Entrar

Aventura em duas rodas - de Traxx 110cc até o Alaska

  • Categoria: Américas

flavio kenupViajar de moto por longas distâncias, sozinho, exige motivação, determinação, planejamento, um pouco de coragem, dinheiro e uma moto potente e confortável, correto? Nem tudo. Determinação, planejamento e um pouco de coragem pode até ser, mas dinheiro e moto potente e confortável, nem sempre.

É o que prova o motociclista Flávio Kenup. Em Dezembro de 2005, ele realizou com grande sucesso a sua primeira aventura, quando foi de Teresópolis no Rio de Janeiro até a Terra do Fogo – Ushuaia, depois de atravessar países como o Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai em uma Honda Biz, rodando 15.000 km em 45 dias. Agora, durante oito meses e meio entre 2007 e 2008 ele percorreu 57.000 km de estradas de 14 países até o Alaska com uma motocicleta Traxx Sky de 110cc.

Segundo Flávio Kenup, motivos especiais o levaram a este desafio: “realização pessoal e o intercambio cultural e social, mostrar que motocicletas de baixa cilindrada têm condições de realizar grandes travessias e por fim e não menos importante, levar a bandeira do Brasil até o Alaska no ano em que acontecem os jogos Pan Americanos”

Ele saiu de Teresópolis no Rio de Janeiro e seguiu para São Paulo e Mato Grosso do Sul, no Brasil. Saindo do Brasil, Flávio passou pela costa oeste da América do Sul, passando por Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Na América Central, percorreu as estradas do Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Depois, subiu a costa oeste da América do Norte até o Alaska, passando pelo México, Estados Unidos. Sua volta foi feita cruzando toda a extensão do Canadá até a costa leste. Em seguida, desceu a costa leste dos Estados Unidos, passando por Boston, New York, New Orleans e chegando ao México. A chegada ao Brasil foi por Roraima, depois Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Flávio Kenup quer entrar para história e registrar sua aventura no livro dos recordes mundiais “Guiness Book”, sendo o primeiro a realizar uma viagem longa em cima de uma moto de com baixa cilindrada, já que a primeira viagem que consta teria sido de 20 mil km, saindo de São Leopoldo no Rio Grande do Sul a San Diego na Califórnia, porém sempre com um carro apoio ao lado. Já Flávio fez seu percurso sozinho, sem ninguém para auxiliá-lo.

Nessa viagem ele teve problemas com a altitude na Bolívia e passou medo com os policiais peruanos que tentaram (e conseguiram) extorquir-lhe dinheiro, foi detido no Panamá por entrar no país sem permissão para a moto depois de ter sido informado na aduana que podia e sofreu um acidente sem consequências na Costa Rica. Mas ele disse que de um modo geral a viagem foi bem tranquila, tirando o problema com os policiais peruanos não se sentiu ameaçado em nenhum momento durante toda a viagem e nos Estados Unidos recebeu muita ajuda das pessoas que ficavam sabendo de sua aventura, inclusive em dinheiro.

Alguns números e informações da viagem:

A bagagem pesava 60 kg;

Com os tanques reserva que adicionou, a moto tinha autonomia para 250 km;

A velocidade média girava na faixa de 60~70km/h;

O gasto total da viagem foi de R$ 20 mil, valor coberto pelo patrocínio da Traxx, Prefeitura de Teresópolis, pelo empresário Sergio Bufaro, pela empresa Trilhas e Rumos e apoio da minha família;

O único defeito que a moto teve foi um cabo de velocímetro que quebrou - ele tinha um reserva;

Utilizou 4 pneus traseiros e 2 dianteiros;


Abaixo três vídeos com fotos e imagens da viagem.

Comentários (10)

  1. claudio nascimento

Esse cara é mesmo um louco,rsss por estrada.Parabens Flavio isso é um mega empreendimento.

  1. Mônica Americo

Oi Flavio, queria muito conversar contigo. Meu face é Mônica Americo. Grata

  1. carioca

depois me adicione....gostaria de te conhecer......

  1. carioca

parabens pela determinação....sou do moto clube asas indomaveis de natal rn. esse ano vou fazer uma viagem pelo brasil espero que seja tão emocionante como foi a sua....valeu.....

  1. Felipe Miranda

Incrivel aventura, merecia imagens e edição a nível.

  1. Elson Antonio Gehlen

Parabéns por essa aventura amigo, não desanime quando as dificuldades vierem elas são como as pedras que tropessamos, fazem nós dar um passo mais rápido.<br />Fica com DEUS

  1. Rômulo Provetti

Olá, Fabiano,<br /><br />Vou entrar em contato com você para conversarmos.<br /><br />Abraços

  1. Fabiano

sr;romulo viajei na moto 50cc,para 4 estados,macéio al,aracaju,natal,joão pessoa,a capacidade da moto é<br />100kilos,meu peso é 80kilos,do meu amigo é 60kilos, mais bagagem é 15kilos,a moto leva 2 eu e meu amigo e bagagem,<br />passa da sua capacidade de peso,os fatos a minha moto nunca me...

sr;romulo viajei na moto 50cc,para 4 estados,macéio al,aracaju,natal,joão pessoa,a capacidade da moto é<br />100kilos,meu peso é 80kilos,do meu amigo é 60kilos, mais bagagem é 15kilos,a moto leva 2 eu e meu amigo e bagagem,<br />passa da sua capacidade de peso,os fatos a minha moto nunca me deixou na mão so fez fura pneu,gosto de viajar em motos de baixa cilindrada,ja dormir em banco de rodoviaria,albergue,maternidade, porque estava <br />sem dinheiro,para hotel ou pousada,eu tenho mais de 250 fotos me mande seu contato por tel para conversa sobre o assunto eu tenho enteresse en divulgar minhas viagens na 50cc estou em busca de patrocinio para fazer novas aventuras e termina o nordeste falta 4 estados para completa,os amigos da aqui de recife naram que minha moto é uma guerreira meu contato é 081-9312-2167.

Ler Mais
Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização