O percurso desse dia começou com a subida da Cuesta del Portezuelo, a 20km de San Fernando de Catamarca, e igual distancia para alcançar cerca de 2.000 msnm. É uma espécie de porta de ingresso para a pré-cordilheira dos Andes.

Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Cuesta del Portezuelo

Cuesta del PortezueloA estrada estreita e sinuosa, até perigosa, pois em muitos trechos não tem proteção lateral. 1° e 2° marchas são regra para subir e descer. O motor do radiador funcionou como há muito não o fazia. Imagine se estivesse no verão. A paisagem é árida. Embora mais sinuosa que a estrada da Serra do Rio do Rastro, a brasileira é mais vistosa e agradável.

Com muitas curvas cotovelo, numa dessas, acostamento. Uma combinação complicada: 1°marcha com torque elevado, subida íngreme, buracos, asfalto descascado, óleo na pista, areia. A moto parou em pé, quase encostada no paredão de pedras. Pela primeira vez, foi sentido o efeito do controle de tração. Nenhum dano.

Braços, ombros, pescoço e traseiro doloridos. Este, mesmo com almofada de gel de 8 cm de espessura. O mais interessante da Cuesta del Portezuelo foi poder avistar e filmar pela primeira vez um condor na natureza.

Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Cuesta del Portezuelo

A distância entre essas duas capitais provinciais é de 180 km, curto para os padrões da viagem. Num YPF de estrada, a ministra do Meio Ambiente de La Rioja e seu marido, empresário da mineração (lítio), fãs de Camboriú, como 90% dos argentinos.

La Rioja também é simples e sua vida social gira em torno da praça da matriz. Coincidentemente, o bispo local rezava a missa das 19h e a igreja estava lotada. Era a última celebração dele como bispo da província de La Rioja, pois fora transferido para a província de Mendoza.

Um personagem ilustre dessa província é o ex-presidente argentino Carlos Menen, atualmente senador em Buenos Aires. Ele é produtor local de vinho da uva Torrontes, que foi consumido no jantar a base de carne de coelho. Bons vinhos os riordanos.

Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Catedral de La Rioja

Viagem de moto Bolivia Chile Argentina
Centro Historico – La Rioja

O pernoite foi em hotel no centro da cidade, próximo a catedral.

Buenas noches.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.