Entrar

Viagem de moto ao Salar de Uyuni - Bolívia

  • Categoria: América do Sul
Viagem de moto Salar de Uyuni Bolívia

Um grupo de oito amigos está acabando de realizar uma viagem de moto que começou no dia 2 de janeiro. Como destino, o Salar de Uyuni, com passagem pelo Deserto do Atacama. O grupo veio de três cidades distintas de São Paulo e Paraná e se reuniu em Londrina. De lá foram em direção a Foz do Iguaçu, por onde entraram na Argentina, passaram pelo Chaco e chegaram a San Pedro de Atacama pelo Paso de Jama. No dia seguinte eles foram com jipes alugados até o Salar de Uyuni, onde viram as paisagens mais espetaculares da viagem. Depois retornaram ao Brasil passando pelo Paraguai.

O grupo é formado por Antônio Mário (Toni) e Juliana, de Campinas, SP, que viajam em uma BMW e Otávio e Inha de Londrina, PR, numa VStrom. O Zé Mauro, Suzana, Pedro e Amanda vão de apoio para o grupo em uma caminhonete e partiram de Bauru, SP.

Os relatos são feitos a seis mãos, por Toni, Juliana e Otávio, cada um com suas impressões que complementam uma bem contada viagem por lugares belíssimos, boa parte familiares à memória.

Viagem de moto Salar de Uyuni Bolívia

Verdadeiramente emocionante a descrição do encontro do grupo com o Salar de Uyuni, feito pela Juliana, quando ela viu a primeira imagem deste artivo (clique nas fotos para ampliar), depois de muitas dificuldades causadas pelo mau de puno: “Sobrevivemos para contemplar o espetáculo mais fabuloso que tive o prazer de ver: o nascer do sol refletido no salar. Salar que estava molhado pelas chuvas do dia anterior! Que segundo ouvimos estava seco antes... Quanta sorte. E ao descer no salar, com o sol começando a aparecer do meu lado direito, eu não sabia mais para onde eu olhava. A imensidão branca que nos cercava, o sol surgindo ou quando me deparei com a parte molhada e vi que os jipes parados a nossa frente, não eram mais dois, mas sim quatro, por que refletidos como espelhos, formavam uma imagem que eu jamais irei esquecer. O sol, as montanhas, as pessoas, que como crianças brincavam com suas imagens refletidas, tudo, tudo isso me fez chorar. E só então entendi porque tive que buscar meu Salar...”

O Toni também ficou muito impressionado com o que viu: “... saímos do hotel por volta de cinco da manhã justamente para isso. Havia chovido barbaridade na noite anterior. O telhado do hotel de sal, fixado por pedras, tremia por causa do vento. Até nos recomendaram que fechássemos todas as portas, para evitar que o telhado levantasse voo. Fiquei um tanto apreensivo com a possibilidade de a chuva estragar o passeio. O que eu não sabia é que a chuva, ao invés de estragar, estava construindo o cenário do mais belo nascer do sol que tive oportunidade de presenciar em minha vida. E digo sem medo de errar: nunca mais verei outro nascer do sol como esse da Bolívia.
O sol nasceu para cima e para baixo. Em duplicata. Cada raio refletido no chão branco do salar, revestido pela água da chuva da noite anterior. Todos ficaram absolutamente sem palavras. E emocionados.

As fotos ... apenas dão uma idéia de tudo aquilo. É preciso vivenciar esse momento para perceber tamanha beleza.”

Vale a pena uma leitura nos relatos feitos pelo grupo através do blog CDF Motoblog.

Viagem de moto Salar de Uyuni Bolívia

Comentários (3)

  1. paloma

hola, eu tenho uma bmw gs 800 e meu namorado uma ducati mt 1200. estamos indo do brasil ao atacama de moto e voltando pelo salar de uyuni - bonito - SP.
Mas a duvida é sobre o tipo de pneu. o meu é um scorpion misto 170/50. será que precisamos trocar os pneus para esta parte especidica da...

hola, eu tenho uma bmw gs 800 e meu namorado uma ducati mt 1200. estamos indo do brasil ao atacama de moto e voltando pelo salar de uyuni - bonito - SP.
Mas a duvida é sobre o tipo de pneu. o meu é um scorpion misto 170/50. será que precisamos trocar os pneus para esta parte especidica da travessia?

Obrigada =)

parabens pela viagem

Ler Mais
  1. Paloma Zaragoza    Rômulo Provetti

Valeu Romulo pelas dicas!

estamos animados!

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização