Em maio eu fui convidado por dois colegas para fazer uma viagem de moto até o Chile. A intenção, além de conhecer aquele país e todos os lugares que passaríamos até chegar lá, era acompanhar uma das etapas do Rally Dakar, que foi transferido este ano da África para a América do Sul.

Há alguns anos eu sonhava com uma aventura neste nível e o convite veio bem ao encontro deste sonho. Aceito o convite, passei a me preparar para a viagem, ajustando data das férias, equipamentos, acessórios, moto, documentos, planejando possíveis roteiros, sonhando com a aventura e me preparando para a parte mais dolorosa desse tipo de aventura que é a distância da família por todo o período da viagem.

Um destes colegas já vinha ventilando a possibilidade de não poder participar, mas não descartando definitivamente sua ida. O outro sempre demonstrou estar firme no propósito de participar da viagem, o que sempre me motivou a levar em frente meus planos. Eis que há poucos dias eu recebi a informação de que ambos não iriam mais.

Roteiro da viagem ao Atacama

Depois de toda a preparação, dos recursos financeiros e tempo dispendido, ponderei bastante e decidi manter firme a programação. Cumprirei o planejado mesmo que sozinho. A partir do dia 02 de janeiro de 2009 seguirei o roteiro abaixo, percorrendo mais de 9.000 quilômetros de estradas de três países, Brasil, Argentina e Chile. Os cuidados, é claro, serão mais intensos, mas uma viagem solitária também tem suas vantagens e é nelas que me concentrarei para tornar mais agradável esta que será a viagem da minha vida.

Comentários (8)

  1. Pierre

Romulo tenho uma hd Dyna 2010/2011 e estou começando a fazer viagens mais longas agora acho que o seu roteiro é perfeito. Creio que no maximo 600 km por dia é o ideal para se fazer uma viagem legal e conhecer os lugares em que chegamos. Saindo cedo chegamos tambem cedo e ainda á tempo de a noite conhecer os destinos. Muito bacana irmão.

  1. Rômulo Provetti

Olá Ferrari

Eu escrevi um artigo com uma lista de documentos necessários para uma viagem pelos países da América do Sul. Está no seguinte link:

Documentos para uma viagem de moto pela América do Sul

Outros itens a levar você encontra neste outro artigo:

O que é necessário levar na bagagem?

  1. Ferrari

Quais os documentos necessarios para a viagem ?
Você poderia me dar esta dica de preparação, vc tem algum check list, com todos os itens, como documentação, dinheiro etc...
Desde de ja agradeço.

  1. Rômulo Provetti

Olá, Tony
Eu optei pela Ruta 16, que é paralela à 81 e vai de Salta até Corrientes. Quando passei pela 16 estava muito boa. O único porém foi o achaque de policiais pedindo "contribucion". Abraços

  1. Tony

Salve meu caro, parabens pela viagem. Voce passou pela Ruta 81 - Argentina? Se passou, como esta o estado de conservação da ruta? E hoteis e postos de gasolina tem poucos? Desde já agradeço, abraço.

  1. Rômulo Provetti

Olá Ju,
Obrigado pela sugestão. Dê uma olhada na seção de Dicas do Portal, que fica no menu superior. Tem alguns artigos escritos por mim e por outros autores que tratam do planejamento de uma viagem de moto. Se faltar alguma informação, nos indique que tentaremos elaborar um artigo a respeito.
Abraços

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização