A caminho do Nordeste

Estou de novo na estrada em uma viagem de moto e, desta vez, para conhecer um pedaço do Nordeste. Vou até uma pequena cidade perto de Fortaleza/CE, onde me encontrarei com minha família, que irá para lá de avião dentro de alguns dias. Antes de encontrá-los, vou passar por Lençóis, na Chapada Diamantina. Se o incêndio que está ocorrendo na Chapada não impedir, pretendo conhecer algumas das paisagens daquele bonito parque nacional. Depois vou continuar viagem e visitar várias praias e parques nacionais que estão na região Nordeste.

O brasileiro de um modo geral conhece muito pouco o próprio país e às vezes, por desconhecimento ou preconceito, não dá valor ao que tem. A Região Nordeste do Brasil é um exemplo. É mais conhecida pela maioria das pessoas por causa do sertão seco com períodos de longa estiagem e, principalmente, pelas praias da faixa litorânea.

Principal destino dos turistas brasileiros e estrangeiros que vão para o Nordeste, o litoral e as praias da região são um belo atrativo, sem dúvida. Ensolaradas quase todo o ano, recebem uma brisa constante e fresca e são banhadas por um mar de águas quentes e de cores deslumbrantes. Mas o Nordeste é muito mais que isso. É a região que mais se desenvolveu economicamente no Brasil nos últimos anos, possui algumas das mais bonitas e ricas formações geológicas do nosso país, abriga quase metade dos polos turísticos mapeados pela Embratur e é onde ficam 23 dos 90 parques nacionais, todos de paisagem variada em função da localização e do clima.

Para sair do roteiro tradicional, tentarei privilegiar visitas a alguns dos 23 parques nacionais da Região, para conhecer algumas das suas atrações, como a beleza deslumbrante dos parques do litoral ou os sítios arqueológicos de grande importância antropológica dos parques do interior, além de algumas das mais belas paisagens do mundo.

O roteiro que vou seguir tem percursos diários médios próximos a 500 km, distância que permite ser percorrida com tranquilidade, sem necessitar de deslocamentos noturnos, intercaladas com um ou dois dias em algumas cidades para conhecer um parque nacional ou alguma outra atração da região e também visitarei as nove capitais da Região Nordeste do Brasil.

Deixar seu comentário

Postar comentário sem fazer login

0 / 2000 Restrição de Caracter
Seu texto deve conter 5-2000 caracteres
Seu comentário será enviado para moderação pelo administrador.

Conteúdo relacionado - Viagens pelo Brasil