Entrar

Paso de Jama

Projeto Paso de Jama

Em janeiro de 2017 fizemos uma viagem de moto até o Deserto do Atacama, no Chile, pilotando uma Yamaha Ténéré 250. Foram 18 dias de aventura, rodando sobre asfalto, rípio e neve. Cruzamos a Cordilheira dos Andes e o Deserto de Atacama, vimos gêiseres, lhamas, pelicanos, flamingos, vulcões, salares, oásis e cactos gigantes e chegamos à costa do Oceano Pacífico.

De Pelotas a Salta

1° Dia - Pelotas - São Borja
2° Dia - São Borja - Presidência Roque Sáenz Peña
3º Dia - Presidência Roque Sáenz Peña - Salta
4° Dia - Salta

Escolhemos cruzar a fronteira Brasil/Argentina na cidade de São Borja. No nosso primeiro dia de viagem de moto, cruzamos o pampa com chuva e tempo nublado, fizemos apenas paradas para descansar, comer, colocar e tirar roupas de chuva.

De Salta a San Salvador de Jujuy

5° Dia - Salta - San Salvador de Jujuy
6° Dia - San Salvador de Jujuy

No quinto dia de viagem de moto nosso roteiro seria percorrer a estrada de Salta a Susques, porém, devido à chuva, houve um deslizamento de terra que engoliu a Ruta 09 na região de Purmamarca. Nos hospedamos em San Salvador de Jujuy para esperar a liberação da via.

De San Salvador de Jujuy a San Antônio de Los Cobres

7° Dia - San Salvador de Jujuy - San Antônio de Los Cobres

Os dias seguintes foram dedicados à travessia dos Andes. No primeiro fomos de Jujuy a Salta e depois utilizamos a Ruta 51 para ir de Salta a San Antônio de Los Cobres. Ali a viagem parecia que estava recém começando.

De San Antônio de Los Cobres a San Pedro de Atacama

8° Dia - San Antônio de Los Cobres - San Pedro de Atacama

No segundo dia atravessando a Cordilheira dos Andes com nossas motos, pegamos a lendária Ruta 40 para ir de San Antônio de Los Cobres a Susques. Aquela estrada cruza a Argentina de norte a sul e é uma rota clássica para quem quer aventurar-se ao pé da Cordilheira.

San Pedro de Atacama

9° Dia - San Pedro de Atacama
10° Dia - San Pedro de Atacama

Utilizamos San Pedro de Atacama como base para conhecer a região do Deserto do Atacama. Ficamos lá cinco noites (duas na ida e duas na volta). Contratamos passeios em agências de turismo e conhecemos os seguintes lugares: Vale de La luna, Vale de La Muerte, Geisers El Tatio, Pueblo Machuca, Salar de Atacama, Lagunas Chaxa, Miniques e Miscanti, Piedras Rojas, Vila Toconao, Quebrada de Jere.

De San Pedro de Atacama a Antofagasta

11° Dia - San Pedro de Atacama a Antofagasta
12° Dia – Antofagasta

A estrada de San Pedro de Atacama até Antofagasta é impecável. Na saída de São Pedro cruzamos a Cordilheira de Sal, onde a altitude aumenta e faz bastante frio. Na medida em que se distancia da cidade, termina-se toda a vegetação à beira da estrada.

De Antofagasta a San Pedro de Atacama

13° Dia - Antofagasta - Tocopilla - San Pedro de Atacama
14° Dia - San Pedro de Atacama

No primeiro dia de retorno da nossa viagem de moto, fomos de Antofagasta até San Pedro de Atacama, desta vez utilizando as Rutas 1, 24 e 23. Escolhi este trajeto, pois a Ruta 1 que liga Antofagasta a Tocopilla oferece uma paisagem impressionante. A estrada é um “tapete”, tem o pacífico de um lado e o deserto do outro, passa por pequenos vilarejos de casinhas coloridas, ruinas de povoados salitreiros e cemitérios abandonados.

San Pedro de Atacama a Pelotas

15° Dia - San Pedro de Atacama - San Salvador de Jujuy
16° Dia - San Salvador de Jujuy - Presidência Roques Saenz Peña
17° Dia - Presidência Roques Saenz Peña - São Borja
18° Dia - São Borja - Pelotas

Antes de cruzar novamente o Paso de Jama, fomos a um posto policial que tem próximo à igreja de San Pedro de Atacama. Lá nos indicaram que o tempo estaria bom para a travessia com as motos. De fato, pegamos um dia de sol e conseguimos apreciar a paisagem que na vinda estava escondida.