Entrar

Viagem de moto até o Deserto do Atacama

Viagem de moto até o Deserto do Atacama

Viajar em uma motocicleta sempre me fascinou. Algumas coisas na vida a gente simplesmente se apaixona e não sabe exatamente o porquê. Desde que tirei minha licença, em 2004, talvez até um pouco antes, quando ainda com menos de 18 anos, pedia recorrentemente a meu primo Alex as primeiras aulas informais.

A motocicleta, em um primeiro momento e para preocupação de meus pais e muitos familiares, veio com a desculpa de que era o modo de transporte mais econômico e que eu poderia bancar na época para deslocamento para o trabalho e namoro, e às vezes, me arriscava em pequenas viagens nos finais de semana. A verdade mesmo era que sempre me encantei com como essas máquinas tão pequenas podem nos levar tão longe. E foi em uma destas pequenas viagens, nos arredores de Belo Horizonte, em uma estrada no meio de dois pastos, que descobri tamanha paixão.

Normalmente, trabalho toda a semana e tenho o sábado e domingo para descanso, quando as coisas vão bem. E são esses dias que tenho para passear de moto. Quem mora em Belo Horizonte sabe como é agraciado por estradas secundárias cobertas de montanhas que deixam qualquer um de boca aberta. A região de Casa Branca (Serra do Rola-Moça) e serra da Moeda costumam ser as primeiras rotas em que se pode admirar uma natureza esplêndida! E quem passa por ali sabe que, em uma ou duas viagens, não é possível absorver tanta beleza. E por isso, durante muitos anos, já me peguei redescobrindo a mesma rota com um olhar diferente.

Quando comecei a perambular nos finais de semana, tinha uma moto de 125cc e um dia resolvi ir mais longe: fui a Ouro Preto! 100 km de Belo Horizonte e ganhei o mundo! Fui aumentado as cilindradas e também os quilômetros. Passei a ir nos encontros de Tiradentes, e de pouco em pouco me atrevia mais e mais.

Mais tarde, um pouco mais velho, começou um desejo de sair do país em uma motocicleta. O sonho "Atacama" estava nascendo e de pouco em pouco fui me preparando para alcançá-lo.

Tive muitos motivadores dos quais quero destacar o Rômulo Provetti (seus livros foram meu primeiro contato com alguém que já havia viajado e se aventurado), e os amigos que fiz no Dragões das Gerais MC, entre eles o Rui Babosa (que fez uma viagem longa ao Alaska em uma Harley) e o casal Hermes Dutra e Leda Vilela, nossos padrinhos de motoclube, que com muita experiência e bagagem nos apoiaram na empreitada.

Planejamento da viagem

Viagem de Moto Deserto do Atacama 00 02

Santana havia planejado uma viagem para Uruguai com um casal de amigos e estávamos no tradicional pastel Paineiras (Itatiaiuçu - MG) em um passeio curto e agradável com as motos em um domingo para um bom papo. Após ele apresentar o planejamento e eu querendo entrar na conversa, perguntei algo sobre duração, quando iriam partir e papo vai, papo vem soltei:
- "Este roteiro é bem legal! Vou querer ir um dia. Mas meu sonho mesmo é ir até o Atacama."

Uma semana depois, numa quinta feira, Santana estava no bar Ali-ba-bar (nosso ponto de encontro para tomar uma gelada e encontrar os amigos) e me ligou no celular:
- "Prata! É seu sonho mesmo conhecer o Atacama?"
- "Oi Coronel Santana! Claro!"
- "Então vou planejar uma outra viagem com você! Vou ligar também para Fernando Porto."

Pronto! Fiquei super feliz e a partir de então começamos os preparativos. Santana havia ligado para mais um grande amigo, Fernando Porto, que também se animou com a ideia! Algumas semanas depois fizemos nosso primeiro encontro de planejamento na casa do Santana.

Infelizmente, mais tarde, por motivos particulares e de trabalho, Fernando Porto nos deu a notícia que não poderia nos acompanhar. Perdíamos um grande companheiro para a viagem. Iria fazer falta!

Planilhas utilizadas no Planejamento da viagem

Planejamento viagem de moto Atacama

Planejamento viagem de moto Atacama

Clique sobre as imagens das planilhas com o botão direito do mouse e salve em seu computador para melhor visualização.

Comentários (1)

  1. Gustavo Prata




Obrigado pessoal! Ficou ótimo!!

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização