Entre os dias 4 e 23 de maio passado, eu meu amigo de serviço, Márcio Garcia, fizemos uma viagem com nossas motos Honda XRE 300, percorrendo as estradas de seis países, totalizando 9.845 km. O objetivo da viagem era chegar a Machu Pucchu no Peru, então, além do Brasil, passamos pela Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.

Não só no destino, mas em todos os países que passamos tivemos a oportunidade em conhecer lugares fantásticos, como o Deserto do Atacama no Chile e o Lago Titicaca no Peru, bem como seu povo, cultura, língua e culinária.

Com essa grande aventura, pudemos mostrar para todos que é possível fazer uma viagem de longa distância, mesmo com motos de média cilindrada como foi o nosso caso.

Viagem de moto pela América do Sul

Fomos instigados, aumentando nossa vontade incontrolável de fazer jus à uma das frases de Amyr Klink:

"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu".

Mal chegamos e já estamos estudando a próxima aventura, que muito provável será para Ushuaia no extremo sul da Argentina.

Leia o diário completo da viagem no meu blog Diários de XRE 300, onde eu publiquei informações sobre o planejamento, o dia a dia na estrada, dicas e muitas fotos.

Seguem algumas das fotos que tiramos dos lugares que visitamos.

Mais detalhes – Desbravadores da América com XRE 300

  • Motociclistas: João Marcos Maceno e Márcio Garcia
  • Motocicletas: Honda XRE 300
  • Distância percorrida: 9.845 Km
  • Duração: 19 dias
  • Período: de 04 a 23/05/2014
  • Estados Brasileiros percorridos: Mato Grosso do Sul e Paraná
  • Países percorridos: Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Peru, e Bolívia

Roteiro:

  • 1º dia - Três Lagoas - Foz do Iguaçu - 759 km
  • 2º dia - Foz do Iguaçu - Corrientes - 647 km
  • 3º dia - Corrientes - Monte Quemado - 445 km
  • 4º dia - Monte Quemado - Purmamarca - 480 km
  • 5º dia - Purmamarca - Calama - 550 km
  • 6º dia - Calama - Arica - 596 km
  • 7º dia - Arica - Arequipa - 425 km
  • 8º dia - Arequipa - Cuzco - 612 km
  • 9º dia - Cuzco - Urubamba - 50 km
  • 10º dia - Urubamba - Puno - 427 km
  • 11º dia - Puno - La Paz - 250 km
  • 12º dia - La Paz - Tacna - 546 km
  • 13º dia - Tacna - Iquique - 367 km
  • 14º dia - Iquique - San Pedro de Atacama - 489 km
  • 15º dia - San Pedro de Atacama - Salta - 629 km
  • 16º dia - Salta - Roque Saenz Peña - 650 km
  • 17º dia - Roque Saenz Peña - Asuncion - 505 km
  • 18º dia - Asuncion - Foz do Iguaçu - 333 km
  • 19º dia - Foz do Iguaçu - Três Lagoas - 759 km

Comentários (19)

  1. ELEANDRO ROSA DA SILVA

Boa noite, cheguei essa matéria pq estava pesquisando sobre equipamentos para XRE, tenho uma Rally 2016, e viajo bastante aqui pelo meu estado ( Rio Grande do Sul) estou me programando para ir a Ushuaia já faz algum tempo, mas me falta é parceria para empreitada, a esposa até me libera mas não, vai. Agora em Janeiro/19 vamos fazer uma trip pelo litoral uruguaio e Buenos Aires, acredito que em.Fevereiro se tudo der certo irei ao Ushuaia sozinho mesmo, me esse roteiro que vocês fizeram achei show de bola, mas achei o cronograma meio apertado. Vocês não passaram duas noites na mesma cidade nunca? Que eu mal pergunte em.quanto ficou o gasto total de vocês nessa viagem? Parabéns e bora rodar de XRE

Se alguém quiser encarar a empreitada de Ushuaia, entra em contato pelo e-mail ou redes sociais
eleandro.estradas@hotmail.com
https://www.facebook.com/eleandro.rosadasilva
Instagran.: @eleandrorosadasilva

  1. Thiago Valério

Opa tudo bem? Primeiro quero parabenizalos pelo projeto fantástico, e depois gostaria de saber os detalhes técnicos da viagem se possível. Estou com um projeto de ir a patagônia argentina também, por isso queria saber como foi o desempenho na viajem da XRE se a moto aguentou numa boa, qual foi a faixa de gasto com petróleo e estadia? E se foi necessário algum reparo fora do Brasil, ou se é possível fazê-lo? E por fim como foi sua preparação com equipamentos e acessórios? Obrigado!

  1. João Marcos Maceno    Thiago Valério

Oi Thiagão, blz?

Com maior maior prazer, podemos lhe ajudar sim. Vamos lá:

A moto é show, não deu nenhum problema. Sugiro que vc vá em média 100 km/hora, pois assim a autonomia será melhor e vc aproveitará melhor a vista (que são de tirar o fôlego). Ela fez em média 22 km/litro devido a altitude. A gasolina não vai estar tão diferente do que a nossa não. Considere o litro á R$ 4,50, assim vc não será surpreendido. Revisão normal antes de ir, trocando óleo e filtro. Sugiro que vc leve óleo para trocar a cada 3.000 km (se a sua XRE for de 2017 pra cá). Mas, confira o nível do óleo antes de sair de cada lugar. Acessórios normais sem muita perfumaria kkkk. Compressor de ar (desses pequenos), coloque vacinas nas câmaras de ar, chave de roda, alicate, etc. Eu sempre levo aquelas abraçadeiras de nylon, eu conheço por "enforca gato" kkk, sempre ajuda. No mais é isso meu caro. Espero ter ajudado. Quando for nos avise para irmos acompanhando.

  1. Leonardo Cordeiro

Putz!!!, vcs estão de parabéns!!!,
Já tive uma XRE300, e estou adquirindo outra de tanto que amo esta moto.
Por favor me mantenham informado quanto a próxima trip.

  1. João Marcos Maceno    Leonardo Cordeiro

Olá Leo blz? Comprou a XRE? Qual destino que vc irá?

Abs amigo

  1. Giovani Urio

Olá Maceno, fiquei interessado em seu itinerário e material que pesquisou, poderia me enviar por email para um futuro projeto de viagem segue meu email. giovaniurio@hotmail.com. obrigado, abraço.

  1. Marcio Garcia    Giovani Urio

Correção do telefone para contato: 67 9263-8557

Abrçs.

  1. Marcio Garcia    Giovani Urio

Olá Giovani Urio, eu sou o Marcio Garcia que participou desta expedição em Maio do ano passado... vamos fazer uma expedição em Junho 2016 ( Provável data aguardando apenas confirmação dos participantes pois todos tem que programar as ferias do ano que vem em seus respectivos trabalhos ), e nessa expedição do ano que vem o qual o Joao Marcos também irá participar iremos passar por parte deste trecho. O Principal destino da expedição é o Deserto do Atacama. não vamos no Peru, mas iremos passar por varios paises, Uruguai, Argentina ( Buenos aires e rota do vinho - Mendoza ), Chile ( Deserto do Atacama ), Paraguai. Se interessar em planejar conosco e participar desta me adiciona no whats app (67) 9263-85557 ou então nos acompanhe na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/desbravadoresdaamerica?ref=bookmarks

Até o presente momento vamos em 3 motos Honda XRE300 e 01 Honda CB300. Mas para participar pode ser qualquer moto de média cilindrada para cima.

Abraço.

  1. Júnior

Oi João Marcos, moro em Mossoró no Rio Grande do Norte, tenho uma XRE 2011 e tenho muita vontade de fazer uma viagem dessa. Já fiz viagens por perto, e no dia 30 de dezembro fui, com minha esposa, até a cidade de Piranhas/AL (2.000 km ida e volta - 6 dias) na "Possante". Acho que peguei o "vírus" de viajante de moto. Já curtia "off-road", pois tenho um Troller, mas nada se compara a sensação do vento no rosto e de liberdade que a moto nos dá. Em janeiro estou pensando em mandar a "Possante" para Porto Alegre numa cegonha, e ir de avião até lá, para fazer o percurso narrado no "DIÁRIOS DE XRE". Manterei contato pra pegar mais dicas. Abraço.
Jr.

  1. Marcio Garcia    Júnior

Correção do telefone para contato: 67 9263-8557

Abrçs.

  1. Marcio Garcia    Júnior

Olá Junior, eu sou o Marcio Garcia que participou desta expedição em Maio do ano passado... vi no seu relato acima que citou que esta pensando em fazer uma viagem para o mesmo lugar que nós pretendemos ir ano que vem em Junho 2016, então fica o convite caso se interesse em compartilhar desta aventura com outros aventureiros rsrsrs.... vamos fazer uma expedição em Junho 2016 ( Provável data aguardando apenas confirmação dos participantes pois todos tem que programar as ferias do ano que vem em seus respectivos trabalhos ), e nessa expedição do ano que vem o qual o Joao Marcos também irá participar iremos passar por parte deste trecho. O Principal destino da expedição é o Deserto do Atacama. não vamos no Peru, mas iremos passar por varios paises, Uruguai, Argentina ( Buenos aires e rota do vinho - Mendoza ), Chile ( Deserto do Atacama ), Paraguai. Se interessar em planejar conosco e participar desta me adiciona no whats app (67) 9263-85557 ou então nos acompanhe na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/desbravadoresdaamerica?ref=bookmarks

Até o presente momento vamos em 3 motos Honda XRE300 e 01 Honda CB300. Mas para participar pode ser qualquer moto de média cilindrada para cima.

Abraço.

  1. João Marcos Maceno    Júnior

Bem vindo a família amigo. Pode contar comigo para ajudar no que for necessário. Abs

  1. Fernando Tarrago

Olá qual estradas vocês pegaram? teria como mandar o etinerario por email estou pensando em fazer isso ano que vem ai estou vendo as possibilidades e tal...e uma dica de quem já foi é uma grande ajuda

  1. Marcio Garcia    Fernando Tarrago

Olá Fernando, eu sou o Marcio Garcia que participou desta expedição em Maio do ano passado... vi no seu relato acima que citou que esta pensando em fazer uma viagem este ano, eaí já fez? Fica aqui o convite caso se interesse em participar de uma aventura com outros aventureiros rsrsrs.... vamos fazer uma expedição em Junho 2016 ( Provável data aguardando apenas confirmação dos participantes pois todos tem que programar as ferias do ano que vem em seus respectivos trabalhos ), e nessa expedição do ano que vem o qual o Joao Marcos também irá participar iremos passar por parte deste trecho. O Principal destino da expedição é o Deserto do Atacama. não vamos no Peru, mas iremos passar por varios paises, Uruguai, Argentina ( Buenos aires e rota do vinho - Mendoza ), Chile ( Deserto do Atacama ), Paraguai. Se interessar em planejar conosco e participar desta me adiciona no whats app (67) 9263-8557 ou então nos acompanhe na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/desbravadoresdaamerica?ref=bookmarks

Até o presente momento vamos em 3 motos Honda XRE300 e 01 Honda CB300. Mas para participar pode ser qualquer moto de média cilindrada para cima.

Abraço.

  1. João Marcos Maceno    Fernando Tarrago

Olá Fernando, com maior prazer, me passe teu e-mail que te mando mais detalhes.

  1. Renato Pinto De Resende

Muito massa a viagem,como foi o comportamento das motos xre? A segurança na estrada, a recepção por onde passaram,transito...

  1. João Marcos Maceno    Renato Pinto De Resende

Olá Renato tudo bem? Sobre as motos o único incidente foi o retentor da bengala da moto do Márcio que estourou, fora isso foi tranquilo. Antes de viajar fizemos um manual sobre toda a rota, me passe teu e-mail que vou te mandar mais detalhes. Sobre o trânsito nas rodovias foi tranquilo, porém, dentro de algumas cidades foi tenso como por exemplo: La Paz (BOL), Juliaca (PER). A dica é ter um GPS ou pagar um taxi para te levar até o hotel, assim vc não perde tanto tempo. Uma outra boa dica é usar capacete articulado, pois constantemente vc precisa pedir informação e o tira e coloca capacete toda hora não dá. Abs amigo!

  1. rodrigo

Parabéns amigos. Em novembro fui ao Atacama de xre com a minha esposa. Inesquecível.

  1. João Marcos Maceno    rodrigo

Legal Rodrigo. Eu estou tentando convencer minha esposa fazer uma viagem até Colônia del Sacramento no Uruguai agora em abril. Vc foi pela Bolívia até o Atacama?

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.