Entrar

Deserto do Atacama

Viagem de moto até o Deserto do Atacama

Viajar em uma motocicleta sempre me fascinou. Algumas coisas na vida a gente simplesmente se apaixona e não sabe exatamente o porquê. Desde que tirei minha licença, em 2004, talvez até um pouco antes, quando ainda com menos de 18 anos, pedia recorrentemente a meu primo Alex as primeiras aulas informais.

1º dia - Belo Horizonte - Araraquara

Saímos de Betim às 7h30 da manhã, com comissão de despedida do nosso grande moto clube Dragões das Gerais MC. Estiveram presentes: Presidente Oliveiro, Comte. Hermes e Leda (nossos padrinhos), Comte. Alexandre Agostinho, Comte. Fernando Porto e os pais da Nat.

2º dia - Araraquara - Imbituva

Saímos de Araraquara com tempo nublado para continuar nossa viagem de moto. A partir de Jaú, o sol saiu de com força e fez muito calor durante o dia inteiro, sem nenhuma gota de chuva.

viagem de moto até o Deserto do Atacama

3º dia - Imbituva - Dionisio Cerqueira

Acordamos às 6h e a primeira tarefa do dia foi cuidar da cavalaria, que tinha deixado de fazer no dia anterior. Segundo ensinamento militar do Coronel Santana, antes de você, cuide dos seus cavalos. Após lubrificar as correntes da moto, tomamos café e preparamos a partida.

4º dia - Dionisio Cerqueira - Posadas

Levantamos tranquilos, tomamos o café sem pressa e depois iniciamos a nossa viagem de moto. A imigração foi tranquila, fizemos câmbio a 5 pesos por 1 real e sentamos o pau nas máquinas. A primeira rodovia da Argentina que passamos, sob um céu de brigadeiro e sol de nordestino, foi a ruta 17 até Eldorado.

5º dia - Posadas - Roque Saenz Peña

Acordamos cedo para fugir da chuva e saímos com as botas molhadas do dia anterior. A viagem foi tranquila até Corrientes, mas perdemos 2 horas na cidade procurando o adaptador de tomada argentino, que também não achamos. Então, Santana prometeu resolver com uma gambiarra de padrão internacional.

6º dia - Roque Saenz Peña - Chaco - San Salvador de Jujuy

Pensa numa reta grande e uma curvinha, agora pensa uma reta maior, depois outra curvinha suave, depois outra reeeeeta e lá vai 4 horas. Pensa em sol forte! Muuuito forte! Pensa num calor forte! Muito forte! Agora pensa na reta, no calor e no sol. Foi a melhor definição que encontrei para o trecho entre Roque Saenz Peña e Jujuy. Depois de quase 8 horas deste jeito, chegamos bem, mas muito cansados. O final foi gratificante.

Viagem de moto pelo Deserto do Atacama

10º dia - San Pedro de Atacama - Antofagasta

O dia anterior foi de bastante aventura pelo Deserto do Atacama. Santana fez o passeio até o Salar de Tara. Nat e eu fomos pela manhã visitar os Geisers Del Tatio e à tarde fomos ao Vale da Luna. Muito frio pela manhã e muito sol a tarde. Fomos de -1 a 35 graus.

viagem de moto até o Deserto do Atacama

11º dia - Antofagasta - Bahia Inglesa

No dia anterior não tinha água quente e Nat não gostou. Lógico, trocamos de quarto. No dia seguinte, levantamos às 6h. Nat e eu fomos para o café e o Santana não aparecia. Passava das 8h40 da manhã e já estávamos preocupados.

12º dia - Bahia Inglesa - Pichidangui

Acordamos cedo e saímos sem café da manhã. A intenção era tomar café da manhã na estrada. Seguimos em direção a Copiapó e passamos pelo contorno. Não encontramos posto de gasolina e nem local para o café.

Viagem de moto pela Cordilheira dos Andes

13º dia - Pichidangui - Mendoza

As acomodações das cabanas eram muito aconchegantes, cama espetacular e um clima frio do litoral. Acordamos e saímos para um café. Não tinha. Cidade pequena, havia somente uma "mercearia" onde conseguimos comprar pães e fazer sanduíche com "jamon e queso".