Entrar

Projeto Paso de Jama

  • Categoria: Paso de Jama
Viagem de moto até o Deserto do Atacama

Em janeiro de 2017 fizemos uma viagem de moto até o Deserto do Atacama, no Chile, pilotando uma Yamaha Ténéré 250. Foram 18 dias de aventura, rodando sobre asfalto, rípio e neve. Cruzamos a Cordilheira dos Andes e o Deserto de Atacama, vimos gêiseres, lhamas, pelicanos, flamingos, vulcões, salares, oásis e cactos gigantes e chegamos à costa do Oceano Pacífico.

Valeu toda a preparação e espera para fazer a viagem.

Nosso grupo era formado por cinco pessoas viajando em 3 motos com as quais percorremos um total de 6.000 km.

Moto e equipamentos

Não é necessário ter uma bigtrail para ir ao Atacama, tampouco precisa ser um grande piloto. Eu usei na viagem uma Yamaha Ténéré 250, com garupa, equipada com baú traseiro de 45 litros, baús laterais de 24 litros, almofadas de gel, bolsa de tanque, GPS, protetor de carenagem e cavalete bilateral. Os amigos que me acompanharam foram em uma Honda Transalp e uma Suzuki V-Strom.

Sobre Combustível

Um dos nossos receios era ficar sem combustível em alguma parte da Argentina, inclusive levamos um galão de 5 litros, porém, ao contrario do que imaginávamos, em todo o trajeto encontramos postos de combustível. Alguns tinham filas para abastecer, mas em momento algum o intervalo entre os postos era maior que a autonomia das motos. No site www.ypf.com é possível encontrar um mapa com locais para abastecimento.

Comentários (5)

  1. Nathan Rocha

Boa Tarde amigos eu queria saber se seria possivel fazer essa viagem com uma Honda XRE 300? eu tenho muita vontade de viajar de moto daqui a uns dois anos e estou prestes a comprar a minha XRE 300. ela seria uma boa moto para esse tipo de viagem?

  1. André Dias Campos    Nathan Rocha

Bom dia Nathan. Eu já fiz essa viagem em uma Shadow 750 e conheci bem esses caminhos. E posso assegurar pra você que vc pode fazer essa viagem até em uma CG T125. Tudo vai depender de como voce quer viajar. Vai levar alguem com você na garupa? Quanta bagagem vai levar? Quantos km quer percorrer por dia? Qual a velocidade média quer desenvolver? Tá vendo a moto que vai utilizar vai depender de como quer andar? Uma CG dificulta voce levar bagagem e uma pessoa na Garupa. Uma XRE (desde que não trinque o cabeçote, eu tenho uma que trincou), permite vc levar uma pessoa na garupa, mas com pouca bagagem. Se for só voce já da pra levar muita bagagem. A minha Shadow me permite levar minha esposa e muita bagagem e desenvolvendo velocidade média de 120 km por hora. Já a XRE carregada com passageiro e bagagem não te permite isso. Mas vai tranquilamente.

  1. André Dias Campos    André Dias Campos

Continuando meu comentário, fiz mês passado uma viagem longa em uma Tenere 250, e meu cunhado foi em minha XRE. Rodamos 6500 km tranquilamente carregando muita bagagem (pode conferir no meu blog www.rota60.com).
Oque mais importa é o espírito aventureiro e a vontade de viajar de moto. Vá em frente.

  1. Daniel Essinger    Nathan Rocha

Olá Nathan,

Penso que a sua XRE 300 seja uma boa escolha. Fiz esta viagem em uma Teneré 250, que é relativamente similar a sua futura moto em questão de potência, autonomia, ciclística etc... Na Cordilheira dos Andes vais precisar de um pouco de paciência pois a moto provavelmente perderá bastante potência, mas nada que comprometa a tua viagem. Com um bom planejamento e a moto bem revisada, podes ter certeza que vai ser uma ótima viagem. Qualquer dúvida escreva.

Um abraço

  1. Nathan Rocha    Daniel Essinger

Muito obrigado Daniel,
Eu vou começar a pesquisar mais e quem sabe fazer essa trip em 2019.
Parabéns pelo post!

Abraço.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização