A caminho do Nordeste

Pilotando uma Harley-Davidson, Rômulo Provetti realiza uma viagem de moto solo de 10.027 km pelos nove estados do Nordeste brasileiro. Além de visitar todas a capitais nordestinas, ele conheceu a Chapada Diamantina, Sete Cidades, Jericoacoara, a caatinga e o litoral. Destaque para o passeio que fez com sua Harley pelas dunas de Jericoacoara.

Estou de novo na estrada em uma viagem de moto e, desta vez, para conhecer um pedaço do Nordeste. Vou até uma pequena cidade perto de Fortaleza/CE, onde me encontrarei com minha família, que irá para lá de avião dentro de alguns dias. Antes de encontrá-los, vou passar por Lençóis, na Chapada Diamantina. Se o incêndio que está ocorrendo na Chapada não impedir, pretendo conhecer algumas das paisagens daquele bonito parque nacional. Depois vou continuar viagem e visitar várias praias e parques nacionais que estão na região Nordeste.

1º dia - Belo Horizonte/MG - Janaúba/MG

Saí de Belo Horizonte por volta de 8 horas da manhã. A estrada estava lotada de caminhões, vários com cargas especiais como esta da foto abaixo, uma pá de um gerador eólico de 45 metros de comprimento. Apesar do movimento, a estrada está com asfalto excelente até Montes Claros. A partir daquela cidade peguei um trecho de 20 km de asfalto com muitas irregularidades, que fizeram a moto pular que nem cavalo bravo. Gastei cerca de 30 minutos para fazer estes 20 km. Depois a estrada voltou a ficar boa.

2º dia - Janaúba/MG - Lençóis/BA

Ao contrário das minhas viagens de moto anteriores, nesta eu não me preocupei em buscar muitas informações sobre as estradas que iria passar. A intenção era chegar a Fortaleza passando pelas principais rodovias que levam ao Nordeste. Poucos dias antes de sair, resolvi também conhecer a Chapada Diamantina, já que passaria perto. Tracei a rota mais curta para definir o local de pernoite e fui. O problema nestas horas é que, nem as estradas do Brasil, nem os mapas dos GPS, são confiáveis.

3º dia - Chapada Diamantina

A primeira constatação foi que qualquer tempo que você tiver disponível para conhecer a Chapada Diamantina não será suficiente. São muitas as atrações, dentro e fora do Parque Nacional. Montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas, cada qual mais impressionante que o outro. Como tenho só dois dias, estou tentanto aproveitar ao máximo. Estudei as opções que poderia conhecer com a moto e fui para a estrada. Antes dei uma volta pela cidade de Lençóis e depois visitei o Morro do Pai Inácio, a Caverna da Torrinha e a Pratinha. Fantásticas!

4º dia - Chapada Diamantina

Hoje o dia foi sem a moto, que deixei estacionada na pousada. O esforço que fiz ontem refletiu no meu joelho. Não estou conseguindo fazer muito esforço, principalmente para subir, então, resolvi fazer uma trilha tranquila hoje.

5º dia - Lençóis/BA - Salgueiro/PE

Acordei, arrumei a bagagem na moto e fui acertar a conta da pousada. Me perguntarem se não esperaria o café da manhã, que seria servido dentro de meia hora. Disse que queria ir para a estrada cedo. A senhora que me atendeu não me deixou sair, me levou até a cozinha, arrumou um banquinho para eu sentar e me serviu um lanche. Saí para a estrada por volta de sete horas.

6º dia - Salgueiro/PE - Fortim/CE

Às sete horas da manhã estava na estrada, saindo de Pernambuco, e seguindo para o litoral do Ceará. A excelente estrada e o pouco movimento de carros e caminhões permitiu que os quilômetros fossem vencidos com rapidez.

Pontal do Maceió, Fortim, Ceará

Passei os últimos sete dias junto com minha família, em uma praia chamada Pontal do Maceió, na cidade de Fortim, Ceará, a cerca de 130 km de Fortaleza. É uma daquelas praias desertas que o brasileiro ainda não descobriu, por isso, ela é muito tranquila, sem o movimento e a consequente bagunça que encontramos nas praias mais badaladas. Além disso o mar é muito calmo. Tudo nos convidando a relaxar e descansar o máximo durante o período em que estivemos nessa localidade.

7º dia - Fortim/CE - Camocim/CE

Depois de despedir da família, fui para a estrada. Saindo de Fortim, peguei a CE-040 em Direção a Fortaleza. Uma excelente estrada, muito bem sinalizada, asfalto bem cuidado, inicialmente com pista simples até Beberibe e depois pista dupla até Fortaleza. Passa por muitas vilas, o que coloca nela uma quantidade muito grande de “lombadas eletrônicas”, fazendo com que a velocidade média seja baixa.

8º dia - Camocim/CE - Jericoacoara/CE

Hoje eu peguei estrada por volta das 8h30. De camocim, retornei 28 km até Granja e de lá peguei a CE-085, uma estrada com bom asfalto, bem sinalizada e pouco movimento. Rapidamente cheguei em Jijoca de Jericoacoara, a cidade onde fica o Parque Nacional de Jericoacoara.

9º dia - Jericoacoara/CE

Jericoacoara é uma praia no município de Jijoca de Jericoacoara e está localizada dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Já foi considerada por um jornal americano como uma das dez praias mais bonitas do mundo. Até meados dos anos 80 era apenas uma vila de pescadores no meio de imensas dunas. Quando o turismo a descobriu, cresceu sem controle.

10º dia - Jericoacoara/CE - Parnaíba/PI

Choveu bastante durante a madrugada, o que me fez ficar maturando se iria facilitar ou dificultar o retorno para Jijoca pilotando a moto. De manhã, depois que tomei o café e acertei a conta da pousada, fui para a praça da vila, para saber como estava a estrada. Ao percorrer as ruas, notei que a areia estava mais compactada, mais fácil de passar do que quando cheguei, dois dias antes.

11º dia - Delta do Parnaíba

Por sugestão do amigo Sendon, cheguei ontem na cidade de Paranaíba para conhecer o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão. Ele está situado entre os estados do Maranhão e do Piauí e abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, sendo que 65% se encontra em território maranhense e 35% em território Piauiense.

12º dia - Parnaiba/PI - Sete Cidades - Teresina/PI

Ontem eu havia pensado em seguir para Piripiri e dormir lá assim que terminasse o passeio pela Foz do Parnaíba, mas acabei ficando em Parnaíba para lavar a moto. Então, resolvi seguir hoje direto para o Parque Nacional das Sete Cidades, outra sugestão de visita do Cendon. Encerrei a conta no hotel e saí da cidade por volta de 8h20 em direção a Piracuruca, uma das duas cidades onde fica o Parque. A outra é Piripiri. A BR-343 está ótima, o que fez a viagem render e me permitiu chegar em Piracuruca, 128 km depois, em apenas 70 minutos.

13º dia - Teresina/PI - São Luis/MA

Depois de fechar a conta do hotel, fui para a estrada. Antes, passei num ponto onde tirei uma foto com o principal cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada.

Assim que fui para a estrada, fiquei de olho para ver a placa que marca a divisa entre o Piauí e o Maranhão para tirar a tradicional foto, mas quando percebi já estava há muitos quilômetros dentro do Maranhão.

14º dia - São Luis/MA

Minha intenção era seguir com a moto até Barreirinhas, para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas fui informado que as principais atrações do parque, as lagoas, estão secas. Há alguns anos o "inverno" na região, que é como o povo nordestino chama o período de chuvas, tem sido de pouca chuva, transformando os Lençóis em um deserto de dunas de areia, um ambiente desolador, quente ao extremo e difícil de andar. Então, resolvi ficar mais um dia em São Luis, para conhecer melhor a cidade.