Subindo a Serra do Rio do Rastro e descendo a Serra do Corvo Branco

Nos dias 18 e 19 de janeiro, o motociclista catarinense Sérgio Couto fez a viagem de estréia com a sua Honda XRE 300, percorrendo as Serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco. A rota realizada foi a seguinte:

1º dia: Gaspar / Brusque / São João Batista / Major Gercino / Angelina / Rancho Queimado / Braço do Norte / Lauro Müller (Neste Ponto é subida da Serra do Rio do Rastro) / São Joaquim / Lages

2º dia: Lages / Urubici (Neste Ponto é a descida de Serra do Corvo Branco) / Grão Pará / Braço do Norte / Laguna / Florianópolis / Gaspar.

Total: 854 Km rodados.

Saida de Gaspar no dia 18 de janeiro às 10 horas a bordo de uma Honda XRE 300. Fiz a viagem sozinho e gostei. Foram dois dias de visuais maravilhosos e de conhecer pequenos município de Santa Catarina. Peguei chuva forte logo na manhã do primeiro dia, na altura da cidade de Major Gercino. Foi apenas trovoada de verão, que logo passou. O restante da viagem ocorreu entre momentos de sol intenso e pancadas de chuvisco. Fui o tempo todo com capa de chuva e tudo o mais.

A partir de Major Gercino, até Angelina, é estrada de chão com muitos morros. Aconselha-se motos do tipo trail. Entre Angelina e Rancho Queimado, foi asfalto em ótimo estado. Entre Rancho Queimado e Santa Rosa de Lima, mais 20 km de estrada de chão com subidas e descidas íngremes. Até este ponto da viagem passei por lugares muito lindos, cachoeiras, barragens e outros pontos.

A primeira parada para fazer um lanche e alongar um pouco foi em Braço do Norte. Segui direto para Lauro Müller e subi a Serra do Rio do Rastro. Depois fui a São Joaquim, onde abasteci. Tinha ainda quase meio tanque. A média da moto foi de 27 Km por litro de combustível. Muito econômica e confortável.

Cheguei em Lages às 19h30. Dormi num hotel simples no centro da cidade, mas muito limpo, com excelente atendimento e localização (R$ 30,00 pelo quarto). É um hotel muito usado por viajantes, representantes, etc. Jantei e fui dormir.

No segundo dia de viagem acordei às 6h, arrumei as coisas, organizei a segunda parte do trajeto, tomei café no centro de Lages e segui para Urubici pela BR-282, tendo saído de Lages às 8h. Cheguei no pico da Serra do Corvo Branco às 09h30. Estava com nevoeiro intenso, não deu para tirar as fotos que eu gostaria, mas valeu muito.

Viagem de moto Serra do Rio do Rastro

Desci a serra em direção direção ao Litoral por onde retornei pela BR-101. Passando por Tubarão / Laguna / Palhoça / São José e muitas outras cidades e balneários situados nesta rota.

Cheguei em casa, são, salvo e realizado às 19h30 do dia 19 de janeiro. Foi a minha primeira viagem de moto sozinho com a XRE 300. Pretendo fazer outras rotas curtas para depois realizar, talvez, viagens mais longas. Vale a pena.

Se tiverem oportunidade, passem por este roteiro, é muito lindo.

Última modificação: Sex 10 Fev 2017

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres

Comentários (31)

Conteúdo relacionado - Viagens pelo Brasil