Entrar

4° dia: Les Molins – Refuge Napoléon no passe de d’Izoard

Viagem de moto pela Europa - Travessia dos Alpes

Quilômetros percorridos: cerca de 350 Km
Países percorridos: França
Passagens atravessadas: Col de Toutes Aures (1.120m), Col de la Cayolle (2.326m) e Col d’Izoard (2.360m)

Pela manhã visitei as cidades de Nice, Antibes e Cannes na bela Riviera Francesa. Se tivesse tido mais tempo, certamente teria ficado alguns dias por lá, mas a estrada estava chamando e assim, segui o apelo pegando a D6185, que em Grasse torna-se a D6085 seguindo com muitas curvas até Castellane.

Viagem de moto pela Europa - Antibes
Antibes

Na seqüência, aparece o lindo lago de Castillon. De uma cor azul clara, o lago convida a tomar um banho. Mesmo ciente de que não trouxera roupa de banho, sucumbi ao apelo. Ok, não é um empecilho nem desrespeito à lei entrar no lago sem roupas na Europa. Isso faz parte da cultura e expressa maturidade de seus cidadãos.

Viagem de moto pela Europa - Nice
Nice

Após o refrescante banho, segui a N202 passando pelo passe de Toutes Aures e na seqüência a D2202, através do empolgante cânion de Gorges de Daluis com seus contrastes e cores mágicas. Lindo! Há muitas trilhas para caminhar e descer ao cânion até chegar ao rio Var que corre lá embaixo.

Dali em diante, a estrada D2202 começa a apresentar mais curvas e o belo passe de la Coyote aparece com novo desafio. A temperatura começa a baixar sensivelmente e de repente as lembranças do dia anterior são ressuscitadas. Hora de vestir “a roupa de inverno” novamente. No ponto mais alto do passe, a estrada D2202 torna-se a D902, sendo esta a mesma estrada que passa por Jauters. As serpentinas continuam a aumentar e, infelizmente, também a queda de temperatura (4°C). E a brisa torna-se um vento forte.

Viagem de moto pela Europa - Gorges de Daluis
Gorges de Daluis

Em Guillestre, já exausto, não encontrei um quarto de hotel para passar a noite como planejava e, para piorar, também não encontrei um posto de gasolina para abastecer. Calculava que a próxima oportunidade de abastecer e pernoitar seria em Cervières, seguindo a D902. Mas para chegar lá, teria ainda que passar pelo belo passe d’Izoard. Finalmente passando o mesmo, aparece no topo de uma montanha o albergo Napoléon, onde finalmente pude parar e pernoitar. Este albergue não só fica num lugar lindo, como a hospitalidade oferecida por seus anfitriões é algo sensacional. O casal organizou para a noite uma janta com três pratos típicos da região, acompanhado de um bom vinho Francês. As poucas pessoas que pernoitaram no albergo foram tratadas como membros da família e convidadas a sentar numa única mesa para compartilhar da bela noite juntos.

Roteiro dia 4 viagem de moto pela Europa

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização