Entrar

Aventura de moto pelo Nordeste brasileiro

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

"Quem vai de avião conhece apenas o destino final, perde a beleza de todo o percurso. Em uma viagem de moto, tudo é diferente, vemos o caminho inteiro e adquirimos mais conhecimento", afirma Márcio Soares do Moto Clube Gaspar, que voltou há poucos dias de mais uma das viagens do grupo. Esta foi a sexta vez que os motociclistas se reuniram para viajar e o destino escolhido foi o Nordeste brasileiro. Além de Márcio, Mário Threiss, Roni Batista, Edemar Wieser - o Mano - e Sérgio Silva pegaram as suas motocicletas e partiram rumo ao nordeste, para conhecer o que este caminho podia lhes trazer de surpreendente.

Márcio revela que este destino era um desejo do grupo há anos, porém sempre acabava adiado devido ao calor que faz nesta região. Com muita pesquisa, descobriram que março seria a melhor época para a viagem, pois é a época de "inverno" no nordeste, quando as chuvas acontecem com mais frequência e o calor não é tão intenso. Há também uma desvantagem na escolha desta época: justamente as chuvas, que podem atrapalhar um pouco o caminho. No dia 12 de março os amigos se despediram da família e aceleraram as motos, partindo para a viagem que marcará 2014. Foram 9.2 mil quilômetros percorridos, atravessando 12 estados, percurso em que os homens puderam ter uma visão totalmente diferente daquela região do Brasil. "Vimos muito verde, muitas plantações e percebemos que os produtores rurais que estão à beira do rio São Francisco usam suas águas para irrigar as plantações. Pensamos que o interior seria seco, por isso tanto verde nos surpreendeu", relata.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Antes de colocar o pé na estrada, o grupo fez muita pesquisa para decidir quais seriam as cidades pelas quais passariam. Nesta etapa, a internet e as conversas com conhecidos que costumam viajar são sempre válidas. "Temos um grande parceiro o Zeca Isensee, que é caminhoneiro e que conhece o Brasil inteiro. Ele sempre tem boas dicas para passar", conta Márcio. Depois de reunir dicas e discutirem, o caminho foi traçado. O trajeto de 22 dias passou por cidades turísticas, visitadas por moradores de todos os cantos do país. Eles foram à Serra da Capivara, no Piauí, conhecida como o berço do homem americano. "Eu havia visto uma reportagem sobre ela na televisão, me interessei e pesquisei. Há arqueólogos que defendem que lá estavam os primeiros americanos e, por isso, o homem não chegou à América pelo norte", explica. Outras cidades em que tiveram a oportunidade de passar foram Exu, em Pernambuco, cidade do "Rei do Baião" Luiz Gonzaga, e Juazeiro do Norte, no Ceará, onde viram de perto a devoção dos fiéis que visitam a estátua do "padrinho" Padre Cícero. O Maranhão foi o único estado nordestino a não entrar no plano de viagem dos amigos.

Os caminhos do interior, as belas praias e a cultura nordestina foram vistas de perto pelos grupo de amigos motociclistasFortaleza era o destino principal, mas surpreendeu os visitantes pela violência. "É uma cidade muito perigosa, recebemos avisos da própria população, que nos dizia para sair da praia após as 15 horas para evitar assaltos. Um amigo nosso que mora lá nos ajudou e nos levou para conhecer as belezas naturais da região", conta. As cidades que mais encantaram Márcio foram Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Maragogi, localizada no Alagoas. A primeira o conquistou por ser um local bonito e tranquilo e a segunda, pelo mesmo motivo que atrai milhares de pessoas todos os anos: as belezas naturais. "As praias do nordeste são muito bonitas, limpas, um verdadeiro colírio para os olhos", elogia.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Próximo destino

A discussão do próximo destino começa um ano antes, ou até mais. Já na viagem para o Nordeste, o grupo conversava sobre as opções de lugares para visitar em 2015. Chegou-se então a um destino: o deserto do Atacama. A região é de grande beleza e atraiu a atenção dos motociclistas brasileiros não apenas pelo próprio deserto, mas também por outras atrações que a região oferece, como os gêiseres (nascentes termais que entram em erupção e soltam uma coluna de água quente e vapor no ar) e o terceiro maior salar do mundo.

Viagem sobre duas rodas

Antes de qualquer viagem de motocicleta, é preciso estar preparado. Márcio e os amigos saíram de Santa Catarina com as motos revisadas, toda a parte mecânica em dia, mas ainda assim tiveram alguns problemas no caminho, o que é comum para os motociclistas. Os pequenos problemas mecânicos podem ser resolvidos até mesmo por eles, na estrada, mas outros precisam da ajuda de um mecânico. Em duas ocasiões, o grupo teve de recorrer a ajuda destes profissionais. Em uma delas, um dos amigos teve um problema com o seu pneu e em outra, o carter da moto de Márcio furou e começou a vazar óleo.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

São imprevistos que acontecem na estrada, fazem com que o motociclista tenha um gasto a mais, mas não tiram o prazer de viajar sobre duas rodas. "Só quem é motociclista sabe do prazer de sentir o vento no rosto, a liberdade de poder ir para onde quiser", destaca Márcio. Entre as vantagens de conhecer tudo com mais detalhes, está a possibilidade de entender melhor a cultura do local, pesquisar o que há de bom e conhecer a culinária. "Há muitas diferenças entre o Sul e Nordeste do Brasil. A culinária é uma delas. A comida é muito picante e vimos outras frutas sendo usadas por lá, como o caju e a jaca, que nós conhecemos, mas não usamos tanto quanto eles", comenta.

Márcio recomenda que os amantes de motos que querem viajar é sempre levar um mapa e um GPS, pois este último aparelho pode nem sempre estar correto. Outra dica é conversar com outros motociclistas e caminhoneiros, para saber as condições das estradas em que se vai viajar.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Leia

Márcio recomenda o livro "Estrada para os sonhos", de Marcelo Leite, para todos os motociclistas que desejam pegar a estrada, mas precisam de um incentivo. "O livro traz a experiência pessoal e profissional de Marcelo, ele te encoraja a pegar a estrada, relata a viagem dele e da esposa ao redor do mundo e ainda dá uma série de dicas para quem deseja viajar de motocicleta", revela o motociclista. Uma boa dica para quem sempre teve vontade de colocar o pé na estrada, mas precisa de um "empurrão" para ir atrás de seu sonho.

Viagens

Nos seis anos em que o grupo viaja junto, seis viagens foram feitas, cada uma para um destino diferente. De todas as viagens feitas até hoje, a que mais marcou Márcio foi a de 2011, quando puderam ir ao Chile visitar os vulcões Ozorno e Vila Rica, destino que ele deseja visitar novamente um dia. "Pudemos subir até o topo do vulcão Ozorno, que tem uma estrada especialmente para isto. Já o Vila Rica, está em atividade, por isso há placas indicando áreas de escape nas proximidades do vulcão. Tentamos subi-lo duas vezes, mas o dia não tinha visibilidade. Por isso, quero voltar e ver o vulcão mais de perto", conta.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Veja abaixo os destinos escolhidos para as seis primeiras de muitas viagens:

  • 2009 - Pantanal
  • 2010 - Brasília e Salvador
  • 2011 - Argentina (Bariloche) e Chile
  • 2012 - Machu Picchu (Peru)
  • 2013 - Carretera Austral - 6ª estrada mais bonita do mundo que une a região dos Lagos à Patagônia Chilena - e El Calafate
  • 2014 - Nordeste Brasileiro

Roteiro da viagem

Data Dia da viagem De Para Km Diária Km Total
12/mar 1º Dia Gaspar  - SC Itaporanga  - SP 572 572
13/mar 2º Dia Itaporanga  - SP Araguari - MG 674 1246
14/mar 3º Dia Araguari  - MG Alvorada do Norte  - GO 608 1854
15/mar 4º Dia Alvorada do Norte - GO Corrente - PI 595 2449
16/mar 5º Dia Corrente - PI Cristino Castro - PI 274 2723
17/mar 6º Dia Cristino Castro - PI  São Raimundo Nonato - PI 307 3030
17/mar Entre Cristino Castro e São Raimundo tem o Parque Nacional da Serra das Confusões, ver para visita-lo!
18/mar 7º Dia São Raimundo Nonato - PI Juazeiro do Norte - CE 647 3677
18/mar No caminho para Juazeiro do Norte, parada para visitação na represa de sobradinho   
18/mar e na cidade de Exu visitar o museu de Luiz Gonzaga.    
19/mar 8º Dia Juazeiro do Norte - CE Fortaleza - CE 492 4169
20/mar 9º Dia Fortaleza - CE Fortaleza - CE 0 0
21/mar 10º Dia Fortaleza - CE Fortaleza - CE 0 0
22/mar 11º Dia Fortaleza - CE Canoa Quebrada - CE 162 4331
23/mar 12º Dia Canoa Quebrada - CE São Miguel do Gostoso - RN 384 4715
23/mar 12º Dia São Miguel do Gostoso - RN Touros  - RN 25 4740
24/mar 13º Dia Touros  - RN Natal - RN 84 4824
24/mar 13º Dia Natal - RN Ponta Negra - RN 13 4837
24/mar 13º Dia Ponta Negra - RN Pirangi do Norte - RN 15 4852
24/mar 13º Dia Pirangi do Norte - RN Pipa - RN 78 4930
25/mar 14º Dia Pipa - RN João Pessoa - PB 135 5065
25/mar 14º Dia João Pessoa - PB Olinda - PE 115 5180
25/mar 14º Dia Olinda - PE Recife - PE 8 5188
26/mar 15º Dia Recife - PE Porto de Galinhas - PE 20 5208
26/mar 15º Dia Porto de Galinhas - PE Muro Alto - PE 46 5254
26/mar 15º Dia Muro Alto - PE Maragogi - AL 97 5351
27/mar 16º Dia Maragogi - AL Maceió - AL 128 5479
28/mar 17º Dia Maceió - AL Aracajú - SE 275 5754
29/mar 18º Dia Aracajú - SE Jequié - BA 561 6315
30/mar 19º Dia Jequié - BA Governador Valadares- MG 680 6995
31/mar 20º Dia Governador Valadares- MG Volta Redonda - RJ 596 7591
01/abr 21º Dia Volta Redonda - RJ Aparecida - SP 149 7740
02/abr 22º Dia Aparecida - SP Curitiba - PR 579 8319
03/abr 23º Dia Curitiba - PR Gaspar - SC 229 8548

Para saber mais sobre essa viagem, visite o blog do Moto Clube de Gaspar

Fonte: Jornal Metas

Comentários (1)

  1. Elcio

Excelente o roteiro de vocês, fiz esta viagem de uma forma um pouco diferente, partindo de Juiz de Fora - MG até Natal, passando por Arraial D.Ajuda - BA, Salvador, Aracaju, Recife, Olinda - PE, João Pessoa - PB e Natal, retornando pela BR 101 até Guarapari - ES e finalmente Juiz de Fora. Esta publicada aqui neste site como viagem ao Nordeste, Em setembro, se Deus quiser retorno.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização