Categoria: Tour de France

Tour de France

em

[caption id="attachment_271" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Viajar de moto pela França, percorrendo os principais pontos turísticos, desfrutando da gastronomia, tomando bons vinhos e aproveitando para conhecer um pouco dos países vizinhos. Parece um sonho para qualquer motociclista e foi assim que tudo começou para dois brasileiros: Rômulo Provetti e Vanildo Siller. A única diferença…

A conquista de Paris

em

[caption id="attachment_494" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Filme realizado na Champs Élyssés, em Paris, França, durante a viagem de moto feita por Rômulo Provetti e Vanildo Siller pela Europa em agosto de 2010, e que mostra um pouco do caos do trânsito daquela cidade na hora do rush.

Estatísticas da viagem de moto pela Europa

em

[caption id="attachment_970" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Quanto custa fazer uma viagem de moto pela Europa? Muita gente coloca como primeira dificuldade para realizar uma viagem destas a falta de recursos financeiros. A viagem que realizei mostra que isto não é necessáriamente um problema. Basta saber escolher onde pernoitar e se alimentar. E pernoitar e…

21 – Torino (ITA) – Grenoble (FRA)

em

[caption id="attachment_968" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje saímos de Torino e fomos para Grenoble através do Alpes Italianos e Franceses. Não poderíamos escolher melhor trecho para fechar com chave de ouro nossa viagem pela Europa. Passamos por estradas fantásticas, túneis, picos nevados, estações de esqui, enfim, representou muito bem o que imaginamos dos Alpes.

20º dia – Nice (FRA) – Monte Carlo (MON) – Torino (ITA)

em

[caption id="attachment_966" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje saímos de Nice debaixo de chuva e com ela passamos por Monte-Carlo, em Mônaco, e depois por algumas pequenas cidades à beira mar da França, onde o trânsito estava infernal. Entramos na Itália pela cidade de Ventimiglia, com a chuva parando, mas com um trânsito pior ainda.…

19º dia – Marseilles – Nice (FRA)

em

[caption id="attachment_964" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]O roteiro de hoje incluiu, além de uma volta em Marseilles, banho de praia e almoço em Cassis, uma rápida passagem por Toulon e jantar e hospedagem em Nice.

18º dia – Nimes – Marseilles (FRA)

em

[caption id="attachment_962" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Saindo de Nimes, nosso roteiro de hoje incluiu passar por Avignon e Aix De Provence até Marseilles, onde nos hospedamos. Passamos por estradas nacionais e departamentais, evitando as auto-estradas. Apesar do muito movimento, não chegamos a pegar trânsito complicado nas estradas. Somente muitos semáforos ao passar pelas cidades…

17º dia – Carcassonne – Nimes (FRA)

em

[caption id="attachment_960" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Depois de um excelente café da manhã, talvez o melhor da viagem até agora, fomos visitar a Cidadela de Carcassonne, uma cidade medieval enorme, que fica em Carcassonne, no sul da França. Depois passamos em alguns vinhedos que ficam à beira da estrada, pela cidade de Béziers e…

16º dia – Arrout – Carcassonne (FRA)

em

[caption id="attachment_958" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Rodamos um pouco pelas estradas de terra de Arrout antes de ir em direção a Carcassonne. Passamos por Saint-Girons, e Foix Logo cedo fomos ver a fabricação de queijo de cabra, fomos ao celeiro e demos uma volta pelas estradinhas próximas da cidade. A visão das montanhas a…

15º dia – Pau – Arrout (FRA)

em

[caption id="attachment_956" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje saímos de Pau (nome esquisito este!!!), passando por Lourdes, depois por Bagnères-de-Bigorre e Bagnères-de-Luchon e, finalmente, chegando em Arrout (desculpe!!!).

14º dia – Bilbao (ESP) – Pau (FRA)

em

[caption id="attachment_954" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Antes de pegarmos estrada demos uma volta por Bilbao, onde conhecemos o Guggenheim e o Estádio do Athlétic de Bilbao. Saímos da cidade por volta de 12 horas por uma auto-estrada, que utilizamos até próximo a Bayonne, já na França, quando saímos da auto-estrada e passamos a usar…

13º dia – Bordeaux (FRA) – Bilbao (ESP)

em

[caption id="attachment_952" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi fantástico, mas não terminou muito bem. Saímos de Bordeaux, passamos por Bayonne e Biarritz, todas na França, e entramos na Espanha, passando por San Sebastián e chegando a Bilbao, onde pernoitamos. Mas tivemos problemas com o hotel que havíamos reservado ontem pela internet, um…

12º dia – Saintes – Bordeaux (FRA)

em

[caption id="attachment_950" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi bastante puxado. Amanheceu com o tempo fechado, mas não estava chovendo. Saímos de Saintes às 9 horas e fomos em direção a Bordeaux, passando por estradas regionais. Saintes não tinha muitas atrações, de modo que não demoramos a sair da cidade.

11º dia – Poitiers – Saintes (FRA)

em

[caption id="attachment_948" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje a viagem foi de Poitiers até Saintes, passando por la Rochelle e Ile de Ré. Saímos de Poitiers às 9 horas, pegamos chuva boa parte do percurso, uma chuva fina, que não comprometeu a segurança da viagem, mas o uso da capa sempre é incômoda. A chuva…

10º dia – Orlèans – Poitiers (FRA)

em

[caption id="attachment_946" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi mais tranquilo. Saímos de Orléans e viemos direto para Poitiers utilizando auto-estradas. Como boa parte do percurso compreendido entre Orléans e Tours havíamos feito ontem, passando por estradas nacionais e departamentais, resolvemos vir de forma mais rápida hoje.

