Saímos de Pigue pela Ruta 33 com o objetivo de pernoitar em Trelew. De Rio Colorado até San Antonio Oeste o calor estava terrível, queimada espontânea da vegetação e muita fumaça sobre a estrada. No trecho seguinte o vento deu sinal de vida em sua plenitude.

Em Puerto Madryn o vento bateu forte soprando do oeste para leste, obrigando a condução da moto inclinada e exigindo muito braço. Na ultrapassagem de caminhão com o vento da esquerda para direita, a dificuldade é moderada, porém se estiver soprando da direita para a esquerda, ao ficar na lateral do caminhão quase não há vento, contudo na saída da ultrapassagem o vento vem como um torpedo, jogando a moto para fora da pista. Nessa hora é preciso inclinar a moto contra o vento e acelerar para sair da turbulência gerada pelo caminhão. De tanto fazer isso chamamos de pilotagem estilo "bambolê", balança tudo, literalmente.

Se o caminhão vem em sentido contrário e o vento estiver soprando da esquerda (mesmo lado do caminhão) se prepare para o soco-torpedo, a moto balança feito "bambolê" (haja braço). Se o caminhão vem em sentido contrário e o vento soprando da direita (do seu lado) nada acontece, pois a massa da moto é muito menor. Conduzir nessas condições é estressante, é necessária atenção redobrada. Aprende-se com o tempo a se defender e colocar a moto na posição certa, senão, o tombo é inevitável. Nessa situação é preciso manter a calma, não deve parar a moto. Se parar todos vão ao chão.

Além disto temos rebanhos de Guanacos e bandos de um tipo de avestruz pequenos, que cruzam as Rutas com frequência em várias direções.

No posto de serviço de San Antonio Oeste encontrei um chinês (Jack) que havia alugado uma moto em Buenos Aires e estava descendo para Ushuaia. Trocamos cartão de apresentação e criamos vínculo de amizade. Combinamos que, se possível, encontramos em Ushuaia.

Viagem de moto pela Argentina - Patagônia

Trajeto: Ruta 33 até Bahia Blanca - AR, Rutas 3 e 22 até Rio Colorado, Rutas 251 até San Antonio Oeste e a Ruta 3 até Trelew - AR
Distância percorrida no dia: 869 km
Postos de Abastecimento: Rio colorado, San Antonio Oeste, Trelew.
Rodovias: Rutas 33, 22, 251 e 3. Em bom estado de conservação.
Hotel: Hotel Libertador

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Motos Adventure - expedição de moto pelo mundo

Livro sobre viagem de moto até o Atacama