Casal português faz viagem de moto pela América do Sul e lança revista

Após uma viagem de 22 mil quilômetros, durante a qual se aventuraram de moto durante seis meses através de sete países da América do Sul, Anabela e Jorge Valente decidiram criar a sua própria revista. A “Diaries of” (“Diários de”) é uma revista de viagens, em inglês, que reúne as suas histórias e as de outros viajantes que conheceram.

“O nosso objetivo não é criar um guia turístico clássico, mas fazer um relato de histórias, não apenas das nossas histórias, mas também de outros viajantes que encontramos no caminho. Como muitos deles são também bloggers, conseguimos obter das pessoas excelentes fotos e os seus próprios textos. Aliás, um dos viajantes com quem nos cruzamos era mesmo repórter da National Geographic”, conta Anabela, explicando que ambos tiveram que obter uma licença sabática de seis meses para poder concretizar a longa viagem.

Anabela nasceu em Oliveira de Azeméis em Portugal, tem 41 anos e vive em Luxemburgo há 14. Concilia a actividade de diretora de operações numa empresa de propriedade intelectual com a de chefe de redação da revista. Foi em Luxemburgo que, há 11 anos, conheceu Jorge. O diretor de arte da revista tem 36 anos, nasceu em Ettelbruck, é grafista de formação e trabalha há cinco anos no departamento de comunicação da Cruz Vermelha luxemburguesa. Além dos cargos que exercem na revista, ambos escrevem e tiram fotos para a publicação, que, como eles, percorre o globo.

Entre as viagens que fizeram, ambos dizem que o continente que mais os impressionou foi a Antárctida. “É muito especial, é algo completamente diferente, pois é um continente que não está habitado por pessoas – ou pelo menos de forma permanente. Não está estragado nem poluído, até a luz é diferente, parece não haver dia nem noite”, dizem. Mas recordam também as “trocas e experiências humanas” noutros países.

“Um dos episódios que mais nos marcou nesta viagem pela América do Sul foi quando passávamos por Bahia Blanca, na Argentina. Fazia cerca de 40°C, era um domingo e estava tudo deserto. Nós procurávamos uma oficina para fazer a revisão da moto. Parados num semáforo, perguntamos a um senhor que estava em um carro ao lado onde era o centro da cidade. Ele indicou-nos a direção, dizendo que também era motociclista e que gostava bastante da nossa moto. Acabamos por encostar no meio fio para conversar e percebemos então que ele sabia bastante de mecânica de motos. Acabou por nos orientar até o camping mais próximo, adiantando que no dia seguinte iria nos buscar para nos levar até sua casa, onde poderia reparar a moto. E assim foi, acabamos por fazer a revisão da moto em sua casa. Conhecemos a família e ficamos dois dias na casa dele. Saímos lavados em lágrimas. Foi emocionante conhecer aquela família, para quem a amizade é uma dádiva, o simples dar sem receber nada em troca”, recorda Jorge, que ainda mantém contacto com a família.

Viagem de moto pela América do Sul

Anabela e Jorge Valente fizeram uma viagem de 22 mil quilômetros, aventurando-se de moto durante seis meses através de sete países da América do Sul.

Apaixonados pelas viagens e pelas motos, conseguiram concretizar o projeto da revista graças ao financimento participativo (“crowdfunding”) em Luxemburgo. Acabaram por obter um apoio financeiro inicial de 3.500 euros para o primeiro número da revista, tendo o total do investimento chegado aos 6 mil euros.

O primeiro número, que saiu em 2014, foi dedicado ao Chile. O próximo número, previsto para Abril/Maio, é dedicado à Argentina, estando Portugal e Luxemburgo também previstos como temas de futuras edições.

Um dos objetivos dos autores da revista é “conseguir assinantes e anunciantes para perenizar o projeto”. Esta “aventura” editorial de mais de 160 páginas, ricas em fotos de paisagens deslumbrantes, “é um projeto que tem tudo para vingar no mercado, pois o feedback tem sido muito positivo.”, garantem. Outro objetivo é traduzir a revista para outras línguas.

A revista “Diaries of” tem uma edição limitada de mil exemplares e pode ser adquirida no site www.diaries.lu.

Fonte: www.wort.lu

Última modificação: Seg 13 Fev 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres

Conteúdo relacionado - América do Sul