Transamazônica: um sonho

Relato da viagem de moto de 6.200 km que três motociclistas paranaenses fizeram pela BR-230 - Transamazônica - e pela BR-319 - Rodovia Fantasma.

Ola, amigos,

Este é o relato de uma viagem pela Transamazônica (BR-230), pela Rodovia Fantasma (BR-319) até Manaus e pela Cuiabá - Santarém (BR-163). Sairemos de Marabá rumo a Humaitá pela BR-230, depois BR-319 até Manaus onde pegaremos um barco até Santarém e de lá pela BR-163 até o Paraná.

Embalando as motos para transporte

Fotos das motos sendo embaladas para transporte terrestre até Marabá, PA. Elas saíram de Maringá no Paraná.

Londrina, PR a Marabá, PA – Via Aérea

Berini, Fábio e eu, pegamos o vôo de Londrina, PR para Marabá, PA, após duas conexões chegamos em Marabá por volta das 12h30, calor insuportável, seco e muito pó.

De táxi, seguimos para o hotel, onde deixamos a pouca bagagem que havia ainda conosco e em seguida seguimos a pé para uma churrascaria próxima.

Marabá, PA a Anapu, PA

Marabá, PA a Anapu, PA - 370 km

Acordamos às 5 horas da manhã, pois mesmo com tudo previamente ajeitado sempre falta algo para arrumar. Café da manhã tomado e fomos para estrada.

Anapu, PA a Uruará, PA

Anapu, PA a Uruará, PA - 330 km

Neste dia dormimos um pouco mais, acordamos só às 5h30 e saímos às 7 horas. A moto do Fabio não deu nem sinal de partida. Por sorte o hotel ficava em uma parte alta e um tranco foi o suficiente.

Rodamos por uma estrada melhor. Berini, depois de um certo tempo, assumiu a frente e forçou o aumento da velocidade.

Uruará, PA a Itaituba, PA

Uruará, PA a Itaituba, PA - 300 km

Rotina de Transamazônica: acordar às 5h30 e sair antes das 7 horas.

Estrada ficando cada vez melhor, mas sempre com muito trabalho por parte de construtoras que estão preparando a estrada para pavimentação. Em duas subidas íngremes havia caminhões que não deram conta de tracionar e voltaram para trás, dando um ELE, fechando a pista e interrompendo o trânsito. Mas nós conseguimos passar por um cantinho. Uma dessas subidas tinha até nome subida/descida da véia...

Itaituba, PA a Jacareacanga, PA

Itaituba, PA a Jacareacanga, PA - 400 km

Na mesma rotina dos dias anterios, saímos por volta das 6h40. seria um dia comprido, com certa apreensão por não termos a informação precisa de que teríamos ou não combustível no caminho, oficialmente em posto já era certo que não.

Jacareacanga, PA a Manicoré, AM

Jacareacanga, PA a Manicoré, AM - 510 km

Leia o nome do restaurante acima corretamente. Sentido de Matá=selva=floresta.

Como sempre, fomos dormir cedo e acordamos cedo. O roteiro do dia era seguir ate a cidade de Apuí no Amazonas, distante 275 km de Jacareacanga, PA.

Manicoré, AM a Humaitá, AM

Manicoré, AM a Humaitá, AM - 190 km

Como meus amigos ficaram em Apuí, eu saí um pouco mais tarde, por volta das 8 horas.

Passei na Reserva Indígena, paguei o pedágio de R$ 10,00 conversei um pouco com o nativo, que mora em uma casa de madeira, usa roupa, tem carro e televisão com parabólica.

Humaitá, AM a Igapó-Açú, AM

Humaitá, AM a Igapó-Açú, AM - 430 km

De roupa limpa, corpo acostumado à rotina e de ânimo renovado, levantamos às 4h30, reapertamos a bagagem que agora tinha mais 15 litros de combustível, 6 litros de água, 2 pacotes de bolacha e 4 refeições liofilizadas. Após um café rápido na cozinha do hotel, iniciamos a segunda fase da viagem, que seria atravessar de Humaitá a Manaus via BR-319, a Rodovia Fantasma.