Entrar

Viagem de moto pelas 139 cidades do Tocantins

  • Categoria: Norte do Brasil
Viagem de moto pelo Tocantins

O Desafio 139 teve o objetivo de percorrer todos os 139 municípios de Tocantins, mostrando as belezas naturais do estado e a diversidade do povo tocantinense. A ideia surgiu logo após uma viagem que fiz com a minha moto, uma Honda Titan 150, até o litoral da Bahia, quando muitas das pessoas com quem me encontrei na estrada me perguntaram como era o Tocantins. Eu não sabia responder e só falava que conhecia o Jalapão por fotos.

Enfim, aquilo foi me corroendo por dentro, pois morava no estado e não sabia nada de informação ou curiosidades de cada região.

Viagem de moto pelo Tocantins 08

Em dezembro de 2015 fiz o plano, tracei as rotas e possíveis patrocinadores (infelizmente só consegui dois) e no dia 9 de janeiro de 2016 comecei a aventura. As viagens eram programadas em finais de semana ou feriados e a média era em torno de 1300~1400 km percorridos em cada etapa realizada.

Saia todo carregado, com roupas, barraca, rede, kit de panelas e de reparo de pneus. A ideia era gastar o mínimo possível durante as viagens.

No total foram percorridos 24.365 km em 17 etapas, sendo concluído o desafio de viajar de moto pelas 139 cidades do estado de Tocantins no dia 27 de julho de 2016.

Com o celular eu fiz vídeos e fotos por onde passava. Pelo caminho, encontrei locais inusitados, como algumas esculturas rústicas às margens de uma rodovia próximo à cidade de Novo Acordo, no sudeste do Tocantins. Passei por estradas com muitos buracos, principalmente na BR-242. Foi um mix de estradas boas com estradas ruins. Teve de tudo um pouco.

Viagem de moto pelo Tocantins

A cidade que mais me chamou a atenção foi Recursolândia, na divisa com o Maranhão. O isolamento daquela população por causa do acesso difícil, uma estrada de chão, muito areião, muita pedra e cascalho. Sem dúvida é uma das cidades mais isoladas do estado.

Foi um projeto de cunho pessoal, de descobertas e experiências inesquecíveis, que mudou a minha vida. Eu entrei no projeto uma pessoa e saí outra totalmente diferente. Aprendi a ser mais ouvinte. A simplicidade do povo do Tocantins também me chamou a atenção, sem dúvida. Eu aprendi a respeitar mais o próximo e aqueles que viajam pelas estradas.

Mais fotos e vídeos na página Desafio 139 no Facebook.

Comentários (1)

  1. FILIPI ANDRADE DOS ANJOS

Olá irmãos de estrada
É uma honra ter minha aventura pelo meu querido estado do Tocantins, registrada nesse site de grande renove internacional, fico muito feliz mesmo...
Obrigado primeiramente a Deus, e a todos que me incentivaram a conhecer todas as cidades do Tocantins e seus principais...

Olá irmãos de estrada
É uma honra ter minha aventura pelo meu querido estado do Tocantins, registrada nesse site de grande renove internacional, fico muito feliz mesmo...
Obrigado primeiramente a Deus, e a todos que me incentivaram a conhecer todas as cidades do Tocantins e seus principais pontos turísticos, mostrando que uma baixa cilindrada vai aonde vc quiser ir com ela.

Ler Mais
Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização