Sul do Brasil

Relatos de viagens de moto realizadas pelas estradas da região Sul do Brasil, com informações, dicas, fotos, vídeos e o dia a dia na estrada.

A caminho da Serra do Rio do Rastro

Para aproveitar o feriado de Tiradentes, eu e mais cinco amigos decidimos pegar estrada rumo à Serra do rio do Rastro, passando também pelo Rastro da Serpente e o litoral de Santa Catarina.

Saímos de Jacareí, interior de São paulo, no dia 21 de Abril em seis motos: Eu com minha Shadow 750, Heleno com sua midnight preta, Willian com a midnight azul, Plinio com uma NC700, Wendel e João em duas XRE 300.

Primeira viagem de moto - Foz do Iguaçu

Antes de relatar minha primeira viagem de moto, gostaria de contar um pouco da minha história. Sempre tive vontade de ter uma moto, mas devido ao excesso de atividades, ou influenciado pelo pessimismo das outras pessoas, acabei não conseguindo satisfazer essa vontade. Cheguei aos 39 anos e ainda não tinha carteira.

Expedição Serra do Rio do Rastro

Nossa viagem começou nos Pampas Gaúchos, divisa com o Uruguai, onde em um grupo de motociclistas com 10 motos e carros de apoio, partimos em direção à Serra do Rio do Rastro, no estado de Santa Catarina.

Serra do Rio do Rastro e Rastro da Serpente

Nossa viagem começou em Betim (MG), no sábado, dia 16/04/16 e durou nove dias, durante os quais rodamos um total de 3.212 km. O período do ano foi escolhido para ficar entre o fim das chuvas no Sudeste e o início do frio nas Serras Catarinenses.

Visitando o Paraná, Família e Fantasmas com uma Fazer 250

Nasci no Paraná e fui morar em São Paulo quando tinha 2 anos de idade e há 3 moro em Vinhedo. Desde que me conheço por gente eu ia para a casa de minha avó em Bandeirantes (PR). Como infelizmente ela sofreu um derrame e estava morando com meu tio, resolvemos que colocaríamos a casa do Paraná à venda, pois ficaria vazia e abandonada. Eu era o único da família que poderia tirar uns dias de folga para a tarefa da venda da casa. Além disso, de moto sai muito mais barato viajar. Mas na verdade eu estava adorando a tarefa. Tantas vezes fui para o Paraná e agora iria de moto, isso estava sendo o máximo para mim.

De São Paulo à Serra do Rio do Rastro em 2 dias

Há alguns meses planejei fazer a desejada viagem de moto de Santo André (SP) até a Serra do Rio do Rastro. Viajaria entre os dias 20 e 23 de dezembro do ano passado, durante minhas férias e sozinho, já que a esposa e os amigos estariam trabalhando.

Projeto Serra do Rio do Rastro

Tenho uma Fazer 250 Blue Flex 2014/15 que já me acompanhou em algumas viagens, sempre com minha digníssima na garupa. Minha viagem de moto mais longa foi de 1300 km em três dias, desvendando o litoral norte paulista e agora estou com um projeto um pouco mais ousado, pretendo rodar o dobro de distância em quatro dias de viagem para conhecer o litoral e as serras catarinenses e tendo como principal objetivo a Serra do Rio do Rastro.

Final de semana em Sénges (PR)

No final de semana do dia 5 e 6 de dezembro, uns amigos e eu saímos da cidade de Sorocaba (SP) rumo à cidade Paranaense chamada Sénges, com o objetivo de conhecer as belas cachoeiras da cidade, que não são poucas.

Rastro da Serpente e Serra da Graciosa

Amigos bikers, bom dia. Quero fazer um relato atualizado sobre a situação da estrada conhecida como Rastro da Serpente. Não vou fazer o relato da nossa viagem, quero só atualizar a situação da estrada, deixar um comentário a respeito da Rastro e mais algumas dicas.

Expedición Misiones

Este é o relato e as fotos do nosso mais recente moto passeio, durante o qual percorremos com nossa Honda XR 250 Tornado, 2.560 km das estradas do sul do Brasil e norte da Argentina para visitar os 7 povos das missões, sendo um deles patrimônio cultural da humanidade, no território do atual Rio Grande do Sul e também 3 sítios arqueológicos no Norte da Argentina, também patrimônios culturais da humanidade pela Unesco.

Rastro da Serpente

Sábado pela manhã, após o café na The One Harley-Davidson e encontro com vários Amigos Harleyros, deixei o PHD Breide seguir rumo a Antonina, passei pelo Studio Fênix, onde ficou o Amigo Santolino (foto abaixo) de água na boca. Saí rumo a Rio Branco do Sul, passando por Bocaiuva do Sul, Adrianópolis, Apiaí e, finalmente, Capão Bonito, percorrendo as 1250 curvas que delineiam os 260 km da estrada conhecida como Rastro da Serpente. Já tinha a vontade de experimentar a Blackline neste trecho, o que aconteceu nos dias 24 (ida) e 25 (volta) de agosto de 2013.

Viagem para comemorar o Dia do Motociclista

Uma da melhores viagens que já fiz para comemorar o dia 27 de julho, Dia do Motociclista.

Dia 26, de Curitiba a Florianópolis via 101 (lotada e complicada). Saí atrasado, às 16h30, chegando a Floripa às 20 horas.

Vale dos Vinhedos

E lá fomos nós para Santa Tereza!

O sábado, 23 de agosto, amanheceu espetacular em Porto Alegre. Verdadeiramente convidativo para passeios, motos, estradas e tudo mais que se tem direito, quando esquece-se de si mesmo e nos permite um final de semana ao bom estilo ... verão. ​

Arenito de Vila Velha e Cânion Guartelá

Uma região privilegiada por belezas naturais e paisagens cênicas, e por isso, referência no turismo paranaense. Ponta Grossa vem se destacando não só pelos seus conjuntos areníticos, como o de Vila Velha, mas também por outros atrativos de acesso mais difícil que surgem em meio aos campos gerais da Serra de Itaiacoca, que se eleva nos entornos do município. A cidade mescla a simplicidade da vida do campo com as atividades industriais em seu setor urbano. Por estar localizada no maior entroncamento rodoferroviário do sul do país, é o segundo pólo industrial mais diversificado do Estado do Paraná.

Expedicao Rio do Rastro e Corvo Branco

Depois de ter feito, no final de 2013, uma viagem até Curitiba, quando conheci as 1250 curvas da estrada do Rastro da Serpente e a famosa estrada da Graciosa, decidi que na próxima oportunidade faria outra viagem para conhecer a Serra do Rio do Rastro (SC-438) e a Serra do Corvo Branco (SC-439) as duas localizadas próximas à cidade de Urubici em Santa Catarina. Esse é o relato dessa viagem, que fiz com os amigos Glauco e Milton.