• Américas
  • Publicado em:

Seguindo o verão pelas Américas

KleinUm casal entrando nos sessenta anos de idade que há dez anos descobriu o motociclismo turístico e o transformou num hobby. Ao longo desses dez anos Beth e Heinz Klein fizeram muitas viagens que incluíram Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e pequena parte da Bolívia. Agora estão na estrada novamente, sem prazo para acabar, numa aventura um pouco mais ousada: pretendem "varrer" o continente americano com sua moto, do Ushuaia ao Alaska.

Leia abaixo os planos do casal para sua viagem:

  • Cruzar o Brasil ao norte e oeste do ponto de partida de forma a cobrir o que haja de interessante do ponto de vista turístico ou histórico (não esquecer que Beth é professora de história). Provavelmente deixaremos de fora alguns lugares mais difíceis de atingir - não somos chegados a terra ou rípio - ou que exijam grandes distâncias que obriguem a voltar pelo mesmo caminho (Acre parece ser uma dessas 'exclusões').
  • Completar essa parte da viagem em Manaus, de modo a dali seguir para o norte e visitar Venezuela e Colômbia. Nessa fase pretendemos também aproveitar para visitar alguns destinos que são difíceis de visitar de moto, como ilhas do Caribe e Guianas.
  • Da Colômbia (quase certamente de Cartagena) embarcar num veleiro e seguir para o Panamá, e dali subir pela América Central. A idéia original era alternar países ou 'lados' (costa do Caribe / costa do Pacífico) para voltar pelo mesmo caminho visitando o que não fosse visto na ida. No meio tempo esse plano mudou e agora pretendemos rodar a América Central e o México de uma só vez na ida e embarcar (moto e nós) num avião, provavelmente de Miami.
  • Um dia chegaremos aos Estados Unidos, e aí nem conseguimos ainda pensar num roteiro, mas calcularmos que entre Estados Unidos e Canadá precisamos de pelo menos uns três meses para fazer uma cobertura minimamente abrangente. Provavelmente ainda haverá alguma coisa para visitarmos no Caribe a partir da Flórida.
  • E aí começará a volta que, como diz um companheiro de motociclismo (Pilão) "deve sempre que possível ser uma nova ida": Da Flórida voaremos para a Colômbia ou Equador (ideal se houver vôo e se tivermos coberto adequadamente a Colômbia na ida). Juntando todos os custos e tempo envolvidos não sairá tão mais caro que voltar por terra pela América Central.
  • Agora começa a varredura do lado ocidental da América do Sul, que envolverá provavelmente mais de uma subida dos Andes. Dependendo da evolução da estrada interoceânica, que está sendo construída entre Brasil e Perú, essa poderá ser uma oportunidade de visitar o Acre vindo pelo 'outro lado'.
  • Da mesma forma como no continente norte-americano, aqui também não temos ainda detalhes sobre o roteiro, mas o objetivo final chama-se Ushuaia.
  • E de Ushuaia a volta que ainda é ida cobre o leste da Argentina, Uruguai e finalmente o sul do Brasil, o que completa a varredura.

Para acompanhar a viagem de Beth e Klein, Seguindo o verão pelas Américas, acesse o blog http://www.bhkleinsonhosprojetos.com.br/

Última modificação: Qua 23 Abr 2014

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres