• São Paulo
  • Publicado em:

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Malas prontas, equipamentos separados, tanque cheio e alguns km de estradas pela frente rumo às cavernas, cachoeiras e trilhas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

A saída foi bem cedo de São Paulo, para aproveitarmos bem o final de semana.

Já na chegada, visitamos a Cachoeira do Meu Deus com 50 metros de altura, no Vale das Ostras (um vale com 12 belas cachoeiras) que fica 2 km antes do trevo que vai para a Caverna do Diabo, em Eldorado.

Em seguida fomos visitar uma figura histórica, Seu Jeremias. O ex-prefeito possui um belo alambique que vale a pena visitar!

A primeira noite dormimos no Museu da cidade, após um saboroso jantar no restaurante Casarão, outro ponto turístico na praça central da cidade.

Assim que acordamos fomos visitar a Reserva do Betary, que trabalha com pesquisas e Educação Ambiental. Para chegar na Reserva, atravessamos o Rio Betari, onde colocamos as Versys a prova!!! ...e por sinal, se saíram muito bem!

Mesmo com o pneu inapropriado para os terrenos off-road, a moto se comportou muito bem!

Isso não significa que não rolaram alguns tombos na estrada lisa como cebo!!!

O dia rendeu bastante, pudemos passear pelas trilhas, cachoeiras e cavernas do Núcleo Santana, um dos 4 núcleos de visitação do Parque (Caboclos, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Santana).

A segunda noite foi na Vila de Furnas, onde montamos acampamento junto às casas da vila que tem fama de ser mau-assombrada, com várias histórias de fantasmas que rondam o lugar (acredite quem quiser, mas durante a madrugada dois membros da equipe passaram muito mal...)

O parque está localizado no meio da Mata Atlântica, e oferece inúmeras opções de passeios aos visitantes. Possui a maior concentração de cavernas calcáreas do Brasil, com mais de 300 catalogadas até o momento.

São apenas 320 km da Cidade de São Paulo e menos de 200km da cidade de Curitiba.

Vale o passeio!

* Vinicius Fonseca é fotógrafo, biólogo e autor do Blog www.retratosviniciusfonseca.blogspot.com

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.
  • Nenhum comentário encontrado

Conteúdo relacionado - Viagens pelo Brasil