2012 foi um ano de preparação. Desde o seu início, coloquei na cabeça que iria fazer uma longa viagem com minha Harley-Davidson Electra Glide Classic, ano 2005, apelidada por alguns amigos de "A Encantada". Analisei vários roteiros e destinos, cheguei mesmo a cogitar o Ushuaia, 'La Tierra del fin del mundo', na Patagônia Argentina, mas como nem sempre o que queremos é o que podemos fazer, essa vai ficar pra outra oportunidade. No final, defini o destino: Chile, passando pelo Chaco Argentino, San Pedro de Atacama, chegando até Antofogasta, fotografar 'La Mano del Desierto' e retornar, o que levaria uns 17 ou 18 dias.

Passei da fase de sonho para a execução do projeto: documentação, alguns acessórios e roupas apropriadas, marcar as férias, levar a moto pra revisão e pronto! Agora era só esperar pela partida, a princípio marcada para a primeira quinzena de janeiro de 2013. Meu irmão iria me acompanhar, mas dois meses antes desistiu do passeio por compromissos pessoais. Não desisti da viagem, somente remarcando para a segunda quinzena de janeiro de 2013. Passei a procurar algum companheiro que quisesse me acompanhar e, mesmo sozinho, havia decidido seguir viagem. Mas pressões internas – leia-se 'familiares' – me fizeram arquivar temporariamente o projeto, decisão que, hoje, vejo que foi a mais acertada.

Entretanto, como já havia revisado a moto e estava com um bom período de férias ociosas, pensei: porque não aproveitar a oportunidade e fazer uma viagem, ainda que mais curta, dentro do país mesmo? Daí surgiu a ideia de fazer um passeio que a muito já estava em meus planos futuros: Serra do Rio do Rastro, na Serra Catarinense. Seria uma viagem de não mais do que uma semana e daria tranquilamente para fazer sozinho, caso não achasse companheiros de viagem.

Defini o roteiro inicial indo até Curitiba-PR, descendo até Balneário Camboriú-SC, chegando até Tubarão-SC e entrando por Lauro Muller-SC na Serra Catarinense, fazendo a Serra do Rio do Rastro e voltando pelo interior por Blumenau-SC, passando por Serra Negra-SP para participar do 1º Encontro Café com Leite, organizado pelos PHD's (Proprietários de Harley Davidson) de São Paulo e Minas Gerais, que aconteceria no último final de semana de janeiro.

Malas prontas pra viagem, moto preparada, ansiedade só aumentando, quando surgiram dois companheiros, Odilon e Leandro, que resolveram me acompanhar na empreitada, porém precisariam retornar alguns dias antes, o que fez com que adaptasse meu roteiro, permanecendo mais tempo na estrada e 'abortando' alguns passeios turísticos para poder com eles retornar.

Saímos de Campanha-MG numa ensolarada manhã de sábado, 19 de janeiro, seguindo direto até São José dos Pinhais-PR, ao lado de Curitiba-PR, numa 'perna' de 750 km. No dia seguinte seguimos até a cidade de Imbituba-SC, cerca de 90 km abaixo de Florianópolis-SC, onde se localiza a sede operacional do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá Norte, frente para uma das enseadas com maior frequência de avistagens de Baleia Franca do Brasil, cuja temporada vai de julho a novembro.

Viagem Serra do Rio do Rastro

No dia seguinte, uma segunda feira, acordamos ansiosos com a expectativa de pegar tempo bom para subir a Serra do Rio do Rastro. Descemos até Tubarão-SC e entramos para a região serrana, passando por São Ludgero, Orleans, Lauro Müller, Guatá e subindo até Bom Jardim da Serra-SC, onde se localiza o mirante da Serra.

A Serra do Rio do Rastro é um trecho da rodovia SC-438, que serve de ligação entre o litoral e a serra catarinense. Construída no início do século passado, foi pavimentada nos anos 80 e recebeu iluminação num trecho de 12 km até o seu mirante, que fica a 1.640 metros de altitude. A energia utilizada na iluminação da Serra vem de uma usina eólica em Bom Jardim da Serra-SC, que fica a 11 km do Mirante. Em 2012 ela foi eleita pela imprensa especializada europeia a estrada mais surpreendente do mundo, superando várias outras como a Estrada da Morte na Bolívia, Stelvio Pass na Itália e a temida James Dalton Highway no Alaska.

De fato, pudemos constatar sua beleza e singularidade: iniciamos a subida de suas mais de 250 curvas com tempo bom, mas lá de baixo já avistávamos uma densa cerração no alto da Serra. De fato, do meio do caminho em diante pegamos muita neblina, chegando a andar com os piscas-alerta das motos ligados por segurança. Na medida que subíamos, a temperatura ia caindo rapidamente, passando dos quase 36°C do litoral a cerca de 17°C no mirante. As curvas eram feitas em primeira ou segunda marchas e o trânsito de caminhões e carros, aliado à umidade que descia das pedras, demandavam um cuidado extra.

Chegamos ao mirante, por volta das 13 horas, havia muita cerração, que nos dava uma visão de não mais de dois ou três metros à frente. Paramos as motos e fomos tomar um café numa lanchonete existente no local, um tanto quanto desapontados com o tempo que impedia a visão da Serra. Porém, mais uma demonstração da singularidade do local nos esperava: a grande rapidez com que o tempo muda! Como num passe de mágica, abriu-se uma 'janela' nas nuvens, deixando o sol brilhar, não mais do que uns 15 minutos, tempo suficiente para tirarmos várias fotos e nos deliciarmos com aquela vista deslumbrante.

Viagem Serra do Rio do Rastro

Tempo novamente fechado e cumprida a missão, iniciamos o retorno, passando por Bom Jardim da Serra e Urubici-SC, ainda na serra catarinense, deixando pra trás algumas atrações turísticas que vão ficar para outra oportunidade, como o Morro da Igreja em Urubici e as vinícolas em São Joaquim-SC.

Seguimos até Itapema-SC, já de volta ao litoral, onde dormimos numa pousada no alto do mirante da cidade, de onde se tem uma visão deslumbrante de toda a orla.

No dia seguinte, hora de encarar a BR-101 debaixo de chuva até Curitiba-PR e pegar novamente a BR-116 (Régis Bittencourt). Paramos em Registro-SP para abastecer, um rápido almoço e decidimos subir direto pela Régis até o Rodoanel, já em São Paulo, passando pela complicadíssima Serra do Cafezal. No sábado anterior havíamos descido a Serra sem maiores problemas e imaginamos que não os teríamos também na subida: doce ilusão! Pegamos o trecho de 26 km não duplicado da Serra do Cafezal com trânsito praticamente parado e uma temperatura de cerca de 36°C no termômetro, mas seguramente com uma sensação térmica de uns 50°C. Em determinado momento, parado com minha Electra entre vários caminhões, num calor infernal, cheguei a temer que a máquina não aguentasse o tranco. Restava somente confiar no equipamento e ter paciência e sangue frio. Não dava nem para utilizar o corredor entre os carros e caminhões, já que a estrada é estreita, em muitos lugares sem acostamento, além do próprio porte da moto. Levamos umas duas horas para vencer os 26 km da serra. De fato, o equipamento não decepcionou, minha Electra venceu o desafio com louvor e deslanchamos do alto da serra, já em direção à cidade de Itatiba-SP, onde pernoitamos para o último dia da viagem.

Era uma quarta-feira e já estávamos há cerca de 300 km de casa, depois de mais de 2.000 km percorridos. Resolvemos dar uma volta por Serra Negra-SP para um dos companheiros, Odilon, conhecer a cidade, onde eu voltaria na sexta seguinte para participar do encontro dos PHD's (Proprietários de Harley Davidson) de SP e MG, originalmente chamado de 1º Encontro PHD Café com Leite.

Foram exatos 2.577 km de uma viagem inesquecível que me proporcionou, junto com minha HD, conhecer lugares deslumbrantes e, principalmente, vencer a famosa e temida Serra do Rio do Rastro, objetivo que deve ser almejado por todo motociclista estradeiro. Fica aí a dica!

Cara,
Moro aqui pertinho da Serra do Rio do Rastro (Criciúma; mais ou menos 75 km) e sou amante desta estrada. Viajamos com uma Shadow 750 (ver blog http://pedroetelma.blogspot.com/ facebook.com/pedrorrosso). Só neste ano subimos duas vezes esta serra, a última em 5 e 6 de março com um grupo de 23 motocicletas de várias cidades do RS e SC. É uma terapia. E o Morro da Igreja (Urubici), é deslumbrante. Se decidir vir mais uma vez para cá, contate-nos. Teremos imenso prazer em recebê-los. No blog tem imagens da estrada em postagens de 2013, 2014, 2015 e 2016.
Moto abração.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá amigos. Não consegui fazer a viagem no final de 2015 conforme havia planejado, minha tentativa inicial de passeio acabou 200km depois de sair de SP devido a um problema na moto (cagada de mecânico, quase morri mas deu tudo certo no final). Acabei fazendo a viagem no fim de semana passado (16 e 17 de janeiro) junto com um amigo. Foram quase 2.000 km em somente 2 dias, mas consegui chegar lá e voltar com relativa tranquilidade apesar da puxada ter sido mais pesada devido ao tempo escasso (ou seja, sair cedo no sábado e ter que voltar logo no domingo pra trabalhar na segunda-feira). Vou postar o relato da aventura em breve com algumas fotos. Abraço a todos e obrigado pelo apoio.

André, a dica do Romulo é ótima, mas salvo engano, a Estrada da Graciosa é toda de paralelepípedo e se estiver chovendo fica complicada a descida. Outra coisa, desci para Curitiba de moto na quinta feira passada e levamos 1h pra percorrer 10km na Serra do Cafezal....um inferno.....No retorno hoje estava tudo tranquilo.

Então galera, estive revendo meu roteiro e pensando em usar 4 dias ao invés de 3. Pretendo fazer 560km no primeiro dia (domingo 20/12), indo pelo litoral até Registro, e de lá seguir até Joinville para pernoitar. No segundo dia seguirei pela BR-101 direto até Tubarão, pra de lá subir a Serra até Bom Jardim da Serra e pernoitar novamente (mais 400 km). No dia seguinte pretendo descer a Serra e voltar pela 101 até Curitiba para dormir (mais 500km), e finalmente fazer os últimos 440 km de Curitiba até minha casa no quarto dia (23/12 - quarta-feira). Se vocês tiverem mais alguma observação, dica ou sugestão, desde já agradeço.

This comment was minimized by the moderator on the site

Agora sim, André. As distâncias que você definiu te garantirão uma viagem muito mais tranquila.
Algumas sugestões: se o tempo estiver bom e a viagem pela BR-101 render bem, depois que passar por Registro e antes de chegar a Curitiba, saia da BR-116, passe pela Estrada da Graciosa até Morretes. Depois pode voltar para a 116 ou seguir até Matinhos e Guaratuba e de lá para Joinville ou uma cidade antes, se não der tempo.
Veja se não é mais conveniente dormir em Urubici ao invés de Bom jardim, para ficar mais próximo das atrações da Serra (morro da Igreja, Corvo Branco, etc.).

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigado pelas dicas Rômulo, vou tentar encaixar no roteiro.

André, já me disseram que esse roteiro pelo litoral é ótimo, evita a Regis....Se tiver tempo vale a pena visitar também em Urubici o Morro da igreja e a Serra da Pedra Furada.....Quando fui não tive tempo pra fazer esse passeio...ainda vou voltar pra cumprir todo o roteiro.

Como moro no ABC e estou próximo da Serra do Mar, pensei em ir pelo litoral até Registro, almoçar e seguir de lá até Blumenau para o primeiro pernoite. Ainda estou planejando os outros 2 dias...

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá André, pessoalmente acho que dá pra fazer o passeio em três dias. Mas como disse o Romulo, programe para passar pela Serra do Cafezal em dias de menor movimento. Vc pode fazer a primeira perna no primeiro dia, fazer a Serra do Rio do Rastro no segundo e retornar no terceiro. Abs. e boa viagem.

Boa noite André, creio que com 3 dias vai ser meio apertado, pois estamos falando de 890 km saindo de São Paulo, quando eu fiz essa viajem, fui direto pra Gramado, onde fiz em 2 dias, na volta passei na Serra do Rio do Rastro subindo, caso todas as condições estiverem favoráveis pra vc, é uma meta de 900 km pra fazer em um dia, vai ser difícil, eu aconselho tomar um relaxante muscular, pois eu tomava um a cada 6 horas, para não ficar quebrado, de tanto tempo sentado sobre a moto ( Xre 300 ).

Gostei muito do relato. Estou planejando ir sozinho de SP até a Serra do Rio do Rastro no final de dezembro com a minha Midnight, já que a esposa vai trabalhar e os amigos estão dando pra trás... Será que consigo fazer ida e volta em uns 3 dias?

This comment was minimized by the moderator on the site

André, a distância até que não é muito grande (870 km). O grande problema é encontrar a Serra do Cafezal naqueles dias mais problemáticos se for passar pela BR-116.

Cara muito legal essa viajem, vou sair de São Paulo em julho para vencer essa etapa também.

É um passeio muito bonito mesmo....julho vais curtir um frioooo.....eheheheh

This comment was minimized by the moderator on the site

Deve ser mesmo caro amigo, já fiz varias viagens por São Paulo, agora essa vai ser um estágio de resistência pra ver se em um futuro próximo fazer uma internacional, lógico com outra moto. Caso vc conheça alguém que queira ir nessa, vou sair de SP no dia 01/07/12 , destino final gramado. Att.

Tiago, fiz a viagem em cinco dias, num total de 2.600 km. Super tranquilo. Pena que não deu pra ficar mais tempo nas cidades próximas à Serra do Rio do Rastro, como Urubici e São Joaquim. Não sei como é sua programação, mas descemos pelo litorarl até Tubarão e subimos a Serra. Pode ser feito ao contrário, entrando em Palhoça e descendo a Serra.

Laercio, primeiramente muito obrigado por compartilhar algumas informações, 1° vou direto para Gramado, onde minha namorada já fez reservas, logo no 2°dia irei a serra do rio do rastro, agora minha dúvida, é melhor descer ou subir, pra falar a real de quem anda de moto. Os outros dias são para curtir o que der!!!!! Grato.

This comment was minimized by the moderator on the site

Tiago, se vc vai descer direto para Gramado, melhor subir a Serra a partir de Lauro Muller (Tubarão), senão vc vai ter que subir até Palhoça (Florianópolis) pra descer novamente, o que acho que não justifica. Particularmente, prefiro a subida da Serra. Não deixe de ver em Urubici a Serra do Corvo Branco e Morro da Pedra Furada....não tive oportunidade de ver, mas estava na programação. Vai ficar pra próxima. Também tem as vinícolas de São Joaquim. No mirante da Serra tem o Resort que emite certificado para quem passou pela serra...não deixe de pegar o seu, pode ser depois via net. No mais, boa viagem e aproveite o passeio.

E ai Laercio, terminamos a viajem de moto rumo a Gramado e Serra do rio do rastro, muito legal essa viagem, tb conhecemos a serra do corvo branco em Urubici - Santa Catarina, que tem as mesmas características da serra do rio do rastro, porem com chão de terra, muito loka. Enfim, a quem queria fazer uma ótima viajem, pode ir, no total rodei 1.860km em uma semana de xre.

Beleza Tiago, realmente é um passeio muito bonito. Abraço

This comment was minimized by the moderator on the site

Eu estava na net buscando informacoes sobre viagem ao Chile, ate que encontrei seu site. E por coincidencia entrei no link em que vc realizava uma viagem ate a Serra do Rio do Rastro. Sou Secretaro de Turismo de Imbituba, SC, Capital da Baleia Franca, e belas praias, Cidade por onde vc passou. Deixo aqui meus parabens pela viagem, tbem sou motociclista, ando com uma V-Strom, Imbituba continua linda e esta de portas abertas.

Olá Leandro, tivemos uma rápida passagem por Imbituba, mas deu para aproveitarmos uma ótima tarde de domingo na Praia da Vila. Não tivemos tempo de rodar pela região, já que tínhamos a programação de fazermos a Serra do Rio do Rastro no dia seguinte. Abraço e obrigado pelo contato.

OI LAERCIO , GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELO BOM GOSTO DE ANDAR DE MOTO , HOBY QUE TAMBÉM APRECIO. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ JÁ VISITOU OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL E SE VALE A PENA , MORO EM RIBEIRÃO PRETO SP. GOSTARIA AINDA DE SUGERIR CONHECER AS SERRAS DE MINAS ,CIRCUITO DA CANASTRA , SE É QUE AINDA NÃO A CONHECE, ONDE SEMPRE VAMOS , POR SER PERTO DAQUI. UM GRANDE ABRAÇO.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá José Roberto, obrigado pelo comentário. Não conheço sua região, mas estamos planejando uma ida a Rio Claro em breve, aí pra esses lados. A região onde moro (sul de minas), mais precisamente na região do circuito das águas (caxambu, são lourenço, etc...) também tem ótimas opções de passeio e muitas serras bonitas pra conhecer. Hora dessas venha pra cá e me avise.

Laércio, antes de mais nada parabéns pela aventura, esse lugar é deslumbrante. A minha família mora perto da sua cidade, em Nepomuceno, eu estou programando esta mesma viagem para Julho, mas como não achei companheiros, vou sozinho na minha Shadow 750, ficaria grato se pudesse dar dicas da sua viagem, como foi o planejamento, esta será a minha primeira longa viagem e estou bem ansioso para realizá-la, tenho uma preocupação especial, a Régis Bittencourt. Um abraço.

E Guilherme, vou fazer esse trecho com uma xre em julho, caso tenha interesse favor avisar.

This comment was minimized by the moderator on the site

Guilherme, realmente foi um ótimo passeio. Nepomuceno fica há aproximadamente 100 km de Campanha. Vindo para os lados de cá apareça. Quanto ao roteiro da viagem, não há segredo. A Regis Bittencourt está quase toda duplicada e apesar do grande movimento não difere muito de uma Fernão Dias por exemplo. O único problema é a Serra do Cafezal: são 26 km de pista simples com muito movimento de caminhões. Sugiro evitá-la, passando, por exemplo, por Sorocaba, já saindo quase em Registro. Se quiser aproveitar o passeio passe por Apiaí pra fazer também o Rastro da Serpente....vale a pena! Em 2010 passei por lá indo pra Blumenau. Abraço e obrigado pelo comentário.

Laércio, abusando da sua boa vontade, pois esta vai ser a minha primeira viagem, você teria dicas de locais para hospedagem no caminho. Grato.

Guilherme, vai depender muito do roteiro que vc for fazer. Eu tinha feito uma programação, já com alguns hotéis pré-definidos, mas acabei mudando por conta dos companheiros e fomos procurando a medida que chagávamos nas cidades. Mas alguma coisa dá pra indicar. Se vc tiver tempo vale a pena ficar no Resort no mirante da Serra do Rastro...maravilhoso, mas mais dispendioso! Em Urubici e São Joaquim tem bons hotéis com preços na média. Conhecer as vinícolas em São joaquim também é uma ótima dica. Em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba, ficamos no hotel Tulip Inn, em frente ao Ibis, perto do Aeroporto, muito bom e fácil de achar. No litoral, ficamos em Itapema. Evitamos Balneário, já que era temporada e os preços estavam altos. Em Blumenau, hotel Glória, salvo engano, no centro.....Se lembrar de mais alguma coisa te passo.Abraço.

This comment was minimized by the moderator on the site

Valeu Laércio, vou em Julho, seguindo suas dicas fazer a Rastro da Serpente e Rio do Rastro. Obrigado!

Isso ai, mas leva agasalho....julho vai estar gelado....Pra vc ter uma ideia, em janeiro pegamos perto de 17 graus no alto da serra e no litoral chegou a 36.....

Obrigado pelas dicas Laércio, estando por essas bandas faço contato. Grato.

This comment was minimized by the moderator on the site

Bom dia! Laércio, quando conheci a Serra do Rio do Rastro não havia iluminação. Tinha sol. Pouco movimento. Pretendo ano que vem fazer o trecho, descendo desta vez. Tem muito tempo que não ando de motocicleta e estou projeto de até outubro adiquir uma HD igual a sua. Sei que é uma moto pesada de difícil manobra e que esquenta muito. Portanto, no meu projeto evito rodovias complicadas como BR 116. Quais fora as dificuldade que você teve com sua moto, tais como temperatura nas pernas, manobras em alguns trechos/cidades, autonomia, etc. Pelas fotos vejo que você utilizou tempo todo roupa de couro. Muito desconfortável para este tipo de moto. As minhas perguntas não significa que eu estou desistindo da HD. Pelo contrário, pois pe meu sonho de consumo. Gostei muito do relato e das fotos. Com certeza teriam mais se não fosse o mau tempo (diga-se de passagem, muito bonito um tempo assim para viajar) Abraço.

Olá Eduardo! Obrigado pelo comentário sobre a viagem! Pois é amigo, muito se fala sobre as HD's, que somente seriam apropriadas para as Highways americanas, mas não para o piso brasileiro. Na prática não é isso que vemos. O Rômulo Provetti, editor do site, fez várias viagens e pelas imagens vc pode ver até onde uma HD pode ir! Vários amigos do PHD-BR viajaram pela américa latina e até mesmo até o Alaska de HD (veja a viagem do PHD Chico e Artur Albuquerque). É logico que vc não pode pretender participar de um Paris-Dakar de HD. Hoje utilizo uma Electra Glide Classic, ano 2005, ainda com a motorização 1450 cc. As mais novas tem, inclusive, um dispositivo que desliga o cilindro traseiro em marcha lenta pra diminuir o aquecimento do motor. Já é minha terceira HD e estou acostumado com o calor do motor que, de fato, em algumas situações chega a incomodar. Na subida da Serra do cafezal, na BR 116, sofremos com o calor e a moto esquentou muito, como relatei no texto. Na realidade, meu roteiro original era passar por Sorocaba-SP, saindo já perto de Registro, mas mudamos de última hora e nos arrependemos. Há também a possibilidade de passar por Apiaí-SP, no vale do Ribeira, divisa com o Paraná, e fazer o Rastro da Serpente (o PHD emite certificado). O Rio do Rastro Resort emite certificado para quem passa pela serra, veja no site deles, na sessão Challenger. Usei roupa de cordura na viagem e aguentou bem até a chuva que pegamos. Vc não irá se arrepender de fazer esse roteiro! Abraço.