Entrar

6º dia - Salgueiro/PE - Fortim/CE

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Às sete horas da manhã estava na estrada, saindo de Pernambuco, e seguindo para o litoral do Ceará. A excelente estrada e o pouco movimento de carros e caminhões permitiu que os quilômetros fossem vencidos com rapidez.

Logo depois de Salgueiro, observei ao longo da estrada um grande movimento de máquinas dedicadas à construção da Transnordestina, uma ferrovia que, quando pronta, ligará Maranhão, Piauí, Pernambuco e Ceará. Vários quilômetros estão prontos e podem ser vistos da BR-116. Espero que seja concluída logo para baratear o frete, reduzir o número de caminhões, melhorar a segurança das estradas, Facilitar as exportações e trazer desenvolvimento para o Nordeste do país.

A rodovia continuou me levando pela caatinga, muito seca. O asfalto está excelente e bem conservado, com sinalização eficiente, exceto em um trecho de cerca de 100 km, que não tem buracos, mas está cheio de emendas mal feitas e que tornaram a condução da moto bastante desconfortável. Observei que estão substituindo o asfalto deste trecho por novo, tive que parar três vezes por causa das obras.

A estrada chega a entrar em um pedaço da Paraíba, mas por poucos quilômetros.

Por duas vezes, ao parar para tirar fotos, dois carros pararam para perguntar se precisava de ajuda. Teve um que parou um pouco longe, eu fiz sinal que estava ok, mostrei a câmera e o motorista fez sinal para eu me aproximar para conversar. Ele conduzia uma van que transportava pessoas de uma cidade para outra, passei por muitas iguais na estrada. O motorista até brincou pedindo que tirasse fotos dele e dos passageiros. Não foi a primeira vez que isto aconteceu comigo. Acho que é mais raro de acontecer quando se está em grupo. O motociclista, principalmente quando viaja sozinho, tem muito mais facilidade para encontrar a solidariedade das pessoas que se estivesse de carro. Nunca precisei, graças a Deus, mas me sinto seguro para viajar solo porque sei que nosso país é cheio de pessoas boas.

Hoje eu concluí, por volta das 15 horas, o trajeto de 613,4 km do dia, e também a primeira etapa da viagem que era chegar ao litoral do Ceará, onde ficarei alguns dias com a minha família, que chegou agora a pouco ao aeroporto de Fortaleza. Ao todo foram 2.924,7 km percorridos em 6 dias de viagem (quatro efetivamente na estrada), o que deu uma média de quase 700 km / dia, quando excluídos os 135 km percorridos na Chapada Diamantina.

Abastecimentos

Cidade Litros Valor R$ Distância R$ / Litro km / litro
Cachoeira dos Índios/PB 10,583 28,99 179,7 2,739 17,0
Jaguaribe/CE 8,200 24,02 141,9 2,929 17,3
Russas/CE 8,920 29,06 147,0 3,258 16,5

Comentários (6)

  1. Dilermando

Rômulo, que bela viagem pelo nosso Brasil.
Estou curtindo muito.
Mando um abraço para a Angela e filhos

  1. Rômulo Provetti    Dilermando

Valeu, Dilermando, grande abraço em todos aí também

  1. Giovani Nicoletti

Bela viagem Rômulo. Parabéns !
Feliz 2013 e com muitos kms em moto.
Giovani

  1. Marcinho - Curvelo

Parabens Rômulo, pela sua viagem cortando o nordeste c/ sua HD. Tenho muita vontade de ir até Fortaleza de moto é claro, vou usar sua rota, gostei mt. Abraços!

  1. Rômulo Provetti    Marcinho - Curvelo

Valeu, Marcinho. Obrigado. Se precisar de alguma informação, estou à disposição

  1. Noellen Samara

Rômulo, sua viagem está maravilhosa, estou acompanhando e ando atenta a tudo, muitas dicas legais, mesmo conhecendo parte do trajeto é sempre bom aprender com quem já foi ;-)
E as fotos... ahhhh as fotos, uma mais linda que a outra *-* ohhhh saudade dessas paisagens rsrs
E agora curta muito o...

Rômulo, sua viagem está maravilhosa, estou acompanhando e ando atenta a tudo, muitas dicas legais, mesmo conhecendo parte do trajeto é sempre bom aprender com quem já foi ;-)
E as fotos... ahhhh as fotos, uma mais linda que a outra *-* ohhhh saudade dessas paisagens rsrs
E agora curta muito o merecido descanso com a família, anda rodando mto bem hein, 700 km por dia... que delícia!!!
Td de bom, se cuida.

Ler Mais
Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização