Viagem de moto pelo Sul do Brasil

Somos Maiara e Sandro e estamos aqui para registrar a nossa viagem de moto pelos três estados do sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com uma NX 350 Sahara e uma XLX 350.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil Mapa

Saímos de Pinhalzinho (SC) ao meio dia em direção a Guairá (PR), passando por São Miguel do Oeste pela BR 163, acompanhando as divisas do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

2º Dia – Guaíra – Terra Rica

Saímos de Guairá sentido a Terra Rica na divisa com São Paulo, passando por Porto Camargo. Neste dia tivemos alguns contratempos, como pegar uma estrada no Paraná não asfaltada, uma balsa estragada e um atoleiro.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil 07

Agradecemos ao Sr. Renato Pagotti, que nos ajudou emprestando seu lavajato para destrancar as correias das motos, pois o barro acumulado não deixava girar a roda. Após a lavagem, seguimos viagem.

3º dia – Terra Rica - Curitiba

Saímos de Terra Rica sentido a Curitiba, passando pela Serra do Rastro da Serpente em Apiaí (SP). Neste dia o local que mais nos chamou a atenção foi o trajeto da Serra. Não é uma serra muito visível, com montanhas que se destacam na paisagem, mas a estrada é cheia de curvas bem acentuadas.

4º Dia Curitiba – Ilha do Mel

Passamos o dia conhecendo alguns pontos turísticos em Curitiba, Junto com nossos amigos Márcio Kais e Fabiana, com os quais ficamos hospedados.

No final do dia seguimos viagem passando pela Serra da Graciosa sentido Ilha do Mel.

5º dia – Ilha do Mel – Piçarras

Conhecemos a Ilha do Mel, onde passamos a manhã. A ilha é um local muito bonito e nela se caminha muito kkk. É dividia em duas partes, a do Farol e Forte, onde o acesso é somente através de barco, e no interior da ilha é só a pé ou em bike alugada.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil 14

Ao meio dia seguimos viagem até Piçarras (SC), atravessando a Baía de Guaratuba utilizando uma balsa.

6° dia – Piçarras a Torres

Neste dia passamos por Itapema, onde trocamos os pneus das motos. Quando saímos de casa estavam em meia vida, mas devido à terra arenosa, teve um desgaste prematuro.

Quando entramos no Rio Grande do Sul pegamos chuva. Acampamos em um posto de combustível às margens da BR-101, na cidade de Torres.

7° Dia – Torres - Praia do Cassino

Saímos de Torres em direção a São José do Norte, onde fica o final da BR 101. O lugar é deserto, mas com uma vista bonita. Os postos de combustível ficam cerca de 150 a 200 km um do outro. Por causa dessa distância, decidimos parar próximos a um riacho, fazer nosso almoço e secar as roupas molhadas do dia anterior.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil

Em um dos postos que paramos conhecemos um Uruguaio e um Argentino que estavam indo para o litoral Catarinense.

Quando chegamos a São José do Norte fomos informados que a última balsa de veículos tinha saído uma hora antes da nossa chegada. Conversando com moradores eles nos informaram que uma das balsas de pessoas também levava moto. Fomos até o terminal onde as atendentes pediram para esperar até às 20h. Quando chegou a hora nos informaram que teríamos que esperar mais uma hora. Enquanto esperávamos, conhecemos dois ciclistas de São Paulo que viajavam para Ushuaia de bicicleta. Eles também estavam ansiosos para a travessia. Por causa da demora, um dos ciclistas ligou para a Capitania dos Portos e informou que estávamos sendo “enrolados”. Após sua ligação, finalmente carregamos a moto e as bikes na balsa e seguimos viagem até o camping Neve Sul, localizado na Praia do Cassino.

Obs. Indicamos o camping para todos os viajantes.

8° dia - Praia Do Cassino - Uruguaiana

Neste dia percorremos aproximadamente 225 km pela maior praia do mundo, a Praia Do Cassino. Um local bonito, deserto, de aguas frias e bem agitadas. Aconselhamos a quem for fazer este trajeto iniciar a viagem bem cedo, quando a maré começa a baixar.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil 18

Chegamos a Chuí e depois subimos até Pelotas pela BR-471. Em seguida fomos até a divisa do Brasil com o Uruguai, em Quaraí, onde encontramos nosso amigo Alejandro Mello de Artigas (Uruguai). Conversamos com ele e posteriormente seguimos até Uruguaiana, onde acampamos.

9° - Uruguaiana - Três de Maio

Saímos de Uruguaiana em direção a Três de Maio, até a casa da nossa amiga Nina Muller, onde chegamos no meio da tarde. Depois fomos para a chácara da família para uma janta com os amigos.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil 18

10° Dia - Três de Maio - Pinhalzinho

No último dia da nossa viagem de moto, saímos de Três de Maio rumo a nossa casa em Pinhalzinho. Na saída, pegamos ventos fortes. Quando chegamos à balsa de Itapiranga, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, quando começou a chover forte. A chuva nos acompanhou até a chegada a nossa casa.

Viagem de moto Contornando Sul Brasil 23

Nossa viajem totalizou 5.300 km. Foi uma experiência única, de muito aprendizado e de passagens incríveis. Vale a pena fazer esta aventura.