Entrar

8º dia – Zagora - Merzouga

Viagem de moto pelo Marrocos

Esse dia seria inteiramente dedicado ao deserto do Sahara. A estrada que liga Zagora a Merzouga foi outrora uma trilha e perto ainda hoje existem as famosas trilhas do Rallye Dakar. As dunas de Merzouga, a poucos quilômetros da fronteira com a Argélia, eram nosso destino.

Pelo caminho, passaríamos pelo Vale do Draa. É um lindo vale que fica no Sul de Marrocos, entre Agdz e Zagora, no Deserto do Saara. No Vale do Draa podemos apreciar umas paisagens espetaculares de rios, palmeiras, montanhas e centenas de casbás e aldeias fortificadas. Paramos para almoço e nesse dia seria o Pic Nic.

Como o tempo era curto e a estrutura dos restaurantes era incipiente para atender o grupo, a empresa levou Queijos, Frutas, salames portugueses e um presunto Pata Negra, que foram devidamente apreciados.

Viagem de moto Marrocos

Viagem de moto Marrocos

Enquanto esperava, João Guilherme deu uma volta pelas casas de adobe, enquanto tocava o Adhan: o chamado muçulmano à oração.

Viagem de moto Marrocos

Já perto de Agdz, é impressionante sair da montanha e ver o primeiro dos oásis do Vale do Draa, com milhares de palmeiras que contribuem para que esta seja a região das tâmaras. Chegamos e tudo o que vimos são dunas moldadas pelo vento. Ficamos no fantástico Kasbah Hotel Xaluca Tombouctou, nas Dunas. A Zaineb contou que o criador da Rede Xaluca é um Marroquino que iniciou seu negócio com 6 tendas naquele local. Tempos depois um investidor espanhol entrou de sócio e foi criada uma rede de hotéis em locais estratégicos. Ficamos em alguns deles e realmente são de uma magia contagiante.

Para chegar ao local, teríamos uma série de “Compra de Terrenos”. O Miguel (nosso guia), para dar um pouco de emoção à aventura, seguiu por caminho alternativo, em aldeia com estrada de chão. Dois pilotos cairam, pois estavam andando muito próximos em terreno arenoso.

Viagem de moto Marrocos

Viagem de moto Marrocos

Aí, iniciava-se a saga de nosso amigo FCC (chamaremos assim para não encabulá-lo). Além do calor, o terreno e as motos pesadas (BMW GS1200ADV, com 3 bauletos e garupas), ocasionaram o primeiro tombo em terreno arenoso e como faltava pouco para chegar ao Hotel, recomendei então que as garupas seguissem a pé e nosso amigo foi o único contrário, dizendo que estava tranquilo para seguir. Após subida de areia para a estrada de acesso, chegamos ao Hotel. Logo, as caminhantes chegaram com a informação de que nosso herói tinha atolado a moto até o cardan. O Miguel e o Ricardo tiveram que desatola-lo. Vejam os vídeos.


Vídeo da viagem em direção Hotel (tombo)

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Como estava muito quente, todos correram para a piscina e principalmente o “bar da piscina”. Nas ruas das cidades do Marrocos existem diversos bares, porém é proibido o consumo de bebidas. Nesses locais, seus moradores consomem água e chás de menta que, apesar de muito quente, refresca bastante.

Viagem de moto Marrocos - Vale do Draa

O jantar foi no Hotel. Nos hotéis, são servidos os buffets com uma profusão de comidas típicas e muito condimentadas. Deve-se evitar as comidas in natura, pois não há muita higiene na cultura árabe. Outro detalhe é a profusão de azeitonas, coloridas, apimentadas e muito saborosas. As frutas, vendidas pelas estradas, são belas laranjas, romãs imensas, uvas verdes e roxas de grande porte, um espetáculo.

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Viagem de moto Marrocos - Hotel Xaluca

Após o jantar, o Hassan foi puxando o grupo por uma pequena porta nos fundos do restaurante e para nossa surpresa, uma varanda com acesso às Dunas.

Vários grupos se formaram em volta das mesas e levei minha caixinha JBL onde a música, aliada ao vinho e um céu estreladíssimo me fez ficar emocionado pela oportunidade de usufruir daquele momento.

Fui dormir após à 2h30 da manhã extasiado.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização