Viagem de moto até o Uruguai

Chegamos a Treze Tílias já no final da tarde do dia 16. Por recomendação do hotel, depois de um belo banho, alugamos uma van e fomos a um restaurante austríaco que também é uma fábrica de Chopp, choperia e mini shopping de coisas da Áustria.

Lá provamos as delicias da cozinha Austríaca:

  • Bratwurst, uma salsicha de origem alemã, composta por carnes de porco, vaca e, por vezes, vitela. O nome em Alemão deriva da palavra composta brätwurst, pertencente ao Alto alemão antigo. A palavra brät significava carne cortada em pedaços pequenos e wurst significava salsicha, tal como hoje.
  • Goulash, um guisado de carne de vaca cortada em cubos e rapidamente alourada em gordura quente, juntando-se então farinha, cebola e especiarias, tudo cozido em água.
  • O autêntico goulash (significando em húngaro, comida de vaqueiros) era preparado pelos pastores húngaros.
  • Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e em toda a extensão do antigo império austro-húngaro.
  • Schnitzel, um bife de porco a milanesa.
  • Pizzas.

Viagem de moto - Treze Tílias

No dia seguinte, dia livre em Treze Tílias, acordamos dispostos a conhecer a simpática, florida e mal cheirosa cidade (em virtude do trânsito constante de caminhões transportando porcos).

A principal fonte de renda é o leite, 2.700.000 litros por dia – Leite Tirol - e o turismo. 7.000 habitantes alegres e educados, casas sem muros, escola municipal melhor que muita particular em outras cidades. Tirol é um estado na Áustria.

Viagem de moto - Treze Tílias

A cidade foi formada por imigrantes austríacos que deixaram o país em virtude da guerra e da péssima situação econômica daquele momento.

Fizemos um passeio em um trenzinho pela cidade com o Sr. Luiz, um professor de português aposentado e que tem o trenzinho como um trabalho prazeroso.

Viagem de moto - Treze Tílias - Igreja

Em cada parada era uma bateria de piadas muito bem interpretadas e todas inusitadas. Em uma das paradas fomos ver um macaco em cima de uma arvore, quando chegamos vimos uma placa "não dê comida ao macaco" o Sr. Luiz pegou uma corrente e disse que quando puxasse o macaco apareceria, então puxou e o macaco apareceu só que era um macaco de automóvel kkkkk.

Nunca rimos tanto durante um passeio.

A bordo do trenzinho do Luiz conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, almoçamos no Restaurante do Imigrante que fica ao lado do Hotel 13 Linden.

Viagem de moto - Treze Tílias - trenzinho

À noite fomos a uma choperia comemorar os 26 anos de casados do Cid e Lili, depois fomos dormir, pois no dia seguinte teríamos mais estradas com nossas motos e o homem do tempo não estava a favor da nossa viagem.

Texto: Júlio Mendonça e Paulo Góis

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia