Entrar

Viagem de Moto até Buenos Aires

  • Categoria: Argentina
Viagem de moto até Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires ("Bons Ares", em português) é a capital e maior cidade da Argentina, o centro cultural de maior importância do país e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.

Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, setor formado pelos bairros de Monserrat e San Telmo. A cidade começou a se construir ao redor da Praça Maior, hoje Plaza de Mayo (Praça de Maio), onde as instituições administrativas da Colônia estavam instaladas.

A partir da Praça pode-se visitar a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina, a Catedral Metropolitana, que ocupa o mesmo lugar desde os tempos coloniais, e o edifício do Banco de la Nación Argentina, o Cabildo, o edifício do antigo Congresso da Nação, onde atualmente funciona a Academia Nacional da História e, por último, a Chefatura de Governo da Cidade.

A Avenida de Maio é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico: a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros. Abaixo desta avenida corre a Linha A do metrô de Buenos Aires que, ao ser inaugurado em 1913, se converteu no primeiro da Ibero-América. Ao chegar ao final da artéria pode-se observar um conjunto de praças, decoradas com vários monumentos e esculturas, entre as quais se encontra uma cópia assinada de O Pensador de Rodin. Nas cercanias destas praças se encontram o Palácio do Congresso e o edifício da Confeitaria El Molino.

Viagem de moto até Buenos Aires, Argentina

No Centro Histórico pode-se visitar, além disso, a Manzana de las Luces, a Igreja Santo Inácio, a sede do Colégio Nacional Buenos Aires, os túneis ocultos que corriam a cidade durante a época colonial, a Praça Dorrego, onde todos os domingos se instala a famosa Feira de Antiguidades, junto de vários estabelecimentos de antiquários, um complexo jesuíta formado pela igreja de Nossa Senhora de Belém, a Paróquia de São Pedro Telmo e o Museu Penitenciário "Antonio Ballve", o Museu Histórico Nacional e o Parque Lezama.

No bairro de Recoleta se encontra uma grande quantidade de pontos turísticos de grande valor cultural, como a sede do Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Bar La Biela e o Cemitério da Recoleta, onde se encontram alojados os restos de Eva Duarte de Perón.

No bairro de Retiro pode-se visitar a estação do mesmo nome, e percorrer vários monumentos e edifícios emblemáticos da cidade, como os monumentos aos Caídos na Guerra das Malvinas ao General San Martín, assim como a Torre Monumental e o Edifício Kavanagh, um dos mais altos da cidade.

O Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires, um dos mais importantes do país, se encontra no bairro de Palermo, onde também se situam os Bosques de Palermo, o Planetário, e o Zoológico de Buenos Aires.

Outro ponto turístico de importância, dado o seu relevo cultural é a Avenida Corrientes. Nela está instalada uma grande quantidade de teatros, o Passeio La Plaza, o Estádio Luna Park, o Obelisco e o Mercado de Abastecimento.

Viagem de moto até Buenos Aires, Argentina

Próximo do centro da cidade se encontra o colorido bairro de La Boca, que constitui um emblema dos imigrantes. É um dos mais visitados pelo turismo, ainda que careça da segurança e infraestrutura como outros bairros importantes. Entre seus principais atrativos se encontra o passeio Caminito, todo o legado de Quinquela Martín no centro da Volta de Rocha, artistas plásticos, museus, teatros, a casa do Club Atlético Boca Juniors "La Bombonera". Sua Avenida e passeio portuário, a antiga ponte balsa de princípios de século XX e suas típicas construções de conventillos.

Buenos Aires é uma cidade para se degustar com calma pois ela oferece muitos atrativos, seja na culinária, na cultura, na arquitetura, no paisagismo e muito mais.

As fotos que ilustram este artigo são dos casais Mário e Kelly e Marcos Rainho e Mônica. Marcos e Mário saíram com suas motos de Belo Horizonte no dia 16 de julho passado e se encontraram com suas esposas em Florianópolis, de onde seguiram juntos para Buenos Aires, passando por Punta del Este, Montevidéu e Colônia Del Sacramento, no Uruguai.

Mônica e Kelly retornaram de avião desde Buenos Aires e Mário e Marcos estão a estrada com suas motos, uma Harley-Davidson Electra Glide Classic e uma Harley-Davidson Fat Boy, devendo chegar ao seu destino, em Belo Horizonte, até o dia 30, quando terão percorrido cerca de 6.000 quilômetros de estradas do Brasil, Uruguai e Argentina. Eles registraram o diário da viagem no blog Viagem de Moto a Buenos Aires. Clique no nome do blog para acessar os textos que foram escritos pelo Mário.

Para ler todo o relato, utilize o link existente no fim da página chamado Postagem mais recente, para navegar na ordem cronológica da viagem.

Comentários (10)

  1. Francis Henrike

Caros irmãos, parabens pela viagem...
em agosto de 2015 sairemos aqui do Sul de Minas para Buenos Aires.
Tem alguma dica específica para nós que nunca fomos para o sul ?
Até

  1. Francis Henrike    Rômulo Provetti

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, se animar vamos descer conosco.
Até bons km's

  1. Rômulo Provetti

Bacana, Job. Posta lá no fórum, em Companhia para viajar.

http://viagemdemoto.com/forum/companhia-para-viajar

Abraços e boa estrada

  1. job luis marcondes

Legal , quem quiser se juntar a mim e minha esposa, iremos para Buenos Aires em 02/01/2012, e seguiremos ate mendoza e depois a Santiago.
Tenho uma varadero 1000.

Job
magalhaes-job@ig.com.br

  1. ivan machado

ola mario que viagem em voces devem estar curtindo muito

um grande abraço

Ivan Machado

  1. Helder Castro

Sonho com esta viagem - BH-Buenos Aires - e pretendo realizá-la em janeiro 2012.
Parabéns pra vocês que se adiantaram e fizeram a viagem. Se possível, detalhem a viagem pra gente se preparar! Grande abraço.
Helder

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização