• Europa
  • Publicado em:

Tour de Moto pelo Reino Unido e Ilha da Man

Viagem de Moto Reino UnidoEste foi um roteiro elaborado para um grupo de amigos, com o objetivo de curtir as paisagens do Reino Unido (Inglaterra e Escócia) pilotando motocicletas, percorrendo estradas vicinais e curtindo as pequenas cidades, vilarejos e o interior daquele país. O roteiro incluiu, ainda, a famosa Ilha de Man, onde são realizadas as provas de corridas de moto, hoje consideradas as mais insanas do planeta. E neste ano em especial foi realizada a festa de comemoração dos 90 anos da prova chamada Classical TT.

Vários pilotos famosos de motovelocidade ainda vivos participaram da festa com suas motos de época, para um racha, chamado de grande parada, no circuito que não é uma pista e sim as estradas que circundam a Ilha, num total de pouco mais de 60 km.

Algum dos 90 pilotos presentes no racha foram, Giacomo Agostini, Michael Dunlop, John McGuiness, Freddie Spencer e Steve Parrish.

Nosso grupo era formado pelos casais, Glauco e Neide, Luís e Ana, Nelbinho e Claudia, Rodolfo e Tatiane, Aroldo e Andrea e nos acompanhando na viagem o apresentador do programa Momento Moto – Dinno e sua equipe de produção para cobrir o roteiro e produzir uma matéria para seu programa na TV – viaje com Dinno.

Também contamos com um moto guia que era o Miguel, no carro de apoio estava o Mário com as motos reserva e nossas bagagens e ambos nos acompanharam o tempo todo, com o necessário apoio que o roteiro exigia.

Nossas motos escolhidas foram as BMW 1200 GS e uma BMW 800 GS.

Roteiro Viagem de Moto 01

ETAPA

DIA

PARTIDA

CHEGADA

KM

1

17 agosto

Brasil

Londres

---

2

18 agosto

Londres

Nottingham

257

3

19 agosto

Nottingham

York

205

4

20 agosto

York

Edimburgo

357

5

21 agosto

Edimburgo

Glasgow

90

6

22 agosto

Glasgow

Liverpool

405

7

23 agosto

Liverpool

Douglas (Ilha de Man)

Travessia de Ferry

8

24 agosto

Ilha de Man

Ilha de Man

Dia livre para assistir as provas

9

25 agosto

Ilha de Man

Ilha de Man

Dia livre para assistir as provas

10

26 agosto

Douglas (Ilha de Man)

Liverpool

Travessia de Ferry

11

27 agosto

Liverpool

Leicestershire

183

12

28 agosto

Leicestershire

Londres

220

13

29 agosto

Londres

Brasil

---

Os três vídeos abaixo são do programa especial do Momento Moto, da Bandsports, sobre a viagem.

Viagem de moto Reino Unido Video

Viagem de moto Reino Unido

Viagem de moto Reino Unido Video

Viagem de moto Reino Unido Video

Dia 15 de Agosto - Brasil para Reino Unido

Saímos do Brasil para Londres e no dia 17 à noite fomos para o Hotel em Wembley – grande Londres, aonde nossas motos nos aguardavam para início do roteiro no dia 18 pela manhã.

Dia 17 de Agosto - Londres

À noite, como estávamos a 3 milhas de famoso Ace Cafe London, o lugar onde surgiram as famosas Cafe Race, fomos lá jantar e aproveitamos o tempo para conversar, acertar detalhes de como o grupo deveria se comportar na pilotagem com as garupas. O Dinno deu várias instruções importantes para que tudo corresse de forma segura e aprazível.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Uma dica interessante para quem gosta de motos e está em Londres, é ir ao Ace Cafe e gastar algum tempo curtindo tudo o que lá existe, somando ao mundo de motos e carros parados na frente do estabelecimento.

Dia 18 de Agosto de Wembley para Nottingham

Pela manhã iniciamos a viagem e, claro, à luz do dia, paramos novamente para curtir o Ace Cafe. Encontramos uma grande multidão de motociclistas preparando-se para saírem em grupos diversos e nós somamos a toda a turma.

Montamos em nossas motos e partimos em direção a Oxford, a cidade da famosa Universidade. Depois rodamos até Stratford-Upon-Avon, a cidade onde viveu o dramaturgo William Shakespeare, de onde seguimos para a cidade de Nottingham, a cidade de Robin Hood para a primeira pernoite.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Dia 19 de Agosto de Nottingham para York

Partimos de Nottingham pelas estradas vicinais do interior da Inglaterra passando por Sheffield – Leeds e York, onde pernoitamos.

Sheffield, conhecida como a cidade de sete morros e sete rios, é uma cidade velha com história desde o século XII e que foi destruída em 1648 na guerra civil entre republicanos e forças do rei.

Leeds o primeiro povoado que recebeu permissão real para manter um mercado, em 1207, por causa de seu comercio de lã e fabricas de tecidos.

Neste dia, durante a viagem, passamos por lugares com paisagens exuberantes, vilas e estradinhas lindas, riachos e cantinhos ou cafés que, quando parávamos, não queríamos mais sair. As pessoas paravam nas ruas ou dentro dos carros para ver aquele pelotão de motos passando, pois os ingleses interioranos não estão acostumados com isto. Mesmo com a vontade de ficarmos parados curtindo os locais, seguimos e cumprimos nossa distância do dia até York.

Comento também que as estradinhas vicinais tem um asfalto perfeito, sem buracos, com curvas deliciosas de se fazer. O que mais preocupava-nos eram as sombras das arvores na estrada que atrapalhavam a visão e se ali houve-se um buraco ???? .... Mas nada de buracos e a pilotagem foi prazerosa demais para todo o grupo. Nossas mulheres na garupa, só tirando fotos e a câmera do nosso amigo Rodolfo filmando o tempo todo ,pois estava fixada com as ventosas em todos os lugares imagináveis da moto.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Dia 20 de Agosto de York para Edimburgo

Com uma parada na cidade de Durham lá pela hora do almoço. Durham é uma cidade medieval dominada pela sua catedral e um castelo, que foi o único na região, nunca conquistado pelos Escoceses, e, vale gastar um tempo circulando por lá.

Viagem de Moto Reino Unido

Este dia na chegada em Edimburgo, que já é uma cidade escocesa, estava garoando. A maioria das ruas na cidade são de paralelepípedos bem desgastados e as motos, mesmo quando paradas nos faróis de transito, escorregavam sozinhas. A tensão no grupo foi grande, todos com muito cuidado e as garupas nem piscavam, para ninguém tomar um tombo. Finalmente chegamos ao nosso hotel, um pouco estressados por causa do piso molhado.

Esta é uma condição normal da cidade e quem for de moto, deve ter muito cuidado e atenção.

Edimburgo é uma cidade bonita de se visitar, possui um castelo na parte mais alta da cidade, onde também temos o palácio da Família Real e a Rainha Elizabeth gasta muito de seu tempo nesta cidade e facilmente você pode se deparar com ela andando nos shoppings com seus seguranças a protegendo da multidão que se aproxima.

Legal também de se assistir a um show típico escocês com jantar. Existe um conjunto escocês famoso que, entre seus instrumentos, usam a gaita de fole e tocam músicas modernas famosas e fantásticas e o nome deles é Red Hot Chilli Pipers e o melhor é o Blast Live e inacreditável o que eles tiram de som com a gaita de fole.

Viagem de Moto Reino Unido

Dia 21 de Agosto de Edimburgo para Glasgow

Sem garoa no trajeto, fizemos uma parte por estradas estreitas que circundam o Lago Ness. Fomos também visitar uma das 10 melhores obras de engenharia do planeta que é a Falkirk Wheel, com seus 33 metros de altura.

A Falkirk Wheel é a única eclusa tipo roda gigante no planeta e liga o Mar do Norte ao Atlântico através dos canais de navegação existentes em todo o Reino Unido.

Imperdível de se visitar e, se houver tempo livre, recomenda-se fazer um passeio de barco que as pessoas podem utilizar a eclusa e ter a sensação de ser transportado por ela de baixo para cima e vice e versa.

Neste trajeto, também tivemos a oportunidade de visitar uma destilaria de Uísque, a John Dewar's, a bebida é boa, mas fica o aviso que duas rodas e bebida não dão certo. Então, deixamos para a noite, no Hotel em Glasgow.

Após a saída da destilaria, continuamos pelas estradinhas que margeiam o Lago Ness e nos deparamos com cada Hotelzinho de conto de fadas de tão aconchegantes, em cada cantinho indescritível. As estradas passavam por túneis de arvores, vegetação muito bonita e casas fantásticas na beira do lago. Tivemos que reduzir muito a velocidade das motos para que pudéssemos apreciar a paisagem ao máximo possível, pois estávamos cruzando o Parque Nacional pelo Queen Elizabeth Forest Park , imperdível !!!!!!!!!.

Chegamos a Glasgow com um pouco de trânsito pesado, mas sem maiores problemas para quem enfrenta o transito das maiores cidades do Brasil.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Dia 22 de Agosto de Glasgow para Liverpool

Saímos da cidade cedinho com um certo trânsito e nos dirigimos a Carlisle para entrar no Lake Districts National Park e percorrer todo o parque por uma estrada nacional / rural junto aos lagos, o que nos tomou o dia todo praticamente.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Chegamos a Liverpool , entramos no hotel, guardamos as motos na garagem, jantamos e todos nos dirigimos ao famoso The Cavern Club, exatamente aonde os Beatles começaram, tocando nas noites. O maior problema para entrar neste dia no Cavern Club, foi que estávamos exatamente na Beatles Week e festas privativas tomavam conta do lugar e ninguém entrava, mas com o jeitinho brasileiro e fala aqui e fala lá, o pessoal que controlava a entrada permitiu que o grupo entrasse na festa e aí ficamos até as 2h30 da manhã, com música e muita gente o tempo todo revivendo a época dos Beatles .

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Dica para quem for a Liverpool é não deixar de ir ao original (reconstruído) The Cavern Club e visitar também o Museu dos Beatles, aberto recentemente e, se tiver sorte, passear no Submarino Amarelo que fica no cais, perto do Museu e também visitar o estádio de futebol do Liverpool.

Nota: À Noite, saia em grupo atento e evite andar sozinho pela cidade e se for só, pegue um taxi.

Dia 23 de Agosto de Liverpool para a cidade de Douglas, Ilha de Man

Saímos do Hotel e nos dirigimos ao porto para pegar o Ferry. É impressionante o número de motocicletas no porto e de todo lugar da Europa, motos de todas as marcas, anos, modelos, motores dois tempos, quatro tempos, roncos de escape ...... uma verdadeira torre de Babel de motos, nacionalidades, etc.

O Ferry gasta em torno de 3 horas para chegar a Douglas e, em cada travessia, calculamos umas 1500 a 2000 motos espalhadas por todos os cantos.

O mais divertido é no desembarque, tem muita moto que não liga e aí todo motociclista sabe como é, cenas de chorar de rir, mas nossas BMW'S foram perfeitas o tempo todo.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Nos dirigimos ao nosso Hotel e, nas ruas, pareciamos que estávamos num museu a céu aberto, motos de todos os tipos, anos e marcas, paradas nas ruas, jardins, calçadas e até em lugares impossíveis de se imaginar.

O estacionamento de nosso hotel estava repleto de motos antigas e novas ... um verdadeiro colírio para os olhos de quem conhece motos e gosta de apreciar isto.

O nível de ansiedade do grupo estava muito alto, pois estava excedendo todas as expectativas que um motociclista poderia imaginar ... todos, todos estávamos pasmos e hipnotizados com o que estávamos vendo ao vivo.

Dias 24/25/26 de Agosto - Ilha de Man

Cedo fomos caminhando para o Grand Stand, na área reservada VIP, que não era longe do Hotel.

A movimentação era intensa em toda a área, pista, boxes, acampamentos das equipes com Honda, Kawasaki, Yamaha, Ducati e muitas outras.

Como estávamos na área VIP, nos foram fornecidos crachás para livre circulação em qualquer lugar que quiséssemos (claro, menos na pista e área de largada), até nas laterais da largada. Entrávamos nas oficinas de todos, arquibancada reservada, bebidas aos montes, lanchinhos, almoço ... tudo para a gente engordar muito e mais diversos presentinhos.

Podíamos falar com os famosos, pedir autógrafos, tirar fotos e muitas coisas mais, de livre acesso VIP.

NOTA: quem for, faça um sacrifício, mas consiga ingressos na área VIP, vale cada real gasto para isto.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido
A saída do Ferry é complicada e no porto também, pelo excesso de motos que complica o trânsito local.

Viagem de Moto Reino Unido
Visão do estacionamento do Hotel ... só um pedacinho e as Vans ali estacionadas tinham motos dentro das equipes hospedadas

Viagem de Moto Reino Unido 19
Estas Harleys vieram dos Estados Unidos para participarem da festa dos 90 anos da Classical TT

Viagem de Moto Reino Unido
Nossa turma na entrada do Camarote VIP no Grand Stand . As motos foram vencedoras em várias corridas de motovelocidade, mas claro, cada uma no seu tempo e época.

Viagem de Moto Reino Unido
Foto do grupo dentro do Camarote e em frente ao palanque, aonde vinham os famosos após cada prova serem filmados para a televisão local e imprensa.

Viagem de Moto Reino Unido
Esta moto é um verdadeiro canhão .. vejam o turbo e a entrada de ar ... ela não corre ... voa.

Viagem de Moto Reino Unido
Este é um sósia de um artista que fez um filme lá no começo dos anos 1900 - No Limit Tribute - e a moto é uma Triumph 1912. O artista sai rodando o evento com ela e funciona perfeitamente, mas eu não entendi nada das alavanquinhas que fazem ela funcionar ... fora da minha época totalmente. Vejam o site com mais histórias - www.georgeformbymotorbike.com

Viagem de Moto Reino Unido
Motos prontas, aguardando para a largada, com aquecedores de pneus, etc.

Viagem de Moto Reino Unido
Área da Kawasaki, preparando as motos para a corrida com todo o time.

Viagem de Moto Reino Unido
Este foi um campeão na Ilha em 1938, Ewald Kluge, estava lá o filho bem velhinho e as motos que o pai dele usou e estão na foto (tem mais duas a esquerda). É uma DKW Alemã, motor dois tempos e, por incrível que pareça, esta DKW hoje é a AUDI.

Viagem de Moto Reino Unido
Na foto, Giacomo Agostini se preparando para o racha e a imprensa em cima dele.

Viagem de Moto Reino Unido
Hora do jantar, mas fica a dica, quando na Ilha, faça reserva para almoço e jantar antecipadamente, pois tudo fica lotado e você corre o risco de encontrar dificuldades para comer.
É muita gente e tudo fica lotado. Se for jantar, faça a reserva no seu hotel para se garantir.

Viagem de Moto Reino Unido
Museu de Motos do Murrays. Ao centro na foto, está velho ,mais foi campeão na Ilha e hoje tem seu museu com raridades e sua oficina de motos. Quem for visite-o, mas o inglês dele tem sotaque de Manx muito forte. Prepare pelo menos duas horas lá.

Viagem de Moto Reino Unido
Este local fica no sul da Ilha e se chama Sound. Tem um centro que recebe visitas e pode-se almoçar por lá.
O triciclo antigo, coisa normal por lá ainda, é do tipo foi usado num filme famoso chamado Um convidado bem trapalhão. Vocês podem ver atrás do triciclo o primeiro canal do mar. Naquele local nenhum barco pode passar porque ali ocorre o encontro de duas correntes marítimas, formando um rodamoinho que puxa a embarcação para o fundo do mar.

Viagem de Moto Reino Unido
A roda d'água conhecida como a Great Laxey Whell na cidade de Laxey.
Vale um passeio por lá, mas fecha às 17 horas.

Viagem de Moto Reino Unido
Giacomo Agostini passeando anonimamente pelas ruas de Douglas ... mas não escapou da gente.

Viagem de Moto Reino Unido
Grand Stand, quando chegávamos de um percurso feito em toda a pista de corrida na Ilha.

Dicas:

  • Verificar tabelas de horários quando fecham todas as ruas na Ilha para os treinos e provas
  • Quando for fazer a volta, cuidado com a velocidade e acompanhe as indicações, pois há muitos policiais controlando os que querem correr e a multa é de 500 Libras no ato.
  • Melhor horário, mais tranquilo é tipo 6 horas da manhã, pois há menos gente andando no trajeto.
  • Mesmo assim, fique ligado com os que vem com o gás todo aberto atrás de você, use o espelho sempre, fique na sua esquerda e evite ser atropelado por outra moto e sofrer um acidente.
  • Lá é mão inglesa e, literalmente, você anda na contra mão e tem de estar acostumado.
  • Obedeça a preferencial nas entradas das rotatórias, pare sempre e sinalize sempre o que vai fazer .... Ajuda muito.

Viagem de Moto Reino Unido
Nossa despedida da Ilha de Man. Ao fundo, a cidade de Douglas.

Viagem de Moto Reino Unido
Giacomo Agostini em autógrafos.

Dia 26 de Agosto de Douglas para Liverpool

Pegamos o Ferry no horário programado e retornamos a Liverpool.

Dia 27 de Agosto de Liverpool para Leicester

Passamos por Birmingham para visitar o National Motorcycle Museum e pela fábrica de motos Triumph.

Museu Nacional de Motos em Birmingham, o melhor de todos e imperdível para quem gosta de motos.
Se quiser olhar com atenção tudo que tem lá dentro, prepare pelo menos um dia. Tem restaurante no local.

No museu, nunca se ouviu falar disto, mas lá tem uma Norton de motor rotativo.

Existem marcas de motos e tanta variedade que dá para se perder e os modelos começam no fim dos anos 1800 até recentemente e cada ideia de fazer a gente parar em frente e ficar pensando quem inventou isto.

Viagem de Moto Reino UnidoViagem de Moto Reino Unido

Viagem de Moto Reino Unido
Dinno Benzatti, apresentador do programa Momento Moto ficou admirado com o que encontrou de motos antigas e tudo mais, um prato cheio para quem gosta de museu de motos.

Viagem de Moto Reino Unido
Fábrica das Motocicletas Triumph, em Hinckley, perto de Leicester na Inglaterra

Dia 28 de Agosto de Leicester para Wembley

Viagem de Moto Reino Unido
Nossas companheiras de viagem pelo Reino Unido e Ilha de Man indo embora de Wembley para a Espanha

Viagem de Moto Reino Unido
Retorno ao Hotel em Wembley, de onde partimos para a viagem no dia 18 de agosto
Na foto, eu, Glauco e minha esposa Neide.

Aqui fica a saudades de um grande e maravilhoso passeio de moto, num roteiro privativo e único, preparado com muita atenção para se tornar realidade e com a participação de amigos fantásticos que nos acompanharam nesta grande aventura. Juntos, enfrentamos momentos bons e contratempos, mas ninguém se acidentou, andamos muito bem, as motos vestiram bem as nossas necessidades, nos divertimos muito e marcamos nosso tempo como o primeiro grupo a fazer este trajeto, nunca feito antes por brasileiros.

Não posso esquecer também de agradecer aqui no Brasil nossos agentes a GNC motos e a Schultz Mototurismo que muito se esforçaram com a turma da Europa para que este roteiro único e exclusivo se torna-se viável , pois ele não existia e as dificuldades foram enormes , fica aqui mais uma vez o nosso muito obrigado , e, claro ao apresentador do programa Momento Moto - Dinno Benzatti da Bandsports e sua equipe que nos acompanhou criando imagens fantásticas para que todos os motociclistas que gostam de viajar tenham a oportunidade de curtir melhor como é o Reino Unido e a Ilha de Mann.

Aviso aos que gostam de alugar moto e viajarem sozinhos: uma de nossas grandes dificuldades no interior do Reino Unido era quando, em alguns lugares, o sinal do GPS sumia nas estradas vicinais sem placas ou indicações, no meio de uma verdadeira teia de aranha de estradinhas. A coisa ficava bem difícil para todos, sem exceção, não sabendo para que lado ir. Fica aqui mais uma dica para quem for se aventurar por aqueles lados.

Matéria escrita por Glauco Carreira de São Paulo – capital com alguns detalhes da viagem para os que também gostam de viajar de moto e saibam que existe mais esta possibilidade.

Última modificação: Ter 6 Mai 2014

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
  • Nenhum comentário encontrado