Entrar

Casal larga tudo e inicia viagem de moto de um ano pelas américas

  • Categoria: Américas

No último dia 15 o casal Claudio Ferreira e sua esposa Cristiane Azevedo iniciaram uma viagem de moto pelas Américas do Sul, Central e do Norte com previsão de ficarem um ano na estrada e conhecer Ushuaia na Argentina e Prudhoe Bay no Alaska, localidades que ficam nos extremos do continente americano.

O casal saiu de Brasília, onde moravam, em direção à cidade argentina de Ushuaia, no extremo sul da América do Sul. De lá eles pretendem seguir em direção ao norte do continente até chegar ao estado americano do Alasca. Durante a viagem eles pretendem percorrer cerca de 80 mil quilômetros de estradas de 17 países, com especial atenção para o Canadá e Estados Unidos, onde pretendem explorar vários estados.

O roteiro inclui várias cidades e atrações brasileiras, como Araxá (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Serra do Rio do Rastro (SC) e Porto Alegre (RS). Do Brasil eles entrarão no Uruguai e depois percorrerão toda a extensão da Argentina, de norte a sul, até chegar à cidade de Ushuaia na Terra do Fogo. Depois passarão pelo Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Belize, México, Estados Unidos e Canadá, para finalmente chegar ao estado americano do Alasca, ligando as extremidades sul e norte do continente em uma única viagem de moto. Depois retornarão pelo Canadá, entrando novamente nos EUA.

Viagem de moto Ushuaia Alaska

A moto escolhida para a viagem foi uma BMW GS 1200 Standard ano 2009, que Cláudio comprou usada com 7.000km rodados. A moto foi preparada para a aventura do casal. Nela foram instalados acessórios para melhorar o conforto e a segurança, como protetores de motor fabricados por encomenda, GPS, tomada 12v e USB, malas laterais e baú traseiro, bolha alta, faróis auxiliares e outros equipamentos indispensáveis para a viagem.

Cláudio disse que está levando na bagagem, além da roupa e equipamento de camping, pastilhas de freios extras, lâmpadas de faróis, compressor de ar, kit para reparo de pneu e ferramentas básicas para alguma necessidade. A previsão é que usem dez jogos de pneus e façam dez revisões na moto durante a viagem.

"Preparamos toda a documentação, com cópias dos nossos documentos e da moto, passaporte, vacinas e também um kit de remédios e primeiros socorros para alguma emergência ao longo da viagem."

Para realizar o sonho de percorrer o continente americano com uma moto o casal resolveu largar tudo: pediu demissão dos seus empregos, venderam o carro, móveis da casa e juntaram todas as economias que tinham e com as quais pretendem viver durante os próximos 12 meses. Para economizar eles pretendem pernoitar em campings, hostels, nas casas de pessoas que possam acolhe-los pelo caminho, postos de gasolina e onde mais for possível. No planejamento, inclusive, já identificaram os locais mais caros e baratos. Na América do Sul, por exemplo, a média de gastos deverá ser de US$ 50 por dia para os dois, fora gasolina.

A proposta é ir sem pressa e sem pressão, no tempo que acharem adequado para curtir o caminho, sem exigências para eles ou a moto. Pretendem percorrer em média 500km por dia, com paradas programadas para abastecer e alongar.

"Como temos tempo não precisamos nos cansar por longos percursos, exceto aqueles que 500km demoram 12h para serem feitos. Essa média de 500km é suficiente para se rodar bem e ter tempo extra para o caso de uma pane mecânica e não termos que rodar a noite. A ideia é não rodar a noite mas, claro, isso acaba acontecendo em uma viagem com esse tamanho. Fiz um roteiro impresso e estamos levando o GPS para nos apoiar também".

Viagem de moto Ushuaia Alaska

Para a Cristiane, essa é a oportunidade de realizar um sonho. “Não tive coragem de fazer isso aos 20 anos. Não quero chegar aos 60 e pensar que tive a oportunidade aos 40 e poucos e não fiz. Temos aprendido muito a viver na simplicidade e na viagem vai ser muito mais simples. Não sou cem por cento desapegada, mas toda a preparação faz parte da expedição. Não tem como voltar com a mesma cabeça”, explica.

Cláudio e Cristiane criaram uma página no facebook onde pretende publicar informações sobre a viagem, fotos e vídeos.

Comentários (9)

  1. Yza

Em Curitiba teremos prazer em recebe los. Tbem viajamos 1200 bem mais modestas nossas viajens...

  1. Ana São Paulo.

Meu este é Meu sonho. Espero fazer esta viagem também antes de fazer 60. Boa sorte e tudo de bom!

  1. Ronaldo Rodrigues

Boa viagem se precisarem de alguma coisa na fronteira Oeste do RS é só chegar, resido em Uruguaiana RS
Abraço Ronaldo...

  1. Demilson Rocha

Boa viagem para vcs,necessitando alguma coisa do litoral norte do Rs e so chegar, estou em Tramandai RS a 27km da Br 101.
Grande Abraço
DEMILSON...

  1. Claudio e Cris    Demilson Rocha

Olá Demilson, muito obrigado!! Grande abraço, C&C

  1. Danillo

Meu sonho, parabéns pela aventura!

  1. Marcus

Boa viagem e pbs pela iniciativa e desapego. Concordo com o conceito de fazer quando é possível - O 'depois ', pode não acontecer. Acompanharei no face. Torcendo por vcs daqui Grande abraço.

  1. jose

nosso sonho de fazer isso tambem...

  1. Suzanne Silvestre

SENSACIONAL!!! Orgulho desse casal.

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização