Entrar

7º dia - Fortim/CE - Camocim/CE

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Depois de despedir da família, fui para a estrada. Saindo de Fortim, peguei a CE-040 em Direção a Fortaleza. Uma excelente estrada, muito bem sinalizada, asfalto bem cuidado, inicialmente com pista simples até Beberibe e depois pista dupla até Fortaleza. Passa por muitas vilas, o que coloca nela uma quantidade muito grande de “lombadas eletrônicas”, fazendo com que a velocidade média seja baixa.

Chegando em Fortaleza, dei uma volta pelo centro da cidade e pela orla, mas como não era meu destino, e por causa do calor, resolvi seguir em frente sem demorar muito na cidade.

O GPS e o Google me mandaram passar pela BR-222, e foi o que fiz. Grande arrependimento!!! De Fortaleza até Sobral são 250 km, 200 muito ruins e 50 péssimos. Tem um trecho de aproximadamente 20 km que simplesmente não existe asfalto, é terra e cascalho. Se eu andava devagar, os caminhões colavam na traseira. Eu tinha que acelerar ou deixar passar e comer poeira. Se acelerava, sentia muita insegurança, pois a moto rebolava muito no cascalho e na areia, além de rapidamente acabar alcançando algum caminhão e comendo poeira de qualquer modo. Foi tenso.

Depois peguei a CE-364, uma pista simples, mas conservada e sinalizada, praticamente sem movimento.

Ao passar por uma cidade chamada Granja, parei para abastecer. Do outro lado da rua tinha um grupo de motociclistas parado em um bar. Eu não os havia visto, mas um deles, chamado Thiluin, atravessou a rua e veio conversar comigo. Era do Moto Grupo Abutres de Parnaíba. Me disse que as rodovias estaduais que vêm de Fortaleza, pela costa, estão ótimas e que eu deveria te-las utilizado. Agora não adiantava mais...

Foram apenas 501 km percorridos no dia, mas por causa das estradas ruins e do calor, o cansaço bateu forte. Apesar de ainda não ser nem 18 horas, sabia que a maré estava alta no fim da tarde e teria mais dificuldade para ir para Jericoacoara ainda hoje, então resolvi ir para Jijoca amanhã cedo. Segui de Granja para Camocim, onde parei em um hotel no centro da cidade.

Camocim é uma cidade à beira mar, com uma baía e um porto. Em frente à cidade fica a Ilha do Amor, com dunas muito bonitas que podem ser vistas da avenida litorânea. Existem passeios de bugue que partem da cidade para percorrer as dunas e as praias que ficam na região. Mas eu não tinha programado nada para a cidade, será usada apenas para pernoite.

Tirei poucas fotos na estrada, porque minha filha deixou minha câmera pequena cair dentro d`água e ela parou de funcionar. Estou agora somente com a câmera grande, que me obriga parar para tirar fotos na estrada.

Cidade Bandeira Litros Valor R$ Distância R$ / Litro km / litro
Fortim/CE BR 14,530 42,00 212,9 2,891 14,7
Fortaleza/CE Shell 10,210 28,49 166,4 2,790 16,3
Forquilha/CE BR 11,710 33,02 212,5 2,820 18,1

Comentários (2)

  1. Mauricio

De Umirin até Itapagé não existe asfalto, passei por aí sábado passado e ainda pra piorar estava chovendo, a estrada era só lama. Numa certa altura decidi ir pela pista que estava em obra ao lado, desviando das pedras e galhos que colocam pra impedir a passagem.

  1. Rômulo Provetti    Mauricio

Maurício, esta foto foi tirada neste trecho. Para minha sorte não estava chovendo. Também passei pela pista com galhos e pedras.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização