muito longa? Qual a sua opinião... Um grande abraço. Rafael

1. Rômulo Provetti    gustavo

Como o Gustavo afirmou, com certeza aguenta. Eu fiz uma viagem até o Chile com uma Sportster 883, ou seja, você tem mais motor que eu tinha na época. Dê uma olhada no diário da minha viagem: [url]http://www.viagemdemoto.com/index.php/chile/viagem-ao-atacama[/url]

1. Mariano

Gustavo parabéns pela viagem e pela moto maravilhosa!<br /><br />Possuo uma xr1200x tb e vendo suas fotos pude observar que utilizou de bolsas laterais. Gostaria de saber de utilizou algum tipo de afasttador? As bolsas danificaram de algum jeito a pintura? Se possível me informe qual a marca e modelo q vc utiliza? Obrigado <br /><br />Abs

1. Mariano    gustavo

Gustavo, muito obrigado pela atenção. Me ajudou muito! Agora posso comprar as bolsas laterais sem medo.<br />Grande abraço

1. Jeova Alves santos

Boa noite, Viajando de moto vc aprecia a paisagem, vc viajando de Harley, VOCÊ e a paisagem.<br />Parabéns pelo passeio, eu um dia faço uma, hoje tenho uma shedow, mas quem sabe um dia uma H.D.<br /><br /><br />Jeova

1. José Wilke Junior

Haaaaa Muleke, bacana hein. Só não passa essas noticias de acidente pros amigo viu, fico com o coração na boca hehe. Parabéns pela viagem.<br /><br />Ps. Cometi um grande pecado Gustavo, DESEJEI sua noiva hehehe.<br />Quebrar meu porquinho pra comprar uma pra irmos viajar, ja q o Leo te abandonou rs.<br /><br />abração Bichão

1. gustavo    José Wilke Junior

Agora o LEo voltou a atvia...comprou uma fat boy

1. Cláudio Fernandes

Valeu, Gustavo. Gostei muito da viagem. Fiz um percurso parecido e vou conta e mostrar tudo nos próximos dias. Passei alguns apertos, como você. <br />As Harleys, realmente são parte de nós!<br /><br />Grande abraço.

1. Renata Mellem

Olha que chic!!!<br />Adorei o texto Gustavo... Uma viagem de muitas emoções...<br />Quando sair na revista vou querer autógrafo.<br />hahahaha Parabéns...<br /><br />Bjus

1. gustavo

muito mais fotos...devem ter umas 200, ds praias, de tudo, até foto mergulhando eu tenho

Não existem comentários postados aqui ainda.
Carregar Mais

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.