Entrar

Uspallata, uma aventura por 4 países

  • Categoria: Argentina
Viagem de moto até a Argentina e Chile

A motocicleta sempre despertou paixões e provocou desafios ao longo da sua história. Ela foi inventada, simultaneamente, por um americano e um francês, que mesmo sem se conhecerem desenvolveram pesquisas em seus respectivos países. Sylvester Roper (EUA) e Louis Perreaux (França) fabricaram um tipo de bicicleta movida a vapor em 1869. Conheçam mais sobre a História da Motocicleta.

Nos dias atuais o motociclismo evolui muito nas suas várias modalidades, seja no esporte, no hobby ou no dia a dia, realizando entregas e agilizando a vida das pessoas no tumultuado trânsito das cidades de médio e grande porte.

Aqui, a nossa "onda" é o motociclismo estradeiro e, na América do Sul, temos como referência o ícone Ernesto Guevara, que em 1951 saiu para conhecer as mazelas da América do Sul em uma Norton 800cc, com seu amigo, o argentino Alberto Granado. Essa viagem de moto foi retratada no filme Diários de Motocicleta.

Viagem de moto Cordilheira dos Andes

Longe de querer fazer história, muito menos de me tornar um revolucionário, estamos aqui mostrando possibilidades de diversão, lazer e o que é mais importante em nossa passagem sobre a terra: ter conhecimento (aventuras, experiências, bagagem, repertorio...), ter relacionamento com a vida em suas mais diferentes formas, neste grande habitat que Deus nos permite e que de fato é o maior presente que ganhamos ao longo das nossas vidas.

Vamos deixar de contorno e poesia e vamos direto à história.

No mundo moderno, os homens e suas máquinas maravilhosas são uma atração à parte e, enquanto houver vida, os desafios não param. Hoje dispomos de motocicletas mais seguras, com maior autonomia para grandes deslocamentos e com certeza, as estradas são muito melhores.

Viagem de moto Cordilheira dos Andes

Em Viçosa (MG), existe a AMO Viçosa – Associação de Motociclistas de viçosa, que é composta de vários motoclubes e, apesar de algumas divergências, a turma se reúne uma vez por mês para o chamado "meio kilim" onde cada um leva ½ quilo de carne e a festa fica boa. Estes grupos programam as suas viagens para os encontros e aventuras mais ousadas, que são motivo de grande orgulho e satisfação.

Recentemente, alguns motociclistas de Viçosa realizaram viagens, a jornada para Belém (abril/maio), a Serra do Rio do Rastro (maio), Pelos caminhos da América do Sul – Machu Picchu – 13.000 km (em execução) e agora começa Uspallata, uma aventura por 4 países (Brasil – Argentina – Chile – Uruguai), e que tem como objetivo chegar à região entre a Argentina e o Chile – povoada pela antiga civilização Inca – cujo nome significa – passagem preferida – por onde o rio Mendoza despenca pela Cordilheira do Andes em direção ao Pacífico).

Viagem de moto Cordilheira dos Andes

Eu, Fernando Xim, nesta jornada, conto com o apoio de amigos, que me toleraram ao longo da minha vida e agora, na virada dos 60 anos, podemos curtir juntos.

O projeto (intenção) é conhecer pessoas, culturas, registrar a natureza e promover o equilíbrio do ser, que se forma nas relações com o mundo. Traçar as rotas e organizar os deslocamentos foi a nossa primeira preocupação. Para isto, li muito sobre relatos de viagens nas regiões que vou passar, conversei com amigos que já fizeram o trajeto (um abraço especial para José Luis Vilhena – "o Zé Patinhas"), entrei em contato com pessoas que moram em locais por onde vou passar (Wallace Ferraz (SP)), e um dos mais interessantes relacionamentos de amizade dos últimos tempos, a exemplo de Chê, um amigo argentino Pablo Nícolas, que não vai comigo, mas vai me orientar e me apresentar aos amigos em vários pontos desta jornada.

Viagem de moto Cordilheira dos Andes

Agradeço imensamente e reverencio ao Marcos Carambola Gomide, com muita admiração por sua conduta frente ao motociclismo e pela travessia, que fez junto com a sua esposa Dorinha Gomide e o amigo João Bosco Gonçalves, no "Gate do Aconcagua", como é também conhecida a descida do Uspallata para o Chile. Uma das estradas mais lindas e perigosas do mundo – Los Caracoles. Eles desceram recentemente depois de uma nevasca, descida autorizada pelas autoridades locais, mas que pelas condições climáticas foi um dos grandes desafios desta viagem que estão realizando rumo a Machu Picchu, no Peru. A coragem destes motociclistas e as informações que me passam são de extrema importância para aliviar os percalços da viagem, principalmente neste trecho onde o clima é extremo.

Viagem de moto Cordilheira dos Andes

Agora meus amigos, aqueles que são admiradores do motociclismo estradeiro, tem um cardápio diário da nossa viagem. A partir do dia 20 de maio, estaremos atravessando distâncias, cruzando fronteiras e vamos com certeza, saborear as intempéries das pessoas e da natureza, numa viagem que eu considero um agradecimento e uma reafirmação do pensamento de que Deus nos deu o dom da vida, e eu agradeço. "My sweet Lord".

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização