De Salvador a Ushuaia

Ushuaia - Fin del Mundo

F001

No final da última viagem de moto, "Do Atlântico ao Pacífico", prometi que a próxima longa viagem seria para Ushuaia, então tive que cumprir. Entre os dias 24 de janeiro e 20 de fevereiro, eu e minha esposa fizemos uma viagem de moto de 16.730 km de Salvador até Ushuaia na Argentina, a cidade mais ao sul do planeta.

1º dia - Salvador - Montes Claros

Saída do Ferry-boat - Salvador/BA

Saímos às 4h30 em direção ao porto do Ferry-Boat para embarcar no Ferry das 5 horas. O objetivo do dia era pernoitar em Montes Claros - MG.

2º dia - Montes Claros - Brodowski

Saímos de Montes Claros - MG com o objetivo de chegar a Ribeirão Preto/SP. Por volta das 16h30, quando estávamos passando por Brodowski, poucos quilômetros antes da cidade de destino, fomos recebidos por um temporal, com relâmpagos e trovões, parado sobre a cidade. Então decidimos pernoitar naquela cidade mesmo.

3º dia - Brodowski - União da Vitoria

Continuando nossa viagem em direção à Argentina, saímos de Brodowski - SP com a meta de pernoitar em União da Vitória - SC. O dia foi de chuva fraca, porém durou todo o dia. Moto não paga pedágio nas estradas que passamos em São Paulo. Chegamos ao destino às 18h42.

4º dia - União da Vitoria - Santana Livramento

Hoje concluímos a primeira fase da nossa viagem de moto até Ushuaia, percorrendo as estradas do Brasil. Saímos de União da Vitoria - SC com destino a Santana Livramento - RS. O dia foi de muita chuva.

5º dia - Santana do Livramento - Colón

Continuando nossa viagem de moto em direção a Ushuaia, saímos de Santana do Livramento com a meta de pernoitar em Colón na Argentina, atravessando o Uruguai de Rivera até a cidade de Payssandú. Antes de iniciar a viagem tivemos que fazer a Carta Verde - seguro para terceiros (o despachante foi ao Hotel para nos atender), comprar peso Uruguaio na Praça Internacional, trocar óleo e filtro para a moto e encher o tanque de combustível reserva 10 litros.

6º dia - Colón - Pigue

Às 8h30 saímos do hotel em Colón, região de Entre Rios, passando pelas Rutas 14 e 12, famosas pelos problemas com os policiais argentinos, com a meta de pernoitar em Bahia Blanca. Logo que percorremos uns 90 km, encontramos a barreira policial de Entre Rios. Estávamos equipados conforme a nova lei de trânsito da Argentina, província de Buenos Aires, ou seja, colete laranja com faixa refletiva e placa na parte de trás da moto e nas laterais dos capacetes.

7º dia - Pigue - Trelew

Saímos de Pigue pela Ruta 33 com o objetivo de pernoitar em Trelew. De Rio Colorado até San Antonio Oeste o calor estava terrível, queimada espontânea da vegetação e muita fumaça sobre a estrada. No trecho seguinte o vento deu sinal de vida em sua plenitude.

8º dia - Trelew - Puerto San Julián

Continuando nossa viagem pela Argentina, saímos de Trelew pela Rutas 3 com o objetivo de pernoitar em Puerto San Julian. O vento soprou forte por todo o trajeto, como no dia anterior. Já estava acostumando com o bambolê que ele fazia com a moto.

9º dia - Puerto San Julián - El Calafate

Saímos de Puerto San Julián pela ruta 3 com o objetivo de ficar em El Calafate por duas noites e conhecer o Glaciar Perito Moreno.