Viajar de moto pela Europa foi uma experiência pra lá de inesquecível. As ótimas condições das estradas, a excelente sinalização e o pronto atendimento transmitem segurança ao viajante, seja motorista ou motociclista. Nosso roteiro, de ida e volta, foi de aproximadamente 2.000 km.

Durante a viagem, a única situação de que nos trouxe um certo risco foi durante o caminho de volta, quando enfrentamos uma chuva moderada e uma forte neblina na região montanhosa, na fronteira entre a França e Itália. Mas isso pode acontecer em qualquer lugar no mundo. Basta o viajante redobrar a atenção e não ter pressa em chegar ao destino.

Viagem Europa
Porta Galliera em Bolonha

Nas cidades, como Milão, Barcelona e Marseille, o trânsito é semelhante aos grandes municípios brasileiros. Carros disputam espaços com motos e bicicletas. O diferencial europeu, acredito eu, está na mentalidade do povo. A impressão que tivemos, tirando algumas exceções, é que existe uma cooperação mútua maior para que o trânsito flua. Notamos também que o motociclista é mais respeitado e, muitas vezes, até admirado, diferente do que ocorre aqui, onde cada vez mais somos discriminados devido a uma parcela de motoqueiros que usa o veículo de forma indevida.

Viagem Europa
Coliseu

Para aqueles que pensam em fazer o mesmo roteiro, nosso conselho é: sigam em frente, vale muito a pena! A diversidade de paisagens, culturas e línguas tornaram essa viagem marcante e inesquecível. E não se preocupem com a sinalização. As indicações e sinais de trânsito são praticamente os mesmos usados aqui no Brasil, mudando apenas o padrão de cores das placas.

Viagem Europa
Sinalização de trânsito na Europa ajuda o motorista de carro e o piloto de moto

Viagem Europa
Em Milão, após retirada da moto em Crema

Também é bom ter um conhecimento básico nas línguas dos países a serem visitados. Nas lojas de conveniência pela estrada, por exemplo, nem sempre os atendentes dominam o inglês e na maioria das rodovias existem painéis luminosos com indicações úteis, como distâncias de congestionamentos e acidentes.

Viagem Europa
Deixando a França

Viagem Europa
GPS atualizado é fundamental para orientar o motoristas durante os deslocamentos

Um bom GPS, devidamente atualizado, deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser indispensável. Viajar de moto usando guias ou mapas não é muito prático. Para aqueles que pretendem se aventurar com uma motocicleta, além da escolha de um modelo que atenda melhor suas necessidades, é indispensável também a sintonia entre o piloto e o garupa. Saber ouvir e compartilhar opiniões torna a viagem menos cansativa e bem mais agradável.

Viagem Europa
Agenor e Suzany puderam conhecer lugares como Veneza

Viagem Europa
O casal viu a Arena de Nimes, o anfiteatro mais bem preservado do período romano, construído no primeiro século dC

A única mudança que talvez faríamos seria no período do ano. De moto, a segurança não é opcional e andar sob um calor de 37°C usando jaquetas e equipamentos de proteção pode ser um pouco incômodo. Após 15 dias percorrendo o litoral europeu sobre duas rodas, podemos dizer que a experiência valeu muito a pena. Talvez a sensação não seria a mesma se tivéssemos feito a mesma viagem em quatro rodas, afinal, dentro de um carro, você admira a paisagem, mas sobre uma moto, você faz parte dela.

Para ler o relato completo da nossa viagem, visite nosso blog Eurotrip em Duas Rodas (clique no nome do blog para acessar). Para navegar, utilize o link existente no fim da página chamado Postagem mais recente.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.