9º dia – Tours – Orlèans (FRA)

em

[caption id="attachment_944" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi intenso. Saímos de Tours e acompanhamos o Rio Loire (fala-se Loár), onde encontramos dezenas dos castelos famosos do “Vale do Rio Loire”. Passamos por diversas pequenas cidades que ficam ao longo do rio, sendo as principais, Amboise, Vouvray e Blois. Estamos agora hospedados em…

8º dia – Rennes – Tours (FRA)

em

[caption id="attachment_942" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje saímos de Rennes e passamos por várias pequenas cidades da França, principalmente Salmur e Chinon, até chegar em Tours, onde nos hospedamos em um hotel que havíamos reservado pela internet. É mais um daqueles casos de que nas fotos é uma coisa e pessoalmente outra. Algumas das…

7º dia – Plaisir – Rennes (FRA)

em

[caption id="attachment_940" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje saímos de Plaisir e viemos em direção ao oeste da França, até o Mont Saint Michel, um mosteiro muito conhecido construído numa ilha no meio do mar, e que fica na Normandia, região famosa pelo dia “D” da segunda guerra mundial. Foi nele que foram feitas as…

6º dia – Verdun – Plaisir (FRA)

em

[caption id="attachment_938" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi puxado. Saímos de Verdun, onde pernoitamos, fomos para Verzenay e Reims, na região de Champagne, retornamos a Paris, passamos por Versailles e paramos para pernoitar em Plaisir, uma cidade próxima de Paris. Tiramos algumas das mais bonitas e significativas fotos da viagem até agora.

5º dia – Strasbourg (FRA) – Luxemburgo (LUX) – Verdun (FRA)

em

[caption id="attachment_936" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje acordamos em Strasbourg, na França, demos uma volta pela cidade, da qual saímos por volta do meio dia. Resolvemos mudar o roteiro planejado, retornando à Alemanha, passando por algumas pequenas cidades e entrando em Luxemburgo. Depois retornamos à França, indo até uma pequena cidade chamada Verdun.

4º dia – Freiburg (ALE) – Strasbourg (FRA)

em

[caption id="attachment_934" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]O dia foi fantástico. Acordamos, tomamos um bom café da manhã e demos uma volta para conhecer Freiburg. Saímos da cidade por volta de meio dia, passando pela região da Floresta Negra e por várias pequenas cidades alemãs em estradas excelentes para viagens de moto. Passamos pela Alsace,…

3º dia – Lausanne (SUI) – Freiburg (ALE)

em

[caption id="attachment_932" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje foi mais um dia muito bom. Demos uma volta por Lausanne para conhecer a cidade e depois fomos para Bern, a capital da Suíça. Depois entramos na Alemanha e viemos até Freiburg Im Breisgau, onde estamos hospedados.

2º dia – Grenoble (FRA) – Lausanne (SUI)

em

[caption id="attachment_930" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Ontem foi apenas um aperitivo. Hoje a viagem começou para valer. Saímos de Grenoble às 9 horas e pegamos uma estrada que passa pelos Alpes Franceses em direção a Chambéry, Depois passamos por Genebra, na Suíça e pernoitamos em Lausanne, também na Suíça. A viagem foi muito boa.…

1º dia – Grenoble – Lac Laffrey (FRA)

em

[caption id="attachment_890" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Para me acostumar com a moto e o ambiente, o primeiro dia da viagem foi bem tranquilo. Fomos a um lago que fica numa montanha nos arredores de Grenoble, na região dos Alpes. Um lugar maravilhoso, de cinema, com uma estrada das mais apropriadas para viagens de moto,…

Paris – Grenoble (FRA)

em

[caption id="attachment_888" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Saímos cedo e fomos a uma loja especializada em capacetes para comprar um para eu usar na viagem. Resolvi não trazer nenhum para facilitar a vinda e porque as informações eram de que os preços aqui eram mais em conta que no Brasil. A loja foi uma indicação…

Paris (FRA)

em

[caption id="attachment_886" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Hoje o dia foi pauleira. Acordamos às 9 horas, tomamos o chá da manhã e saímos para visitar as principais atrações da cidade. Pegamos um ônibus bem próximo ao apto da Rowan e fomos em direção ao Centro. Detalhe que havia no ponto as mesmas informações do metrô:…

Chegando à França

em

[caption id="attachment_882" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]A viagem durou mais de onze horas, e apesar do relativo conforto a bordo, não consegui dormir um minuto sequer. Estava tenso, porque era minha primeira vez na Europa e as notícias davam conta que eles eram muito rigorosos com a entrada de estrangeiros no país. Uma leva…

A moto da viagem pela Europa

em

[caption id="attachment_837" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]A moto que vou utilizar na viagem pela Europa é uma Honda Transalp e foi comprada numa revenda em Chambéry pelo Vanildo. Ela é ano 2000, tem 62.000 km rodados e pertenceu a um único dono, que era muito cuidadoso com a sua manutenção.

Roteiro da viagem de moto pela Europa

em

[caption id="attachment_828" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]A previsão é percorrermos aproximadamente 5.250 km de estradas de sete países europeus em 21 dias. As cidades que pretendemos visitar e as distâncias a serem percorridas estão na tabela a seguir:

Tour de France – tudo pronto

em

[caption id="attachment_825" align="alignnone" width=""]Viagem de moto pela Europa[/caption]Todos os documentos, equipamentos e roupas que preciso para a viagem foram providenciados. Passaporte, seguro e passagens estão na mão. Saio de Belo Horizonte no dia 28 de julho, chegando a Paris no dia seguinte. Fico em Paris para conhecê-la até o dia 31, quando pego o trem…