Entrar

4º dia –Tanger – Rabat - Casablanca

Viagem de moto pelo Marrocos

Neste dia, tivemos o reforço de Hassan como guia. Ele é um marroquino que já trabalha no turismo junto a Euromototravel e Leal Travelling há 27 anos. Seria de grande valia para o grupo, principalmente pela dificuldade com a língua, pois no interior raramente se fala outra língua além do francês e do árabe.

Viagem de moto Marrocos - casablanca

Após rodar 45 km chegamos a cidade de Asilah. No passado Arzila foi uma cidade portuguesa, conquistada em 1471 durante o reinado de Afonso V. Para defendê-la, foi construída uma praça-forte, que viria a ser depois ampliada e reforçada a partir de 1509, com cerca amuralhada do seu porto. Os objetivos para Arzila foram atingidos em poucos anos: torná-la um entreposto comercial e estratégico essencial na rota do ouro do Saara. A praça viria a ser abandonada pelos portugueses em 1550, já que a sua manutenção se tornou impossível após a unificação de Marrocos se tornar possível pela conquista de Fez pelo xarife saadiano Mohammed ech-Cheikh, em 1549.

Seguimos viagem então para a cidade de Rabat, capital burocrática do reino. Rabat é também uma das Cidades Imperiais, com o seu centro histórico classificado como Património da Humanidade, conjugando a sua modernidade com o desenvolvimento e construção de infraestruturas e acessibilidades.

Viagem de moto Marrocos

Viagem de moto Marrocos

Visitamos os exteriores do Palácio Real (Residência oficial do Rei do Marrocos) e as ruínas de Chellah. Chellah é um sítio arqueológico onde se encontram ruínas da cidade romana de Sala Colónia e uma necrópole medieval merínida, situado nos subúrbios de Rabat. É o assentamento humano mais antigo que se conhece na área de Rabat e Salé.

Depois seguimos em direção a Casablanca. O trecho de chegada à cidade lembra muito a Avenida Brasil no Rio de Janeiro. Muito comprido, com prédios em seu entorno e leva-se uma eternidade para chegar ao centro da cidade.

Chegamos na hora do “Rush” e o engarrafamento lembrou as grandes cidades brasileiras. Nosso hotel, o Casablanca Le Lido Thalasso & Spa fica situado à beira da praia e ali notamos uma característica de grande parte do litoral marroquino: uma espessa neblina cobre o céu do litoral atlântico, sobretudo durante o período da manhã, levantando-se ao início da tarde. Grande parte da viagem observamos essa situação.

Viagem de moto Marrocos

Casablanca é a maior cidade do Marrocos, tem cerca de 5,5 milhões de habitantes e é o maior porto e centro industrial e comercial do país. Apesar disso a cidade é mais conhecida pelo clássico do cinema, o filme “Casablanca”, que por curiosidade sequer foi gravado lá, saiu direto dos estúdios de Hollywood, mas conta a história de um romance acontecido em meio à segunda guerra mundial, quando a cidade foi um ponto estratégico de tráfego para entrada na Europa e palco de uma conferência entre o presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro ministro britânico Churchill.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização