Entrar

Primeiro voo dos Patos Selvagens

Viagem de moto pelo Peru, Chile e Argentina

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo."
Provérbio Africano

Às vezes, as coisas na vida acontecem mais rápido que se espera. Nesse caso, foi uma grata surpresa. Conforme falei na matéria sobre minha viagem de moto ao Uruguai – veja relato De Patos de Minas a Montevidéu sobre duas rodas - feita em março/2013, esperava fazer essa nova viagem em uns três anos. Como eu e meu irmão Rogério começamos o planejamento e os esforços com bastante antecedência, conseguimos cumprir o plano em dois.

Viagem de moto Minas Gerais e Goiás

1º dia - Patos de Minas - Mineiros

Ontem o José Maurício e o Douglas vieram de Belo Horizonte para Patos. Meus pais ofereceram um generoso café da manhã na casa deles, onde nos reunimos com mais alguns amigos que nos acompanharam no início da jornada. Obrigado pelo incentivo, companheiros.

Viagem de moto Goiás e Mato Grosso

2º dia - Mineiros - Cáceres

No dia seguinte, seguimos para Mato Grosso. Até Cáceres foram mais 726 km. Na saída da cidade, fiquei surpreso com o tamanho do Rio Paraguai naquele local. Ele estava muito cheio e em todas as vazantes – pequenas pontes para escoamento das enchentes, estavam com muita água corrente. Aí vimos o que é fartura de água doce.

Viagem de moto Peru

7º dia - Comissaria Mazuko - Cusco

Rodamos somente 298 km até Cusco. Desse dia em diante, nossa viajem de moto tomou outro ânimo. Conhecemos coisas maravilhosas que nunca tínhamos visto antes. Tivemos que parar diversas vezes para tirar fotos. A cada curva dava vontade de parar de novo. Ficamos maravilhados com a subida da cordilheira dos Andes.

Viagem de moto Peru - Machu Picchu

8º ao 10º dia - Cusco e Machu Picchu

Cusco é uma cidade grande, com muito trânsito, mas nos sentimos muito bem lá. Ela tem muitas opções de gastronomia, City Tour, passeios e a parte antiga tem umas igrejas lindas, da época da chegada dos espanhóis.

Viagem de moto peru

11º dia - Cusco - Puno

Saímos de Cusco em direção a Puno, cidade que fica nas margens do Lago Titicaca, divisa do Peru com a Bolívia. Demoramos um pouco, até que acertamos o hotel, colocamos a bagagem nas motos – todos nós usamos bauletos, o que facilita essa tarefa, e abastecemos.

Viagem de moto Peru e Chile

12º dia - Puno - Arica

De manhã fomos tomar café para a etapa do dia e encontramos duas moças no restaurante falando português. Conversei com elas e descobri que eram gaúchas passeando também por aqueles lados. Falei que estávamos de moto, elas admiraram a distância percorrida por nós e nos convidaram para visitar o Rio Grande do Sul. Um passeio pelo Sul ainda está nos nossos planos.

Viagem de moto até o Chile

13º dia - Arica - Iquique

O dia amanheceu muito bonito. Nenhuma nuvem, céu claro e azul profundo. Tomamos café em uma lanchonete próximo ao hotel e fomos fazer o câmbio para a moeda local. Decidimos não comprar o seguro SOAPEX, o equivalente ao “Carta Verde” para o Chile, pois não conseguimos achar um local de venda e achamos que não compensaria. Esse seguro é vendido pela internet. Ver aqui).