Entrar

Patagônia

  • Categoria: Argentina
Viagem de moto pela patagônia - Argentina

Falar sobre a imensa Patagônia é conversa para nunca acabar. Quem vai pra lá uma vez, nunca poderá dizer que conhece a Patagônia. Eu tive o grande privilegio de rodar algo assim como 180.000 Km de moto naquele infinito deserto. Foram já 12 viagens para a Patagônia Argentina, a Patagônia Chilena e a Carreteira Austral.

As primeiras viagens foram viagens épicas. O asfalto terminava em Bahia Blanca e de ali até Ushuaia eram 2.485 Km de ripio. Em total tinha que rodar 4.970 Km.

Se hoje não existem suficientes postos de gasolina e poucas comodidades para o viajante, imaginem naquela época.

Viagem de moto pela patagônia - Argentina

Viagem de moto pela patagônia - Chile - Torres del Paine
Torres del Paine, Chile, 1991

Patagonia a camino de Ushuaia
Patagonia, a camino de Ushuaia, 1000 Km de ripio, 1992

Viagem de moto pela patagônia chilena - Cuernos del Paine
Cuernos del Paine, Patagônia Chilena 1993

Patagonia chilena El Paine 96
El Paine, Patagônia Chilena, 1996

Hoje restam apenas 145 Km de ripio, por isso me revolto quando escuto falar a alguns motociclistas sobre as enormes dificuldades dos caminhos a Ushuaia.

Por incrível que pareça em cada viagem descubro algo maravilhoso, algo espetacular que não tinha visto antes. É que a Patagônia guarda os mais belos recantos para aqueles corajosos que fogem das trilhas convencionais e dos pacotes turísticos.

Viagem de moto pela patagônia - Argentina - Fitz Roy abuelito cruza un rio helado
En el Fitz Roy - abuelito cruza un rio helado

Viagem de moto pela Patagônia

Viagem de moto pela Patagônia

Existe nessa região uma planta típica denominada Calafate e que segundo a tradição popular, quem come desse fruto, sempre volta a Patagônia. Certo ou não, eu sempre que fui lá, fiz questão de comer o fruto.....e sempre estou voltando.

Na minha última viagem uma índia me contou a lenda do Calafate e achei tão doce, tão cativante que quero aqui compartilhar com os amigos.

Segundo os índios Tehuelches, Kospi era uma bela garota que viveu tempo atrás, quando ainda as plantas não tinham flores.

Uma tarde tormentosa Kospi foi raptada por Karut, o trovão, que, enamorado pela sua beleza, fugiu com ela para o céu e a escondeu trás as montanhas, nas profundezas de um glacial.

Cheia de pânico e dor, Kospi foi se esfriando até se transformar num bloco de gelo. Assim escondida gerou a ira do Karut que pensando que tinha fugido, lançou alaridos de fúria que atraíram a tormenta. As chuvas finalmente derreteram o glacial e então Kospi se transformou em água e correu caudalosa pelas montanhas, rios e vales, até se depositar na terra.

Com o começo da primavera, Kospi quis conhecer as caricias do vento. Subiu então pelas raízes e talos da planta chamada Calafate e assomou seu belo rosto na forma de coloridas pétalas amarelas.

Comentários (8)

  1. fabricio ferreira dos santos

Fantástica a sua história, exemplo de verdadeiro motociclista. Parabéns! Quais foram as motos que você realizou nessas viagens?

  1. Adilson Ferreira Machado

Linda história do calafate, eu só conhecia a primeira parte dela, a que diz sobre voltar e pensando nisso comi algumas com segundas intenções... Sobre a Patagônia vc diz uma verdade incontestável, sempre que se volta à Patagônia descobre-se algo mais. Não fui tantas vezes quanto vc mas em em meia dúzia de viagens, posso atestar essa verdade, a última fronteira já não é a mesma! Mas continua com seus encantos... Parabéns pelas épicas viagens meu velho!

  1. PHD Jorge A. Muller

Belas imagens, vou em dez/12 p´/ lá, até...

  1. Ruiter Franco

Um gde Motociclista me postou o link deste pequeno comentário sobre o Lendário Dr. Guillermo Godoy.
Apesar de ja conhecer o site deste grande e imponente Motociclista Brasileiro, nunca é demais tornar a ler e mais ainda ler o que ainda não foi lido.
Honra-me ser um humilde motociclista que, tem como verdadeiros simbolos do Motociclistas Brasileiros Guillermo Godoy.

  1. José Otávio M. de Araújo

Quem apreciou essa reportagem e gosta de aventuras bem relatadas não pode deixar de ler alguns dos melhores livros escritos sobre motociclismo. São de autoria do meu amigo Dr. Guillermo Godoy. Possuo 3 deles, de leitura indispensável aos motociclistas de longas viagens, tanto pela ousadia quanto pelo espirito aventureiro e desbravador do autor.
Momentos de minha vida a bordo de uma Honda CBR 1000
Uma Aventura às 3 Américas
Quase do Pólo sul ao Polo Norte em duas rodas.
Em janeiro o amigo Guillermo estar'partindo para uma aventura de moto na Índia e Nepal sempre acompanhado da filha Patrícia, inseparável companheira.
Não deixe de assistir esse vídeo que engloba 6 viagens de 150.000 km
http://tripwow.tripadvisor.com/tripwow/ta-034b-6dc0-ab4e?lb
Como comprar os livros “Quase do Pólo sul ao Pólo norte em duas rodas” (lançamento) 50,00 Rs (mais 8,00 Rs de frete)
Epopéia de uma viagem maravilhosa cheia de acontecimentos, ruins e bons. (423 páginas, mais de 300 fotos coloridas)
“Momentos da minha vida a bordo de uma CBR 1000” 35,00 Rs (mais 8,00 Rs de frete)
É o relato emocionante de uma viagem de 18.000 Km através da Patagônia argentina e chilena e Carretera Austral. Uma viagem que inesperadamente se estende até a Antártida e Deserto do Atacama.
“Viajando pela Rota Transiberiana” 45,00 Rs (mais 8,00 Rs de frete)
É o relato de uma viagem de quase 60.000 Km através de quatro continentes, África, Ásia, Europa e América. Foi uma aventura tragicômica; trágica por conta da perseguição quase cinematográfica da KGB e que terminaria com minha prisão numa cárcere de Moscou, e cômica por conta das manobras e atitudes desastradas do meu companheiro de viagem.
Visite o Site (WWW.godoy.abrme.com.br), veja mais detalhes sobre os livros e as fotos das suas viagens pelos 5 continentes.
Aos amigos do site VIAGEM de MOTO, grato pela oportunidade de divulgar as aventuras desse MOTOCICLISTA com letras maiúsculas. Fraterno moto abraço a todos, Gugu - Taubaté/SP

  1. Lang

Meu Amigo!!! Viagens como estas em cima de uma 7 galo ??? Caracas meu !!!
Parabéns Sr. Godoy "SR. Aventura".

  1. Vera Helena

Aiii, Siimmm...
Viagem dos sonhos com muita perfeição:
Homem, Máquina e Natureza.

  1. defaria

eh godoy, voçe ta com este virus de viaja, ainda mais de moto, parabens.. muito bacana se relato...

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização