Entrar

5º dia - Lençóis/BA - Salgueiro/PE

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Acordei, arrumei a bagagem na moto e fui acertar a conta da pousada. Me perguntarem se não esperaria o café da manhã, que seria servido dentro de meia hora. Disse que queria ir para a estrada cedo. A senhora que me atendeu não me deixou sair, me levou até a cozinha, arrumou um banquinho para eu sentar e me serviu um lanche. Saí para a estrada por volta de sete horas.

Caia uma leve garoa quando fui para a estrada. Como já fazia calor, resolvi não colocar a capa de chuva. Foi uma delícia, pilotar sentindo o frescor da chuva, que me acompanhou por cerca de 100 km. A chuva é muito bem vinda na região, que sofre com a seca e com um grande incêndio que atinge uma parte da Chapada Diamantina há alguns dias.

A BR-242 está em bom estado e com pouco movimento de carros e caminhões, o que permitiu ganhar muitos quilômetros em pouco tempo. Eu havia previsto seguir pela BR-407 até Petrolina, uma estrada com menos movimento que a BR-116. Mas ao chegar no início dela não gostei da sua aparência, parecia uma estrada com manutenção precária. Como não tinha referências dela, parei num posto de combustível próximo à sua entrada para perguntar e o frentista me sugeriu seguir reto e ir pela BR-116. Segui seu conselho.

O trecho da BR-116, da BR-242 até Feira de Santana/BA, está sendo duplicado e o movimento de caminhões é super intenso. Cheguei a pegar fila de mais de 20 caminhões para ultrapassar em pista simples e em obra. Segui com tranquilidade, ultrapassando quando tinha oportunidade e segurança para fazê-lo, o que me fez gastar mais de uma hora para percorrer os pouco mais de 70 km. Paguei o primeiro pedágio da viagem neste trecho - R$ 1,60.

Depois de Feira de Santana, o movimento de caminhões diminuiu gradativamente. As longas retas também ajudaram manter uma boa média de velocidade.

Ao longo de todo o dia a paisagem foi praticamente só a caatinga, muito seca, nenhuma produção agrícola, muita terra improdutiva e pobreza.

Pouco depois que passei a divisa da Bahia com Pernambuco o tempo fechou e começou a chover. Como havia feito de manhã, preferi não colocar a capa de chuva e não me arrependi.

Cerca de 20 km depois da entrada de Cabrobó, comecei a ver um arco íris duplo ao lado da estrada. Parei e tirei uma foto da moto com ele ao fundo. Mas o arco íris não estava completo. Segui em frente e aos poucos ele foi se completando e ganhando cores mais intensas. Tive que parar novamente para tirar mais fotos. Acho que consegui tirar uma das fotos mais bonitas da minha vida. É uma pena que não tinha equipamento profissional, com lente angular para pegar o arco íris completo, mas ficou linda na minha opinião.

Segui em frente e parei na cidade de Salgueiro/PE, num hotelzinho à beira da estrada que parece novo, internet, ar condicionado, café da manhã e estacionamento por R$ 55. Jantei no restaurante do próprio hotel, uma comida simples e barata.

Abastecimentos

Cidade Litros Valor R$ Distância R$ / Litro km / litro
Zuca/BA 12,419 36,00 199,4 2,899 16,1
Feira de Santana/BA 12,330 34,03 211,4 2,760 17,1
Euclides da Cunha/BA 12,165 35,26 211,5 2,898 17,4
Cabrobó/PE 14,440 41,73 260,1 2,890 18,0

1. Jose Agostinho

Parabéns pela foto do Arco Iris,são momentos que não voltam .<br />Estou te acompanhando e viajando junto.Muita alegria.

1. Rômulo Provetti    Jose Agostinho

Obrigado a todos os amigos que me acompanham e postam suas mensagens. Motivam a continuar em frente, viajando e registrando para que os amigos se motivem a ir para a estrada também. Grande abraço a todos

1. Olney

Rômulo,<br />Relato e passeio fantásticos. Parabéns.<br />Abraços,<br />Olney

1. Rômulo Provetti

Amigos, obrigado pelas mensagens.<br />Quando ao arco íris, não passei debaixo nem tentei ver se tinha pote de ouro. Eu heim???

1. Rafael Motta

Poxa Romulo, bateu uma baita inveja (mas inveja da boa)!!! Essa sua viagem está show!!! Parabéns!!

1. Wallace Brandão

Evite passar por baixo do arco-íris!

1. Wilson Pingo

Meu caro Romulo, parabéns pela coragem de fazer uma viajem maravilhosa desta, sua foto do arco íris ficou show. Poste mais notícias abraço Wilson Pingo

1. Carlos Vitorino

Prezado Rômulo, tá me matando de inveja, pois se soubesse que estaria fazendo este passeio teria me programado para ir junto com voce. Tenho muita vontade de viajar para o Nordeste de moto. Uma ótima viagem e aproveite bastante, estarei aqui acompanhando e torcendo pra voce e toda sua familia. Abração.

1. Uchôa

Q viagem maravilhosa. Eu e Moisés Santana fizemos este percurso em 2010. Não documentamos, mas tiramos fotos. Abraços

Carregar Mais

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.