Viagem de moto Deserto do Atacama

Somos Rosana e Luciano, recifenses, que percorremos com nossa moto Honda CB 500X um total de 14.875 km de estradas de vários estados brasileiros e cinco países durante 29 dias do mês de janeiro passado

Poder vivenciar a estrada de moto não tem preço! Muitas vezes somos chamados de loucos, aventureiros e metidos, rsrsrs. São muitos os adjetivos, mas o melhor deles é: “motociclistas”. Pessoas que têm na sua motocicleta a possibilidade de desbravar estradas e fazer parte da paisagem.

Vamos descrever para vocês um resumo dessa nossa viagem de moto.

Saímos de Recife para a Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Foz do Iguaçu no Paraná. Lá desfrutamos as belezas das Cataratas e visitamos a Ciudad del Este no Paraguai. Enchemo-nos de energia e continuamos a jornada em direção à Argentina. Dias depois chegamos a Tilcara, nos Andes argentinos. Nesse percurso enfrentamos muitos desafios: estrada ruim em Monte Queimado e muita chuva, mas a alegria de estar na estrada realizando um sonho, compensa todas as dificuldades.

E seguimos nossa viagem de moto. Subimos a Cuesta de Lipán, que nos levou a 4170 metros de altitude. Passamos pelas Salinas Grandes, na região noroeste da Argentina, que fica a uma altitude média de 3450 metros acima do nível do mar, e lá o Luciano sofreu com a altitude: dores de cabeça que o acompanharam até a fronteira com o Chile, no Paso de Jama. Lá descobrimos que havia um hotel no posto de gasolina e tivemos a chance de fazer novas amizades, que mantivemos após a viagem, e uma delas, foi um casal de Goiana que nos acompanhou pelos três dias seguintes.

Enfim, Chile. O terceiro país da nossa Expedição do Atlântico ao Pacífico. Entramos por San Pedro do Atacama, destino de muitos viajantes, cidade atrativa e muito cara, principalmente por ser cidade base para os passeios pelo Deserto do Atacama. Curtimos um pouco a cidade e seguimos para nossa meta: La Mano del Desierto, escultura no meio do deserto, que nos deu a sensação de dever cumprido, pois lá tivemos um momento para homenagear o nosso amigo Milton, ex-presidente do nosso motoclube, Gaviões do Bitury, que viajaria conosco. Nós o levamos conosco. Abrimos um banner e gravamos uma mensagem.

Viagem de moto Deserto do Atacama

De lá seguimos para Antofagasta e no dia seguinte, um chileno nos orientou sobre uma estrada para Taltal, de ótima qualidade e margeando o oceano Pacífico. Por lá, fomos deslumbrados com montanha, deserto e mar. Incrível.

Continuamos pelas estradas nos dias seguintes: Pernoitamos em Coquimbo, uma cidade na costa chinela, onde pudemos conhecer a Cruz do Terceiro Milênio e presenciar o pôr do sol no pacífico.

Muitas foram as cidades e lugares que conhecemos no Chile: Copiapó, Viña del Mar e Santiago, por exemplo. Na ruta CH-60, percorremos os incríveis Los Caracoles, uma das estradas mais lindas do mundo, na fronteira entre a Argentina e o Chile. Passando a fronteira, seguimos para Mendoza na Argentina. Nesse dia vivenciamos uma série de sensações, cortando as montanhas por entre túneis e ainda a possibilidade de estar próximos ao monte Aconcágua.

Atravessando a Argentina, chegamos a Buenos Aires, cidade repleta de encantos, onde encontramos conterrâneos e uma argentina descendente de pernambucanos. Muita alegria para uma só viagem.

O percurso nos levou para o 5º país da viagem: o Uruguai. Montevideo, com sua beleza clássica e Punta del Este com sua exuberância moderna e sua escultura de Los Dedos.

De volta ao Brasil via Chuí, seguimos retornando para casa. Mas faltavam 4.388 km até Recife.

Passamos também pela Serra do Rio do Rastro, a última meta da viagem. Isso feito, fomos para casa, de alma repleta de alegria e de conquistas. Portanto acredite: para viver seu sonho, queira, planeje e vá. Viva o agora!

Temos também um canal no youtube onde postamos todas as nossas viagens: Rosa e Lu na Estrada

Comentários (2)

This comment was minimized by the moderator on the site

Tenho uma cb 500x e estou programando este sonho. Sou de Serrinha BA perto de feira de Santana. Precisava saber as cidades percorridas e detalhes desse sonho . Se puder me envie danielrocha88@gmail.com

This comment was minimized by the moderator on the site

Valeu ,obrigada! O nome do Motoclube é Gaviões do Bitury MC

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia