A moto ideal para viajar

Qualquer um que planeje viajar longas distâncias com uma moto precisa saber muito bem a diferença entre motos para viagem e as de uso diário (as que escolhemos como meio primário de transporte). Viajar bem é uma mistura da escolha certa da moto, roupas e acessórios que você vai utilizar.

Hoje, as motos de asfalto no mercado são classificadas como touring, sport touring, standard, cruiser, adventure, big trail e sport. Todas as motos nessas categorias aguentam percorrer grandes distâncias, mas as motos sport e adventure certamente não são as melhores. Considere as motos usadas. Além do preço mais baixo, os arranhões mostram que elas realmente aguentam qualquer viagem.

Vamos analisar as cinco categorias que nos restaram.

Motos Standard

É a moto para todas as situações. Você pode pilotar uma standard na cidade, na estrada, numa viagem longa ou no trajeto diário para o trabalho. É fácil adaptar uma standard para qualquer uma dessas situações, sem acabar com sua versatilidade.

Moto Standard

Elas são motos básicas e podem ser otimizadas de acordo com a necessidade de quem as pilota. Para essa categoria de moto, os acessórios mais usados para viagem são um banco para touring, pára-brisas, alforjes, bagageiro e um encosto de garupa.

Além de serem facilmente customizadas, as motos standard costumam ser as mais baratas. Podem não ser a melhor opção para um uso especial, mas se você vai usar sua moto para várias situações, incluindo viagens, essa é a melhor opção.

Cruisers

As primeiras cruisers foram baseadas nas choppers: a categoria menos prática para viagens de motos. Mas elas evoluiram para um modelo mais adaptado à estrada, com motor e suspensão modernas. Viraram motos práticas e estilosas.

Moto Cruiser

Uma das vantagens das cruisers é a altura do assento que possibilita pilotos baixos alcançarem o chão com facilidade e torna mais fácil o embarque de passageiros. São facilmente equipadas para viagens e algumas já vêm de fábrica com os acessórios certos.

Sport Touring

Outra classe de motos extremamente versátil é a das sport touring. Algumas delas são desenhadas especialmente para viagens, mas a maioria são motos sport modificadas com o garfo dianteiro reforçado, alforjes de fábrica, uma carenagem mais ampla, pára-brisas mais alto e um assento com posição mais confortável.

Moto Sport Touring

Essas modificações tornaram as motos sport touring muito mais confortáveis do que as sport.

Big Trail

Além de encarar terrenos offroad de menor dificuldade e ser uma boa pedida pra cidade, as big trails também não fazem feio na estrada! Todos os acessórios de viagem são disponíveis para modelos dessa classe.

Moto Big Trail

Além disso, é uma opção bem mais barata do que as motos do tipo touring.

Touring

São perfeitas para essa finalidade, oferecendo conforto, proteção e capacidade de carga. Isso a torna superior a todas as classes anteriores para uma longa e confortável viagem de moto.

Se você planeja viajar longas distâncias, em todas a estações do ano, você deve considerar seriamente uma moto para touring. A maioria dessas motos são grandes, têm muito espaço para carga, passageiro e tanque de combustível com mais capacidade. Elas têm um sistema elétrico robusto, capaz de fornecer energia para roupas com aquecimento, luzes de direção e todos os acessórios que você imaginar.

Moto Touring

Motos para touring são mais pesadas e largas que todas as outras e por isso oferecem uma performance inferior que as outras em alguns aspectos, mas mesmo assim podem te surpreender na velocidade e estabilidade. Infelizmente, são as mais caras do mercado.

Conclusão

Na hora da viagem, uma das maiores vantagens do motociclista, comparado ao motorista de carro, é a visibilidade. Na moto, é possível apreciar a paisagem e ter uma visão geral do trânsito.

Isso, em conjunto com a moto certa, pode tornar a viagem de moto muito segura e prazerosa. A verdade é: quem viaja de moto aproveita muito mais do que qualquer um na estrada!

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres

Comentários (11)

Conteúdo relacionado - Artigos

História da Motocicleta

A primeira moto na Transamazônica

História da Motocicleta

A história da Honda

Textos legais

Ritos de Passagem