A limitação de tempo restringiu conhecer apenas os Geysers del Tatio, lagoa de Puritamas, ou Putanas (no passado, havia mineradores italianos no local e estes atraiam mulheres para alegrar o ambiente e essas, no verão, banhavam-se na lagoa: daí o nome) e povoados autóctones andinos, como Toconao, onde os pratos principais disponíveis são o locro e espetinho de carne de llama.

Tudo, implicou sair às 5h, em van turística. Embora há quem possa considerar utilizar a moto para visitar esses lugares, e realmente é até possível, o desconforto, a escuridão e o risco não compensavam. De carro, mais provável. Tudo em rípio, 70 quilômetros, por perna. Cerca de USD 80, por pessoa.

Viagem de moto Bolivia Chile ArgentinaSan Pedro de Atacama

Quando o sol nasce, servem café matinal ao ar livre, à base de proteína de ovo, para auxiliar a oxigenação dos músculos. Caminhar "despacito": inspirar pelo nariz e, dois passos adiante, expirar pela boca, e assim sucessivamente.

Uma turista desmaiou ao lado e o dano maior que ela sofreu foi o choque da cabeça com o solo. Oxigênio e remoção para a enfermaria local e, depois, de ambulância para San Pedro de Atacama.

Viagem de moto Bolivia Chile ArgentinaGeysers del Tatio

Viagem de moto Bolivia Chile ArgentinaLagoa Puritamas (Putanas)

Viagem de moto Bolivia Chile ArgentinaGeysers del Tatio

Viagem de moto Bolivia Chile ArgentinaToconao

Viagem de moto Bolivia Chile Argentina

Esses locais estão a 4.300 msnm e a temperatura era de -15ºC. Valeu a pena visita-los. Há muitas outras opções, entre as quais a observação de estrelas, privilegiada pela baixa luminosidade artificial da região e acumulo de poeira em estratos mais baixos da atmosfera. Tem que ter tempo.

A opção aérea para San Pedro de Atacama é a cidade de Calama, 110 quilômetros distante. Há ônibus e outros meios terrestres regulares entre as cidades.

Buenas noches.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.