Entrar

De Fortaleza a Sergipe

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

26 de Dezembro, 5 horas da manhã. Saímos em dois de Fortaleza, Ceará, para encontrar com dois companheiros de viagem que estavam em Juazeiro do Norte e nos encontrariam em Salgueiro, Pernambuco.

No total fomos em quatro motos, duas Ténéré 250 cc, uma Hornet e uma V-Strom 1000 cc. As Ténéré foram valentes e não ficaram para trás, alcançando velocidades de 130 km e chegando até 150 km/h em alguns trechos.

Cobrimos os 2000 km de ida e volta sem grandes surpresas.

As primeiras horas da viagem foram extremamente prazerosas e agradáveis para pilotar por causa da brandura do sol do começo da manhã.

Muito trânsito de caminhões e um pequeno susto por uma ultrapassagem maluca de um caminhoneiro, o que me obrigou a puxar bruscamente para o acostamento para não ser atropelado pela Scania.

Fizemos a primeira parada rápida para abastecer em Russas, depois de percorrer 200 km. Depois seguimos mais 100 km e tomamos café da manhã em Jaguaribe, distante 300 km de Fortaleza.

Paramos ainda em Milagres-CE para abastecer e almoçar e rumamos até Salgueiro-PE, distando 600 km do nosso ponto de partida. Já eram por volta de 14 horas quando nossos companheiros motociclistas vindos de Juazeiro chegaram ao nosso ponto de encontro.

Resolvemos pernoitar em Salgueiro, então procuramos um hotel na cidade. À noite saímos e comemos uma boa picanha.

Dia 27 de dezembro, sexta-feira, 5 horas da manhã

Acordamos cedo para zarpar de Salgueiro com destino a Sergipe.

Deixamos tudo pronto na noite anterior, inclusive um café da manhã rápido. Cruzamos o estado de Pernambuco, Passamos pela cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas e rumamos para Canindé de São Francisco, em Sergipe, Foram ainda quase 400 km nesse segundo dia de estrada, mas valeu a pena.

Nos hospedamos de Frente para a grandiosa Usina Hidrelétrica do Xingó. Lá, conhecemos seu funcionamento De Fortaleza a Sergipe: Rio São Francisco, Usina de Xingó e rota do Cangaçointerno, tudo muito gigantesco. Andamos de Catamarã pelo Rio São Francisco até os Cânions, onde andamos de canoa. Mergulhamos nas águas do velho Chico, andamos de Helicóptero sobrevoando a usina e com rasantes sobre o Rio. Fizemos a rota do cangaço, onde Lampião e Maria Bonita se esconderam e foram mortos. Acabamos ficando a sexta e o sábado, 28/12 em Canindé de são Francisco. No sábado à noite deixamos toda a bagagem pronta e o hotel pago.

Domingo, 29 de dezembro, 5 horas da manhã - zarpamos de Canindé de São Francisco, Sergipe, com destino a Fortaleza. Fizemos uma viagem de 1000 km, em 11 horas de pilotagem, chegando em Fortaleza, Ceará às 17h30min do domingo mesmo.

Foi bastante cansativa a volta, mas fizemos para testar nossas capacidades. Dois motociclistas optaram por seguir para Juazeiro do Norte, indo para Fortaleza somente no dia 30 de dezembro, o dia seguinte. Portanto, nos separamos na altura de Milagres-CE. Infelizmente no dia da volta o piloto da Ténéré sofreu um acidente e quebrou a mão, mas foi prontamente atendido pelo piloto da V-Strom que retornava de Juazeiro do Norte para Fortaleza juntamente com ele. Deu tudo certo, nosso amigo passa bem e ficou só com mais uma história para contar.

A viagem foi fantástica, apesar de rápida e já começo a pensar em outras. Rota 66, Alpes Europeus, Sul do Brasil, América do Sul. Mas também viagens próximas ao Ceará, como Delta do Paranaíba, Tinguá, Ubajara, Chapada Diamantina e litoral nordestino. Vamos ver o que vem pela frente...

Comentários (1)

  1. Ênnio Medeiros

cara muito massa!<br />estou planejando em agosto de 2014, partindo de Parauapebas - PA, passando por: Terezina, Fortaleza, Natal, Joao pessoa, Recife, Marceió, Aracaju, Parauapebas.<br />+- 5000km em uma cb1000.<br />se puderem mandem dicas de viagem. vlw...

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização