Travessia dos Alpes - da Alemanha ao Mediterrâneo

Sou brasileiro de Porto Alegre e resido na Alemanha há cerca de 30 anos. Esta viagem de moto que fiz sozinho pelos Alpes Europeus ocorreu em julho do ano passado, no auge do verão Europeu, com uma Honda CBF 600 AS.

Minha motivação para esta viagem era atravessar os Alpes até Nice, no mar Mediterrâneo, na França, percorrendo o máximo de estradas secundárias e passagens de montanha fora das vias principais de transporte. Além disso, estava com “fome de estrada”, à procura de curvas e contato com a natureza – condições ideais para relaxar! Parte do percurso já conhecia de outras viagens.

O incógnito no planejamento desta viagem era o clima. Já há algumas semanas estava fazendo uma onda de calor na Europa e havia uma vaga previsão de que talvez uma onda de frio pudesse estar a caminho dos Alpes. Estando no auge do verão e com o clima quente e seco, a opção parecia ser lógica em favor de usar roupa de verão, afinal de contas, nesta época do ano faz calor intenso no sul da Europa. Um grave erro de minha parte, como relatarei a seguir.

Roteiro viagem de moto pela Europa

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.
  • Nenhum comentário encontrado