A França é um dos melhores lugares do mundo para se pilotar uma motocicleta. Os percursos para se fazer são excelentes, seguros e muito prazerosos. Com uma rede de auto-estradas (limite: 130 km/h, com cobrança de pedágio, moto paga 50% em relação ao automóvel) e graciosas vias departamentais (90 km/h), percorrer o país a velocidades moderadas, apreciando regiões repletas de história e tradição é uma experiência que vale a pena ser vivida.

É impossível encontrar uma rua, estrada ou até mesmo uma viela com o asfalto em condições precárias ou com buracos, o que garante ainda mais a segurança. Assim, priorizando a integridade do motociclista, há normas rígidas de trânsito que devem ser seguidas.

Alguns equipamentos são considerados como sendo básicos para você poder circular pelas ruas e estradas de moto sem que inflija as normas de segurança francesas. São eles: capacete, botas, luvas e blusão. Contudo, para uma melhor segurança pessoal, é recomendável travar com cadeado ou acorrentar em postes e árvores a sua motocicleta. Dificilmente haverá alguma situação de assalto, mas é sempre bom se precaver.

Viagem de moto pela França

Em um contexto geral, a habilitação brasileira é aceita na França e o piloto tem que ter a idade superior a 25 anos. Mas, é recomendável a emissão da habilitação internacional, que no Brasil é emitida pelos Detrans estaduais.

Entretanto caso você não tenha carteira de habilitação de moto, você ainda terá a opção de pilotar uma scooter ou uma moto que tenha a cilindrada máxima de até 125 cc, pois não são considerados como "motocicletas" de acordo com a lei francesa.

Um dos itinerários mais procurados e realizados pelos motociclistas no verão é a costa da Bretanha (Noroeste da França), onde ficam o Monte Saint Michael e as conhecidas praias da Normandia e onde ocorreu o desembarque das tropas alianas na Segunda Guerra Mundial. A região não é aconselhada no inverno, pois chove em demasia.

Franca

Já se for à época de outono, a Borgonha, o Vale do Rio Loire ou o centro da França proporcionarão um espetáculo e uma rica diversidade de cores em suas florestas. Mas é preciso tomar cuidado com as folhas que caem das árvores e ficam no asfalto, tornando-o escorregadio pra as motos.

Para uma viagem sem contratempos é recomendável a compra de um mapa em papel na própria região que for percorrer com sua moto ou ter um GPS com mapa atualizado.

Viagem de moto pela França

Uma dica para o brasileiro que for viajar a França e deseja pilotar uma moto no país europeu é a locação de uma motocicleta, o que torna muito mais viável e fácil esse desejo, do que levar uma moto na "bagagem".

Empresas que alugam motocicletas na França:

  • Holiday Bikes - (a maior empresa de locação de motos na França.) - www.holiday-bikes.com
  • Go2rent - (A segunda grande empresa do setor) - www.go2rent.fr
  • Vtwin Passion - (especialistas em Harley Davidson) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Motostop 306 – (especialista em Honda) - www.motostop306.com
  • Business Bikes - www.business-bikes.com

Fonte: http://br.franceguide.com/

Comentários (2)

  1. Msrcondes Tavsres

Amigo fez essa viagem em quantos dias e qual o mes? Qual o custo dessa viagem? Moto, hotéis e alimentação vc poderia passar o roteiro? Desculpa as perguntas é que estou fazendo comparação de roteiros com um melhor custo benefício. Obrigado Marcondes

  1. Rômulo Provetti    Msrcondes Tavsres

Oi Marcondes, dá uma olhada nos dois links abaixo, onde publiquei os diários das duas viagens que fiz pela Europa. Tem muitas informações, roteiros e os custos detalhados. Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição www.viagemdemoto.com/viagens/141-tour-de-france http://www.viagemdemoto.com/viagens/165-peninsula-iberica

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.