Entrar

Viagem ao Sul do Brasil

  • Categoria: Sul do Brasil
Viagem de moto pelo sul do Brasil - Serra do Rio do Rastro

Fiz essa viagem em março 2012 pilotando minha "azul" Harley-Davidson Heritage acompanhado da minha esposa. O objetivo foi conhecer a região sul a partir de Curitiba, que já conhecia. Então, estabeleci o seguinte roteiro: Curitiba- Blumenau- balneário Camboriú – Serras catarinenses (Urubici, São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro) – Floripa – Serra gaúcha (Canela, Gramado com a rota do sol) – Bento Gonçalves e Porto Alegre, retornando com visita ao parque Beto Carrero World.

A viagem durou 18 dias e rodamos cerca de 6.700 Km (ida e volta).

A estrada

Fundamentalmente utilizei a BR 116 - Régis Bittencourt, com pista dupla em todo trajeto, exceto pela descida da Serra do Cafesal, um pouco depois de São Paulo, que está em obra e é pista simples. Também há pedágios em todo trajeto,

Atrações - as cidades

1 - Camboriú é um lindo balneário. Sua praia é lindíssima e ainda há um bondinho, que proporciona uma vista maravilhosa do balneário e proporciona acesso a outras praias.

2 - Blumenau cativa especialmente pelo parque de Oktoberfest, já que não abre apenas para o evento famoso. Há barzinhos e comidas típicas à vontade.

3 - Floripa encanta pelas praias e pelos bares existentes no meio da avenida beira-mar. A praia da Joaquina ainda é meio selvagem e sua água é bem fria.

4 - São Joaquim é uma cidadezinha acolhedora, cuja maior atração é o frio, que não encontramos.

Para o motociclista

1- A Serra do Rio do Rastro. Realmente incríveis suas curvas ao longo dos 10 Km. É um passeio imperdível para motociclistas.

2- A pedra furada em Urubici. Saindo de Urubici, que já é uma cidade alta, sobe-se mais uns 1.000 metros em estrada boa e cheia de curvas. A vista é fantástica e o frio aumenta muito.

3- A subida da rota do sol em direção à serra gaúcha, Gramado e Canela. São curvas e viadutos fantásticos contornando as montanhas.

Problemas

Nenhum, exceto o incômodo do calor. É que fomos em março, esperando um verão já finalizado. Mas nada, realmente o calor foi o maior incômodo.

Comentários (2)

  1. dinho sprenger

Caro Livio: é um Motociclista com muita sorte, não tem nenhuma nuvem em suas fotos, dificilmente se tem imagens desta região sem muita nuvem e chuva, ainda mais nesta época. Já que não gostou do calor, experimente ir em julho nesta região e vai ver o frio que faz. Ao subir o Rio do Rastro a cada...

Caro Livio: é um Motociclista com muita sorte, não tem nenhuma nuvem em suas fotos, dificilmente se tem imagens desta região sem muita nuvem e chuva, ainda mais nesta época. Já que não gostou do calor, experimente ir em julho nesta região e vai ver o frio que faz. Ao subir o Rio do Rastro a cada curva a temperatura vai baixando alguns graus. Não dá para pilotar sem as luvas, os dedos congelam.

Ler Mais
  1. Carlos Valentin

Rapaz, fizeste um roteiro maravilhoso, conheço bem, só me falta passar pela serra do corvo branco que em breve irei... Abraço. Ah quando vires a Bento tens um local par chegar e comer um bom churrasco, bem vindo.

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização