Entrar

Expedição Jalapão

  • Categoria: Norte do Brasil
Viagem de moto pelo Jalapão

Quem tem como hobby viajar sobre duas rodas sabe como é bom sentir o vento no rosto, ter como plano de fundo uma paisagem e a sensação que você se integra nela. Buscando sentir novas experiencias, eu e meu primo Hudson Rosa passamos por 119 cidades de 4 estados em uma expedição com destino a Tocantins, ele com uma Teneré 250 e eu com uma XRE 300.

Nossa saída foi na manhã de domingo, dia 27 de maio. Confesso que fiquei um pouco apreensivo com a minha moto, pois a XRE tem um histórico não muito bom no inicio de seu lançamento, como vazamento no cabeçote e queima da bomba de combustível, mas nosso destino era um paraíso natural chamado Jalapão, de beleza única, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. Nenhum amante da natureza pode deixar de conhecer, um destino exótico e surpreendente por suas belezas naturais. Com certeza, no mundo todo, não há cenário igual.

A região do Jalapão é formada por oito municípios, quatro deles se destacam pelo alto potencial de atratividade turística: Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. A ligação entre os municípios é feita por estradas de terra, onde estão distribuídos seus atrativos.

Estradas de terra, o calor forte, mas a chegada a cada atrativo compensa qualquer desafio. São cenários naturais que não se vê em qualquer outro lugar, aparentemente intocados pelo homem.

Viagem de Moto Jalapão
Foram 4500km rodados entre os estados de
São Paulo, Minas Gerais, Goiás, DF e Tocantins

As estradas do Jalapão são bem problemáticas. A estrada que liga Ponte Alta do Tocantins a Mateiros (e também à Cachoeira da Velha) são muito ruins (muito mesmo) e o terreno não ajuda sendo uma mistura de areia, terrão vermelho e pedras (grandes demais), em parte deste trecho demoramos 3h para andar 15Km. As Dunas e a pedra furada possuem estrada somente de areia (muito fina e fofa), dificultando e muito a pilotagem, além de aquecer muito a moto (refrigeradas a ar) em razão da baixa velocidade e alto giro para não cair.

As estradas que ligam Mateiros à São Félix do Tocantins e a Novo Acordo são difíceis também, porém, nada comparado com a que Liga Ponte Alta à Mateiros. Inclusive o trecho entre Novo Acordo e São Félix estavam iniciando as obras para colocar asfalto.

As coordenadas que estão na planilha estão corretas, podem seguir sem problemas, já que serão de muita importancia, tendo em vista a maioria das estrada não constarem nos GPS (usamos um NDrive e um Garmim) e quando existem estão com as coordenadas erradas.

Cabe salientar que o uso de GPS e mapas é muito importante no Jalapão, pois o turismo local é dominado pelos Jipeiros, e a sua maioria sonega informações sobre os locais turísticos, inclusive retirando placas de informação.

Fonte: Moto Viagem Adventure

Tópico sobre esta viagem no Fórum: Expedição Chapada dos Veadeiros/GO - Jalapão/TO

Comentários (7)

  1. DANILO PEREIRA

Bom dia se poder me enviar o roteiro completo com planilha agradeço pretendo ir ao JALAPÃO em 2018!

  1. Rômulo Provetti    DANILO PEREIRA

Danilo, dentre as imagens acima, está uma com o roteiro da viagem; Roteiro da viagem

  1. Luiz

Fala amigo, blz? Se puder, me mandar um email com seu contato, estou afim de fazer essa viagem e estou com algumas dúvidas.... tb tenho uma xre ... obrigado e abraços

  1. Jefferson

Parabéns e obrigado pelo relato Hudson. Tenho uma Tenere 250 e gostaria, se e quando possível você relatasse o comportamento dela e da XRE na viagem. Tenho a moto a um ano e nunca viajei. Peguei um trecho da Fernão Dias e confesso que achei o desempenho "no limite" para estrada (cheguei a 130...

Parabéns e obrigado pelo relato Hudson. Tenho uma Tenere 250 e gostaria, se e quando possível você relatasse o comportamento dela e da XRE na viagem. Tenho a moto a um ano e nunca viajei. Peguei um trecho da Fernão Dias e confesso que achei o desempenho "no limite" para estrada (cheguei a 130 km/h mas senti que o conforto estaria em 90/110). Qual sua opinião ?<br />Abraço e boa viagem para vocês.

Ler Mais
  1. Hudson Rosa    Jefferson

Obrigado Jefferson.<br />Nós viajamos com aproximadamente 30~40kg de bagagem. Nas subidas mais fortes a XRE tinha mais força, porém a Tenere sempre conseguiu segurar a pelo menos 90Km/h nas subidas. Realmente a velocidade mais confortavel é de 90~110KM/h, ja que a proposta da moto é ter mais...

Obrigado Jefferson.<br />Nós viajamos com aproximadamente 30~40kg de bagagem. Nas subidas mais fortes a XRE tinha mais força, porém a Tenere sempre conseguiu segurar a pelo menos 90Km/h nas subidas. Realmente a velocidade mais confortavel é de 90~110KM/h, ja que a proposta da moto é ter mais força do q velocidade, se andar com uma Fazer que tem o mesmo motor vai notar que ela consegue ter uma velocidade de conforto maior mesmo. Para longas viagens que vc não mantém altas velocidades (devido ao cansaço, pistas desconhecidas e ruins, etc) a Teneré e a XRE estão ótimas. Se quiser acompanhar nossas viagens siga noso blog: http://www.motoviagemadventure.blogspot.com.br/<br />Abraços.

Ler Mais
  1. Rafael de Figueiredo

Parabéns, maravilha de viagem!

  1. Hudson Rosa    Rafael de Figueiredo

Obrigado Rafael, e nos acompanhe também em nosso blog http://www.motoviagemadventure.blogspot.com.br, abraços.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização