Entrar

Odisseia para o Fim do Mundo

Saída de Colombo (PR)

Viagem de moto Ushuaia 01

1º dia - De casa até São Borja (RS) - 940 km

Neste primeiro dia de viagem de moto, saída de Colombo (PR) até a cidade de São Borja (RS), percorrendo um total de 940 km. Dificil descrever o primeiro dia, mas como vou ter que transitar pelas estradas brasileiras que já conheço e que muitos leitores e viajantes também, ficaria meio monótono descrever "mais do mesmo". Vou me ater a alguns detalhes que são pertinentes a qualquer estradeiro.

Nos pampas

Viagem de moto Ushuaia

2º dia – São Borja (RS) – Mercedes (ARG) - 861 Km

Levantei cedo ansioso para passar pela aduana de São Borja. Sabia que teria que pagar o pedágio da ponte, mas eu acordei cedo. Já os funcionários do hotel, esses não. Tive que esperar até às 6 horas para sair, atrasando um pouco o cronograma, mas foi tranquilo.

Dia quente

Viagem de moto Ushuaia

3° dia – Mercedes (ARG) – General Roca (ARG) - 996 Km

Sai cedo, querendo chegar a Neuquén, mas não consegui. Pela manhã senti o frio do outono e muita neblina, o céu estava estrelado e fui seguindo caminhões que andam por volta de 95 a 100 km/h. Rodo a 6500 rpm, para aumentar a autonomia da moto. Após o almoço entrei na Ruta 35 e senti o calor da região árida da Argentina, que piorou após chegar na ruta 152 (36°C e umidade em 10%.

Barack Obama me aguarda

Viagem de moto Ushuaia

4º dia – General Roca (ARG) – El Foyel (ARG) - 554 Km

Rodando na noite anterior um detalhe na Ténéré me chamou a atenção: rodando na mesma velocidade de 95 a 100 km/h o giro estava a 7500 rpm. Fui checar o óleo e vi que baixou e a vida já tinha acabado. Então, nesta manhã, troquei o óleo e o filtro. Usei óleo superior ao recomendado, pois iria rodar muito durante esta viagem de moto. Fiz uma bagunça na rua, pois ela estava na calçada.

Sem grana para o hotel

Viagem de moto Ushuaia

5º dia – Foyel (ARG) – La Junta (CHI) - 428 km

Sexta-feira Santa, dormi até tarde e só saí do camping às 8 horas. A moto estava boa, depois que troquei o óleo, o motor ficou bem suave (mas sempre checando o nível). Percorria a Ruta 40. Passei por El Bolsón, uma cidade charmosa, assim como as demais que visitei no caminho. Saí do verde das montanhas para o árido de forma rápida em Esquel, onde parei, comprei comida, abasteci e descansei por uma hora. O posto tinha wifi.

Sem hotel e sem barco

Viagem de moto Ushuaia

6º dia – La Junta (CHI) – Puerto Ibañez (CHI) - 393 km

Neste dia estava frio, mas nada que não fosse suportável. Não consegui devolver a chave da casa, então eu a deixei na mesa e saí para abastecer. Cheguei às 6h40 ao posto COPEC da vila e tive que esperar abrir. Estava lá um morador de Puyuhaupi no Chile aguardando abrir para comprar óleo e perguntei se havia uma “gomeria ou vulcanizador” logo à frente e ele respondeu que sim.

Pulando a janela

Viagem de moto Ushuaia

7º dia - Puerto Ingeniero Ibañez (CHI) – Bajo Caracoles (ARG) - 237 km

Perguntei ao acordar que horas o barco sairia do porto, pois queria um “frete” até Chile Chico. mas o gerente do camping disse que só saíam às 18 e às 20 horas. Eu cheguei à cidade às 17 horas do dia anterior e parecia que o porto estava em obras e não consegui ninguém que me informasse sobre o barco. Por isso pensei em perguntar bem cedo.

Um dia muito produtivo

Viagem de moto Ushuaia

8º dia - Bajo Caracoles (ARG) – El Calafate (ARG) - 722 km

Pulei a janela e vazei às 6 horas da manhã sentido Gobernador Gregores para abastecer. Foi tranquilo, mas passei reto em uma curva por acidente e entrei no rípio, segurando a moto no freio motor até restabelecer o controle e não caí.

Parque dos Glaciares

Viagem de moto Ushuaia

9º dia - El Calafate (ARG) – Puerto Natales (CHI) - 507 km

Saí cedo para visitar o parque dos glaciares, onde fica o famoso Glaciar Perito Moreno. Na cidade existem ônibus que fazem o trajeto, porém, é um roubo e demora muito para chegar. Fui de moto e cheguei primeiro no parque, que estava vazio. Paguei 200 pesos e segui por trechos sinuosos e perigosos, saía fácil do traçado das curvas, pois a estrada tem dezenas de curvas de baixa velocidade e requer atenção.

Céu limpo com paisagem épica

Viagem de moto Ushuaia

10º dia - Puerto Natales (CHL) – Rio Gallegos (ARG) - 450 km

Sai do hotel em Puerto Natales às 7 horas, depois de um café da manhã excelente. Segui até a saída da cidade e virei à esquerda na Y-290, onde os primeiros 20 km eram de anti-pó e depois viraria o inferno (ainda não chegaria o inferno, tinha coisa pior dias depois) com um rípio chato, preocupado com o consumo e imaginando ter que voltar à cidade para abastecer caso a gasolina estivesse baixa.

O dia da nevasca

Viagem de moto Ushuaia

11º dia - Rio Gallegos (ARG) – Ushuaia (ARG) - 790 km

Se tiver um dia em que me arrependi de algumas decisões, esse seria o dia. Acordei bem cedo e tomei café, abasteci a moto até jorrar (quase) e fui até o quilômetro 0 da Ruta 40, que fica mesclada com a ruta 1 até o litoral no Cabo Virgenes.

Ushuaia – Fim do mundo

Viagem de moto Ushuaia

12º dia - Ushuaia

1º de abril (não é mentira). Saí do hotel às 9 horas e resolvi passar na praça e tirar a famosa foto com a placa de Ushuaia (a pronúncia é Uchaia, bem rápido) do Fin del Mundo. Após isso abasteci e subi até o glaciar Martial onde fica uma pista de esqui e trekking.